Ciência confirma a Igreja |
As ruínas de Laodiceia e o fim do mundo Posted: 12 Sep 2016 01:30 AM PDT
Em meio às ruínas de Laodiceia foi localizado o local da antiga igreja católica, informaram o diário italiano "Avvenire" e o turco Hurriyet. Laodiceia é uma das sete Igrejas para as quais São João escreve no Apocalipse, último livro da Bíblia. A cidade de Laodiceia ‒ hoje em território turco ‒ foi inteiramente arruinada e abandonada, mas os escombros que ficam falam de sua grandeza, riqueza e esplendor. A cidade morna na Fé acabou desaparecendo totalmente. Tal vez os habitantes dos tempos apostólicos julgassem que essa perspectiva era impensável, entretanto foi prevista no profético livro do Apocalipse. A descoberta foi confirmada pelo professor Celal Simsek, chefe da missão arqueológica turca que realizou as escavações. Os restos do edifício sagrado foram identificados com o auxílio de um radar subterrâneo.
As escavações devem continuar a fim de que o local possa ser visitado pelos turistas. Também foi recuperada a pia batismal, que segundo o ministro da cultura turco Ertugrul Gunay è ainda mais bela que a da famosa catedral de Santa Sofia em Istambul. As pesquisas arqueológicas confirmaram que Laodiceia já existia por volta do século IV a.C. e tornou-se um dos principais centros do cristianismo nascente por volta do ano 40/50 d.C. Ela foi sede episcopal. A comunidade cristã de Laodiceia é mencionada na Epístola aos Colossenses de São Paulo (2,1; 4, 13ss), além do Apocalipse (3,14 ss). São João escreveu para a última das famosas sete igrejas do Apocalipse:
Os escritos bíblicos têm várias profundidades de interpretação. A primeira ‒ que é o início de conversa ‒ é a interpretação histórica. Quer dizer, o que é descrito, é uma realidade existente ou que historicamente existiu. No caso, a recente descoberta arqueológica forneceu mais uma confirmação científica, colateral mas preciosa, da vida e existência dessa cidade desaparecida. Laodiceia não é um mito, uma saga, uma mera alegoria literária, mística ou profética. Foi uma cidade, com a riqueza e a vaidade apontadas, com seus habitantes merecedores da increpação divina: "oxalá foras frio ou quente; mas porque és morno, e nem frio nem quente começar-te-ei a vomitar da minha boca" (3,14 ss). As ruínas achadas estão ai para confirmar a realização histórica dessa profecia. As grandiosas ruínas confirmam também as palavras do discípulo amado à cidade orgulhosa e relativista: "Sou rico e cheio de bem, de nada tenho falta; e não sabes que és um infeliz, e miserável, e pobre, e cego, e nu" (3,14 ss).
Num segundo passo a interpretação visa o significado simbólico do trecho bíblico. No entender de grandes intérpretes das Escrituras como os famosíssimos Pe. Cornélio a Lápide SJ e Pe. Bartolomeu Holzhauser, as sete igrejas representam as épocas em que se divide a História a partir da Redenção até o fim do mundo. A Igreja de Laodiceia é a última das sete e as palavras referem-se ao estado da Igreja e da humanidade na última era histórica. Quer dizer, no fim do mundo quando Nosso Senhor Jesus Cristo voltará em pompa e majestade a julgar aos vivos e aos mortos.
Mas aparece como causada pela mediocridade e pela indiferença, quer dizer pelo relativismo geral instalado nela: "porque és morno, e nem frio nem quente começar-te-ei a vomitar da minha boca". Simultaneamente, o texto de São João fala de uma coluna que assegurará a permanência da Igreja. É, portanto, um resto de fiéis à Igreja que Nosso Senhor não vomitará. Podemos supor que sejam aqueles fiéis que, segundo diversas e avalizadas interpretações não vão morrer na conflagração final. E uma referência também aos fiéis que, em em todas as épocas, e malgrado as piores crises, se mantêm coerentes com a solidez inabalável da Fé. O Amém com que começa o vaticínio divinamente inspirado parece também significar que chegou o fim da História.
"Tem, pois, zelo, e faz penitência. Eis que estou à porta (do teu coração), e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e me abrir a porta, entrarei nele, e cearei com ele e ele comigo" (3,14 ss). Em La Salette, em Lourdes, em Fátima, Nossa Senhora veio também a nos pedir penitência, mas prometeu uma restauração futura da Igreja. Portanto, essas intervenções da Mãe de Deus não apontam para o fim do mundo em nossos dias, mas estabelecem uma certa analogia de defeitos morais entre uma e outra época. Essas aparições sugerem que o nosso tempo não é o prefigurado pela igreja de Laodiceia. Porém, as palavras de Nossa Senhora contêm analogias com ele. E muitas coisas dirigidas a essa igreja merecem ser dignas de uma meditação e de uma aplicação séria à nossa época. |
You are subscribed to email updates from Ciência confirma a Igreja. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário