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Arqueólogos dão com o local do segundo milagre da multiplicação de pães e peixes Posted: 04 Nov 2019 12:30 AM PST
Pisos com cenas de mosaicos coloridos, incluindo uma cesta com pães, um pavão e peixes, foram trazidos à luz por arqueólogos da Universidade de Haifa, em Hippos, perto do Mar da Galileia (ou Lago Kinneret) no local da bizantina "igreja queimada", noticiou o quotidiano israelense "The Jerusalem Post". Hippos era uma rica cidade que fascinava por centenas de colunas de granito vermelho egípcio e era habitada por pagãos. Este dado interessa ao tratar o "milagre dos sete pães e peixes", ou segundo milagre de multiplicação. Ela é a "cidade situada em uma colina" que Jesus tomou como exemplo para mostrar como a Igreja e a verdade devem se exibir a pleno sol e não ficar dissimuladas ou envergonhadas. "14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha As ruínas da igreja dos achados A igreja de época bizantina provavelmente foi incendiada durante a invasão iraniana no ano 614 d.C. O Império dos Iranianos foi o último Estado persa antes da chegada do Islã ao Oriente Médio. Arqueólogos israelenses, poloneses e americanos escavam no local desde 1993, e hoje são supervisionados pelo Dr. Michael Eisenberg do Instituto de Arqueologia da Universidade de Haifa. Outros trabalhos de recuperação da igreja foram confiados à supervisora júnior da área, Jessica Rentz. Ela expôs toda a área interna da igreja, uma superfície de 10x15 metros, bem como um par de batentes de porta em fundição de bronze na forma de leões rugindo. Eisenberg disse que os elementos agora postos à luz foram preservados em excelentes condições pelas cinzas que os cobriram e funcionaram como proteção.
São Teodoro comandava a cidade de Heracleia Pôntica sob o imperador romano Licínio (307-324) quando se iniciou-se uma feroz perseguição aos cristãos. São Teodoro fez que todos os ídolos pagãos em ouro ou prata da cidade fossem levados à sua casa. Então os despedaçou e distribuiu os cacos aos pobres, sendo por isso preso, torturado e crucificado. A crucificação nada conseguiu e São Teodoro seguia vivo pelo que foi degolado pela espada. Na igreja a ele consagrada, Yana Vitkalov, da Autoridade de Antiguidades de Israel, cuidou de recuperar grande parte da área de mosaicos. A maioria das decorações e duas inscrições em grego ficaram visíveis. A primeira inscrição fala dos dois padroeiros da igreja, São Teodoro e Petros. Uma segunda localizada dentro de um medalhão no centro do mosaico, exibe o nome do mártir São Teodoro. Lembranças da primeira multiplicação para os judeus Os mosaicos dos pães podem se referir ao milagre com que Jesus alimentou cinco mil judeus com cinco pães e dois peixes ou primeira multiplicação de pães e peixes. Pois outros mosaicos retratam 12 canastras repletas de pão conferindo com o Novo Testamento que descreve os discípulos de Jesus retornando com esse número de cestos cheios. "Os peixes têm um número simbólico", continuou Eisenberg, "você não pode ignorar a semelhança com a descrição no Novo Testamento", acrescentou. Por sua vez o quotidiano "The Times of Israel" destacou o fato que os mosaicos representando peixes, pássaros e cestas de pão podem comemorar o local histórico onde Jesus milagrosamente alimentou uma multidão, citando ao Dr. Eisenberg. O mosaico colorido apareceu no Projeto de Escavação Hippos-Sussita, em andamento no sudoeste do Parque Nacional de Sussita (Hippos), nas ruínas da "igreja queimada", nome dado porque não se sabe a denominação histórica.
Dois peixes ocupam uma posição "heráldica" na abside da igreja, além de 12 cestas, algumas das quais cheias de romãs e provavelmente uma com maçãs e flores. Outras cestas estão cheias de pães redondos: um com cinco pães, um ou dois com sete pães e dois com seis pães, disse o arqueólogo. Porém, a localização tradicional do primeiro milagre é do outro lado do mar de Galileia, na Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes em Tabgha. Essa abriga um famoso mosaico representando dois peixes de cada lado de uma cesta de pão. Por que esse seria o local da segunda multiplicação feita para os pagãos É a combinação de cestas de peixe e pão da igreja em Hippos que levou Eisenberg a acreditar que o mosaico poderia ser um registro do segundo milagre da multiplicação de pães e peixes. "O simbolismo por trás do [mosaico] e a posição da igreja no lugar perfeito, com vista para o Mar da Galileia, me dá a certeza de que as pessoas reconheceram os lugares onde os milagres ocorreram", disse Eisenberg ao"The Times of Israel". Um dos aspectos únicos do mosaico da "igreja queimada", é o presépio "muito simples, ingênuo e até encantador encomendado pela população local", afirmou. Por volta de 20% do mosaico ainda não foi desentulhado. Os dois milagres da multiplicação
O padre Francesco Giosuè Voltaggio, da Galileia, doutor em arqueologia e diretor de um seminário na Galileia, explicou que "de acordo com o Evangelho e a antiga tradição cristã, houve duas multiplicações e dois lugares". A primeira multiplicação, conhecida como "alimentando os 5.000" (Mateus 14:13-21, Marcos 6:31-44, Lucas 9:10-17 e João 6:5-15) também é denominada "milagre dos cinco pães e dois peixes". Nessa vez, Nosso Senhor alimentou cerca de 5.000 homens judeus (mulheres e crianças não foram contadas) ao lado do mar da Galileia. A localização exata é tradicionalmente apontada na Igreja da Multiplicação construída no século V em Tabgha. Cfr.: "Identificam o local do 'milagre dos cinco pães e dois peixes'" Evangelho de São Marcos: "34. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.Evangelho de São João: "5. Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: "Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer?".
Está narrado em São Mateus 15:32-39 e em São Marcos 8:1-9. Também é conhecido como "milagre dos sete pães e peixes" porque multiplicou sete pães e "alguns peixinhos", na beira do lago. Evangelho de São Mateus: "29. Jesus saiu daquela região e voltou para perto do mar da Galileia. Subiu a uma colina e sentou-se ali. (...) Jesus nos Evangelhos lembra que foram dois. Simbolismo de cada um
"17. Jesus percebeu-o e disse-lhes: "Por que discutis por não terdes pão? Ainda não tendes refletido nem compreendido? Tendes, pois, o coração insensível? A primeira multiplicação foi para os judeus, disse Voltaggio. Os apóstolos voltaram com 12 cestas cheias em alusão ao apostolado que haveriam de fazer colhendo conversões entre membros das 12 tribos de Israel. A segunda multiplicação foi para os pagãos pois restou comida suficiente para encher sete cestas. O sete é número simbólico de infinidade, e aludia às conversões que os Apóstolos haveriam de fazer entre a infinidade dos povos gentios. "Os peregrinos guardam a memória de um segundo milagre em Tel Hadar", explicou Voltaggio. Tel Hadar que fica a cerca de 10 quilômetros ao norte da localização da antiga Hippos (chamada Sussita em aramaico), onde se encontra o mosaico da "igreja queimada".
"Acho que o milagre aconteceu lá", disse ele. Embora a segunda multiplicação esteja registrada em dois Evangelhos, existem aqueles que não acreditam que tenha ocorrido historicamente. "Para alguns estudiosos, a segunda multiplicação é uma duplicação meramente simbólica", disse o Pe. Voltaggio. Porém, a nova descoberta, acrescentou, "revaloriza a historicidade dos dois milagres", que segundo os Evangelhos ocorreram nos dois lados do mar da Galileia. Vídeo: Arqueólogos nos locais da multiplicação de pães e peixes (espanhol) Arqueólogos nos locais da multiplicação de pães e peixes (inglês) |
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