Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Alerta Total

Alerta Total


Bolsonaro perde cérebros

Posted: 05 Nov 2019 03:42 AM PST


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal

O "desalinhamento cultural e conceitual" pode gerar novas baixas no governo Bolsonaro? A dúvida fica no ar com o pedido de demissão do General de Exército na reserva Maynard Marques de Santa Rosa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Colaborador próximo de Bolsonaro bem antes da campanha quando pouquíssima gente acreditava na hipótese de eleição do "Mito", Santa Rosa foi vítima de intrigas palacianas – sinal perigoso de um Presidente que se isola, fica cercado de puxa-sacos e acaba refém dos espertalhões do "Centrão" do Congresso Nacional.  

Uma versão que circulou ontem nos meios militares revelou a mediocridade que rola nos bastidores do poder. "O Ministro da Secretaria Geral/PR, Jorge de Oliveira, recebeu em gabinete o Secretário Especial da SAE, o Gen Ex Maynard Marques de Santa Rosa, para reclamar do desempenho da Secretaria Especial. As alegações estavam baseadas em dossiê montado, conforme mostrou, mas não correspondiam minimamente com a realidade dos fatos. O Gen esclareceu o Ministro sobre a verdadeira situação. Valendo-se do ensejo, comunicou-lhe estar desligando-se da função".

O relato prossegue: "Meia hora depois, o Ministro convocou os assessores de nível mais elevado da SAE, objetivando enquadrá-los segundo a mesma ótica. As colocações foram todas refutadas firmemente, e eles se demitiram também. Uma hora mais tarde, o Chefe já demissionário reuniu os subordinados e se despediu. Os assessores principais ficaram para tomar as medidas administrativas cabíveis, referentes à transmissão de funções e processos. O motivo mais provável para mais este desenlace importante no atual governo: desalinhamento cultural e conceitual".

O General Santa Rosa era uma das mentes militares mais brilhantes do governo Bolsonaro. Foi vítima de um processo de fritura interna promovido por fofocas e mentiras. Isto é coisa muito comum no medíocre setor público tupiniquim. Só que o caso de Santa Rosa pode ser um sinal de que o Presidente pode perder outros cérebros do governo, porque trabalha errado, isolado e sem um staff com visão realmente estratégica. Governantes e assessores precisam saber medir as conseqüências positivas ou negativas dos seus atos. Do contrário, é crise e conflito inútil o tempo todo.

As perspectivas de melhora na economia são concretas. Só que o mesmo não acontece na política. Apesar do ilusório sucesso na guerra com a extrema-imprensa, o Presidente dá sinais de que é um refém conformado do chamado "Centrão" do Congresso Nacional – de cujo "baixo clero" vem o próprio Bolsonaro. O Presidente também precisa se libertar do casulo no qual a tecnoburocracia o colocou. A sabotagem contra Santa Rosa aconteceu, e Bolsonaro nem percebeu – ou fingiu que não viu?...

Deixam o governo junto com Santa Rosa outros militares de reconhecida competência: o General de Divisão Lauro Luís Pires da Silva, que era secretário especial adjunto, o General de Divisão Ilídio Gaspar Filho, que cuidava das Ações Estratégicas, e o assessor especial Walter Félix Cardoso Júnior. O time de Bolsonaro fica desfalcado de patriotas inteligentes e com alta visão estratégica. O prejuízo maior é para o governo do Brasil... Mas a turma que sai, certamente, fará um grande trabalho fora... Aí será bom para o Brasil...  

Notícia boa? O General Augusto Heleno já avisou que os militares não vão engolir "o socialismo da corrupção, da bandidagem e da incompetência"... Parece que o recado foi para o Supremo Tribunal Federal... Será que o poder togado vai passar recibo? Ou vai referendar que não vale mais o início do cumprimento da prisão por decisão de órgão colegiado em segunda instância?

Caneta Vermelha