Minha lista de leis

Add this tool

Add this Dashboard

  • TU ES PETRUS ET SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM

https://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. (Santo Agostinho) 




Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)

  •  

    https://plus.google.com/u/0/b/101431042668619193166/+DeiustitiaetfidesBlogspotBrdeiustitia-etfides


Benedicat tibi Dominus et custodiat te
Ostendat Dominus faciem suam tibi, et det tibi gratiam suam:
Volva Dominus vultum suum ad te et det tibi pacem


“A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.”

— Paul Valéry




http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


https://www.facebook.com/Vale-de-Berac%C3%A1-1021390574551899/





    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    -




  • Terrorista: Deus é maior… Jovem: …do que aquele que esconde o que não revela. Terrorista: Deus é maior… Mulher: …do aquele que obedece sem refletir. Terrorista: Deus é maior… Homem: …do que aquele que trama para nos trair.

    Tradutores de Direita

    sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

    Novo post: Isaías 53: o Judaísmo sempre considerou Israel o servo sofredor?

    Isaías 53: o Judaísmo sempre considerou Israel o servo sofredor?


    Um resumo abrangente do ensino judaico ao longo de dois milênios

    Foto de John T no Unsplash

    Isaías 53 é provavelmente a passagem mais citada na Bíblia Hebraica pelos cristãos. No entanto, há debates importantes sobre como interpretar a passagem. Esta é a primeira parte de uma série onde procurarei abordar essas controvérsias.

    Este artigo trata da crítica comum de que as interpretações cristãs não refletem a intenção original de Isaías. Muitas vezes argumenta-se que a visão judaica tradicional de Isaías 53 não tinha nada a ver com o Messias:

    Apesar das fortes objecções dos apologistas cristãos conservadores, a interpretação rabínica predominante de Isaías 53 atribui o "servo" à nação de Israel que suportou silenciosamente um sofrimento inimaginável às mãos dos seus opressores gentios. ( Rabino Tovia Singer )

    Fontes

    Os debates sobre Isaías muitas vezes giram em torno de citações seletivas que apoiam um ponto de vista específico. Não posso afirmar que sou neutro. Mas penso que podemos avançar com a discussão apresentando as provas de forma transparente.

    Para isso deixei claro os critérios utilizados. Portanto, se desejar, você pode verificar qualquer possível viés. Este artigo concentra-se em duas fontes principais (disponíveis gratuitamente online):

    Essas duas fontes têm uma enorme coleção de trabalhos sobre Isaías 53 (ou seja, Isaías 52:13-Isaías 53:12). Portanto, o artigo se concentrará no seguinte:

    • Textos comumente considerados sagrados pelos judeus rabínicos (por exemplo, Talmud e Zohar)
    • Principais textos rabínicos antigos e medievais (todos os textos disponíveis na Sefaria)
    • Citações e comentários dos principais rabinos nos últimos dois milênios. O critério para ‘maior’ é que eles sejam identificados como tal por Sefaria, Chabad (um site judaico chassídico) ou Judeus pelo Judaísmo .

    Tudo o que descobri com base nesses critérios está incluído abaixo – independentemente da interpretação que reflitam. Se eu perdi alguma coisa, por favor me avise nos comentários!

    Interpretação judaica de Isaías 53

    A Figura 1 ilustra a mudança ao longo do tempo na interpretação judaica de Isaías 53. Até 1000 d.C., nenhuma fonte rabínica propôs a visão coletivista – de que o servo era Israel.

    A visão individual, outrora dominante, declinou rapidamente ao mesmo tempo que a interpretação coletivista cresceu. Possíveis explicações para essas tendências são discutidas abaixo.

    Interpretação judaica de Isaías 53 até 1000 dC

    A Tabela 1 mostra que a interpretação messiânica era mais comum até 1000 EC. Mas com alguma variabilidade. Uma citação ( b. Sinédrio 98b ) é particularmente importante porque abordava diretamente a identidade do servo:

    A propósito do Messias, a Gemara pergunta: Qual é o seu nome?… E os Rabinos dizem: O leproso da casa do Rabino Yehuda HaNasi é o seu nome, como está escrito: "Na verdade ele suportou nossas doenças e suportou nossas dores; contudo, nós o consideramos ferido, ferido por Deus e afligido" (Isaías 53:4).

    O Sinédrio 98b é comumente referenciado (por exemplo, Nachmanides, Nahman de Breslov) por rabinos influentes ao falar da identidade do servo.

    Há também uma referência intrigante a Moisés no Talmud citando Isaías 53:12 ( Sotah 14a ). Isto pode sugerir uma ligação entre Moisés, o servo do Senhor (por exemplo, Números 12:7-8, Deuteronômio 34:5, Josué 1:1), e o servo de Isaías 53, recolhido em um midrash anterior:

    Este versículo se refere ao Messias, o descendente de Davi. Por que ele foi chamado de grande montanha? Porque será maior que os patriarcas, como foi dito: Eis que o meu servo prosperará, será exaltado e exaltado, e será muito elevado ( Is 52.13 ). Ele será exaltado acima de Abraão; elevado acima de Isaque; e será muito elevado acima de Jacó. Ele será exaltado acima de Abraão, a respeito de quem está dito: Levantei a minha mão ao Senhor ( Gn 14.22 ); elevado acima de Moisés. ( Tanchuma Toldot 14:1 )

    As outras três citações referem-se ao Rabino Akiva (um líder judeu do século I), "aquele em quem o Senhor se deleita", e uma citação que parece ter pouco a ver com o texto original (não incomum no midrash!).

    Não identifiquei nenhuma fonte rabínica interpretando Israel como o servo neste período. Curiosamente, a única fonte até 1000 dC que afirmava que os judeus acreditavam que a visão coletivista era cristã – Orígenes (século III dC).

    Tabela 1. Resumo das interpretações rabínicas de Isaías 53 até 1000 dC

    O ponto de viragem: 1000–1500 d.C.

    A Tabela 2 mostra uma mudança clara na interpretação rabínica durante este período. Comentaristas importantes como Rashi, Radak e Ibn Ezra concluíram que Israel era o tema de Isaías 53.

    Contudo, a interpretação messiânica não desapareceu. O Zohar, Nahmânides e Maimônides continuaram a associar Isaías 53 ao Messias.

    Em comum com o Talmud e os midrashim anteriores, Moisés continuou a ser associado ao servo de Isaías 53, o que pode apontar para o servo/Messias como o Moisés maior.

    Tabela 2. Interpretação rabínica de Isaías 53 (1001–1500 dC)

    O que pode explicar esta tendência de mudança?

    Uma explicação é a influência central de Rashi – provavelmente o estudioso mais influente da história judaica. Ele foi o pioneiro na afirmação de que o servo de Isaías era Israel.

    O contexto histórico provavelmente impactou Rashi. Ele viveu uma época terrível de perseguição judaica. Os cruzados muitas vezes visavam os judeus tanto diretamente quanto como fonte de renda para suas viagens:

    Em 1096, Rashi testemunhou o massacre de amigos e familiares nas mãos dos cruzados a caminho da Terra Santa. ( Meu aprendizado judaico )

    Da mesma forma, Driver e Neubauer argumentaram que as visões teológicas de Rashi podem ter sido afetadas por:

    o hediondo massacre de judeus em Spire, Worms, Mainz, Colônia, pelo enxame selvagem e perdulário que se reuniu depois que os primeiros cruzados partiram.

    A reinterpretação de Isaías 53 teve vários benefícios. Deslegitimou os argumentos da cristandade de que Jesus era o Messias de Isaías 53. Como isso poderia ser verdade, se o povo judeu tivesse concluído o tempo todo que a passagem era sobre Israel?

    Um benefício adicional é que ofereceu conforto ao sofredor povo judeu. Combateu deliberadamente as distorções dos cristãos gentios que argumentavam que Deus havia abandonado os judeus. Rashi ofereceu conforto ao saber que os judeus ainda pertenciam a Deus. Ele os resgataria de seu sofrimento.

    1501–1877 dC: A interpretação messiânica ainda não desaparece

    Apesar da popularidade da interpretação coletivista, a Tabela 3 mostra que a visão messiânica continuou a existir dentro do Judaísmo. No século 16, o Rabino Moshe Alshich ainda era capaz de afirmar:

    Posso observar, então, que nossos rabinos, em uma só voz, aceitam e afirmam a opinião de que o profeta está falando do Rei Messias (Driver & Neubauer, p258)

    Nahman de Breslov chegou a uma conclusão semelhante no final do século 18/início do século 19:

    Nossos Sábios também ensinam ( Sinédrio 98b ): Mashiach sofrerá doenças em nome de todo Israel, como está escrito ( Isaías 53:5 ): "Ele foi atingido por causa de nossas transgressões". (Likutei Moharan 118:1)

    Conclusão

    A visão do Rabino Tovia Singer de que Israel é o servo de Isaías 53 teve influência limitada na tradição judaica inicial (e, portanto, de maior autoridade). Os dados mostram o interesse insignificante nesta visão até 1000 dC.

    Os dados também mostram uma mudança abrupta para a visão "coletivista" (o servo como Israel) a partir de aproximadamente 1100 dC. Não é difícil sentir empatia por Rashi e por aqueles que o seguiram. Eles tiveram que responder ao ambiente hostil imposto ao povo judeu.

    No entanto, a interpretação messiânica nunca deixou o Judaísmo. O testemunho inicial da tradição judaica era muito forte. Acho que a interpretação messiânica perdurou porque refletia melhor o texto de Isaías 53.

    O post Isaías 53: o Judaísmo sempre considerou Israel o servo sofredor? apareceu primeiro em Logos Apologetica.

    Colabore todo mês com a manutenção do Logos e do sistema. Ajude-nos a continuar. Faça uma doação em qualquer valor vendo as instruções aqui: http://logosapologetica.com/colaborar-site-logos-apologetica/
    Facebook
    Twitter
    Website
    Copyright © 2024 Logos Apologetica, All rights reserved.
    Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu em nosso site.

    Our mailing address is:
    Logos Apologetica
    Av. Carlos Garcia, 50
    Marilia, SP 1873939
    Brazil

    Adicione o nosso contato na sua agenda de endereços


    Want to change how you receive these emails?
    You can update your preferences or unsubscribe from this list

    Email Marketing Powered by Mailchimp
    Share
    Tweet
    Forward
    Copyright © 2024 Logos Apologetica, All rights reserved.
    Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu em nosso site.

    Nosso endereço:
    Logos Apologetica
    Av. Carlos Garcia, 50
    Marilia, SP 1873939
    Brazil

    Adicione o nosso contato na sua agenda de endereços


    unsubscribe from this list    update subscription preferences 

    Email Marketing Powered by Mailchimp

    Nenhum comentário:

    Comunismo


    446362

    Rui Barbosa



    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.



    Os grilhões que nos forjavam


    Da perfídia astuto ardil...


    Houve mão mais poderosa:


    Zombou deles o Brasil!



    Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    -






    Da Justiça a clava forte

    https://www.facebook.com/ditadura.fsp











  • “Esta seita de homens que, debaixo de nomes diversos e quase bárbaros se chamam socialistas, comunistas ou niilistas, e que, espalhados sobre toda a superfície da terra, e estreitamente ligados entre si por um pacto de iniquidade, já não procuram um abrigo nas trevas dos conciliábulos secretos, mas caminham ousadamente à luz do dia, e se esforçam por levar a cabo o desígnio, que têm formado de há muito, de destruir os alicerces da sociedade civil. É a eles, certamente, que se referem as Sagradas Letras quando dizem: “Eles mancham a carne, desprezam o poder e blasfemam da majestade” (Jud. 8)”.




    A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

    • Ruy Barbosa








    Alma de Cristo, santificai-me.

    Corpo de Cristo, salvai-me.

    Sangue de Cristo, inebriai-me.

    Água do lado de Cristo, lavai-me.

    Paixão de Cristo, confortai-me.

    Ó bom Jesus, ouvi-me.

    Dentro de Vossas chagas, escondei-me.

    Não permitais que me separe de Vós.

    Do espírito maligno, defendei-me.

    Na hora da minha morte, chamai-me.

    E mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os vossos Santos, por todos os séculos dos séculos.

    Amém.



    Nossa Senhora de Medjugorje


    Posted: 05 Apr 2016 12:06 PM PDT

    MENSAGEM DA RAINHA DA PAZ EM 2 DE ABRIL DE 2016, À MIRJANA:

    “Queridos filhos! Não tenham corações duros, fechados e cheios de medo. Permitam ao Meu amor materno iluminá-los e preenchê-los de amor e de esperança, a fim de que, como Mãe, Eu cure as suas dores, pois Eu as conheço, por tê-las experimentado. A dor eleva e é a maior oração.

    Meu Filho ama, de modo especial, aqueles que sofrem. Ele Me enviou para curá-los e trazer-lhes a esperança. Confiem Nele! Eu sei que é difícil para vocês, porque veem sempre mais escuridão ao seu redor. Filhinhos, é necessário destruí-la pela oração e pelo amor. Aquele que reza e ama não tem medo, mas esperança e um amor misericordioso que vê a Luz que é o Meu Filho.

    Como Meus Apóstolos, convido-os a tentarem ser exemplo de amor misericordioso e de esperança. Rezem sempre e novamente, para terem o maior amor possível, porque o amor misericordioso traz a luz que destrói toda a escuridão - traz o Meu Filho. Não tenham medo: vocês não estão sozinhos: Eu estou com vocês!

    Eu imploro a vocês para rezarem pelos seus sacerdotes, a fim de que, em cada momento, eles tenham amor e ajam com amor, pelo Meu Filho -- através Dele e em memória Dele. Obrigada."













    - A BÍBLIA CONFIRMA A IGREJA


    “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” (2 Pedro 1,20)-
    “Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.” (1Timóteo 3,15) -
    “Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (...). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”(Mateus 16, 18) -
    “...Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”(João 5,39-40) -
    “Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.” (2 Tessalonicenses 3,6) -
    “Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”(2 Tessalonicenses 2, 15) -
    “(Pedro,) apascenta o meu rebanho.” (João 21,15-17) -
    “Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.” - S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo(Atos dos Apóstolos 15, 7) -
    “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” - Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32) -
    “De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.” - Maria, a Mãe de Nosso Senhor (Lucas 1, 48) -
    “Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.” (Gálatas 1, 8) -
    “Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.” (João 6, 56) -
    “Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”(João 6, 55) -
    “O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?” (1ª aos Coríntios 10, 16) -
    “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.” (Apocalipse 8, 4) -
    “Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.” (Apocalipse 14, 12) 
    - Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (...); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2Cor 3,3.6) - 

     



    Mário Kozel Filho


    “Servi ao Senhor com respeito e exultai em Sua Presença; prestai-lhe homenagem com temor.” (Sl 2,11)
    †   †   †
    Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

    GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A TODO MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

    Gruta de Lourdes

    Signis et portentis mendacibus

    Botafogo

    É tradição, não é moda. #soufogao #redesocial #botafogo #pracimadeles #fogoeuteamo #seusidolossaotantos #omaistradicional #naosecompara

    Uma publicação compartilhada por SOU FOGÃO (@soufogaooficial) em

    Che Guevara