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“A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.”

— Paul Valéry




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    segunda-feira, 12 de agosto de 2024

    Novo post: Mateus: uma testemunha ocular de Jesus

    Mateus: uma testemunha ocular de Jesus


    O Evangelho de Mateus: Um Relato Ocular?

    O Evangelho de Mateus é frequentemente questionado em termos de autoria. Muitos estudiosos duvidam que Mateus, o discípulo de Jesus, tenha escrito o evangelho atribuído a ele. No entanto, os pais da igreja primitiva unanimemente concordaram que o evangelho atribuído a Mateus veio do próprio discípulo. Alguns estudiosos argumentam que as evidências internas mostram que Mateus não poderia ter escrito o evangelho, mas quando avaliadas, essas argumentações parecem ter pouco peso. Além disso, outros fatores internos apoiam a ideia de que o evangelho foi, de fato, escrito por Mateus.

    Testemunhos da Igreja Primitiva

    O testemunho unânime da igreja primitiva é que Mateus é o autor do evangelho atribuído a ele. O papiro P4, que data de cerca de 200 d.C., atribui o relato como “O Evangelho segundo Mateus”. Clemente de Alexandria, escrevendo na mesma época, também concorda e menciona a genealogia de Jesus presente no evangelho, que começa com Abraão e vai até Maria, mãe do Senhor. Irineu, Tertuliano e Orígenes também atribuem o evangelho a Mateus. Há relatos de que Mateus escreveu o evangelho em hebraico enquanto Pedro e Paulo evangelizavam em Roma.

    A Questão da Língua Original

    Há uma discussão sobre a língua original do Evangelho de Mateus. Alguns pais da igreja sugeriram que Mateus foi escrito originalmente em hebraico ou aramaico. Pápias, um dos primeiros testemunhos, disse que Mateus colocou as palavras em uma “arrumação ordenada na língua hebraica”. No entanto, a versão grega que possuímos de Mateus não parece ter sido originalmente em hebraico ou aramaico. David Bower afirma que o caráter original grego do Evangelho de Mateus é amplamente aceito pelos estudiosos hoje. Além disso, o Evangelho de Mateus parece ter usado Marcos como fonte, que foi escrito em grego.

    A Tradição de um Mateus Hebraico

    Embora a versão grega de Mateus não pareça ser uma tradução do hebraico, a tradição de um Mateus hebraico pode ter uma base na realidade. Alguns estudiosos apontam para um manuscrito do século XIV de Shem Tov ben Isaac, um rabino que preservou o texto do Evangelho de Mateus em hebraico. Jerome também mencionou que havia uma cópia hebraica de Mateus na biblioteca de Cesareia em seu tempo. Isso sugere que uma versão hebraica de Mateus pode ter existido.

    A Utilização do Evangelho de Marcos

    Uma objeção comum à autoria de Mateus é o fato de que ele usou o Evangelho de Marcos como fonte. Se Mateus foi um discípulo e testemunha ocular de Jesus, por que ele precisaria usar Marcos, que contém o testemunho ocular de Pedro? No entanto, essa objeção pode ser resolvida ao considerar que Pedro era visto como o líder dos doze discípulos, e Mateus não gostaria de contradizer o que Pedro estava ensinando. Seria lógico para Mateus utilizar um testemunho confiável como o de Pedro para compor seu evangelho.

    Objeções Baseadas na Conversão de Mateus

    Outra objeção à autoria de Mateus é a história de sua conversão. Marcos e Lucas referem-se ao cobrador de impostos chamado Levi, enquanto Mateus diz que era ele mesmo. Alguns argumentam que é improvável que alguém tenha dois nomes pessoais semitas, sugerindo que a história foi originalmente sobre Levi, que mais tarde foi confundido com Mateus. No entanto, exemplos de judeus com dois nomes semitas são conhecidos, como José Caifás e Simão chamado Matias. É possível que Jesus tenha mudado o nome de Levi para Mateus para significar uma nova identidade.

    Treinamento Rabínico e Formação do Evangelho

    Alguns estudiosos sugerem que o autor de Mateus teve treinamento rabínico formal, o que seria incompatível com a profissão de cobrador de impostos. No entanto, as evidências dentro do evangelho para tal treinamento foram exageradas. A formação de Mateus na sinagoga e sua interação com líderes locais foram suficientes para o conteúdo de seu evangelho. Além disso, o evangelho de Mateus contém detalhes e precisão que indicam um testemunho ocular, como o uso de termos específicos e contextos históricos.

    O Antigo Testamento Hebraico é um termo exclusivo de Mateus, demonstrando as origens hebraicas por trás de tal expressão. Ele é usado mais de 30 vezes em Mateus e não em nenhum outro evangelho; os outros evangelhos usam a expressão “Reino de Deus”. Mateus utiliza essa frase apenas cinco vezes. Quem escreveu Mateus era capaz de ler hebraico e aramaico. Evidências internas também sugerem que o autor era um judeu familiarizado com os costumes e práticas literárias judaicas, e que estava escrevendo para um público judeu. Isso corrobora e se encaixa com a tradição que encontramos entre os Padres da Igreja sobre a origem de Mateus.

    Finalmente, dentro do evangelho, vemos indicações de que foi escrito por um cobrador de impostos ou alguém que teria experiência com moedas daquela época. Mateus fala mais sobre moedas e questões monetárias do que qualquer outro evangelho, o que sugere que o autor tinha um interesse especial por esse assunto. Na história de Jesus discutindo o pagamento de impostos a César, Marcos e Lucas usam o termo genérico “Denário”, mas Mateus usa a frase precisa “moeda do Estado” para pagar o imposto. Mateus é o único a registrar a história do imposto do templo, onde homens vêm coletar o imposto de duas dracmas de Pedro e Jesus. Jesus diz a Pedro para ir pescar, e na boca do peixe que ele pegar, encontrará um estáter, que é uma moeda grega no valor de quatro dracmas. Assim, Mateus registra com precisão o valor transacional das moedas na história.

    Ele também descreve com precisão diferentes tipos de moedas de maneiras que os outros autores dos evangelhos não fazem. Em Mateus 5:26, Jesus está descrevendo uma situação onde alguém está preso para pagar uma dívida. Mateus menciona uma moeda de cobre, que é a menor moeda romana e seria apropriada para a história de alguém que precisa pagar cada centavo antes de ser liberado. Em 10:29, ele menciona um assarion e descreve com precisão seu valor monetário em cerca de 1/16 de um denário. Em outras passagens, ele afirma com precisão que um denário, uma moeda de prata romana, é equivalente ao salário diário médio de um trabalhador.

    Também faz sentido que Mateus seria o único a registrar os ensinamentos de Jesus que tratam de dívidas, empréstimos e salários, incluindo histórias e declarações sobre cobradores de impostos que os outros evangelhos não mencionam.

    Peter J. Williams diz que Mateus foi tradicionalmente identificado como um cobrador de impostos, e o evangelho de Mateus mostra o maior nível de interesse financeiro, incluindo inúmeras referências a dinheiro e tesouro que Mateus sozinho registra: os magos com seus presentes ricos, a parábola sobre o tesouro escondido, a parábola sobre a pérola descoberta, o escriba comparado a alguém que traz tesouros antigos e novos, a conta de Pedro e os cobradores do imposto do templo, a parábola do servo que foi perdoado de uma grande dívida de 10.000 talentos e que se recusou a perdoar um colega servo de uma dívida de 100 denários, a parábola dos trabalhadores na vinha descontente com seu pagamento de um denário por um dia porque o mesmo foi dado a trabalhadores tardios que trabalharam menos tempo, a parábola sobre os talentos, o dinheiro da traição de Judas e o que foi comprado com ele, o suborno dado pelos principais sacerdotes aos guardas no túmulo de Jesus.

    Evidências internas indicam que o autor do Evangelho de Mateus tinha um interesse especial em questões monetárias, ao contrário dos outros autores dos evangelhos, o que apoia a tradição de que o autor era, de fato, Mateus, o cobrador de impostos. Claro, evidências internas sozinhas não são suficientes para demonstrar que o autor do evangelho foi, de fato, Mateus. No entanto, quando combinamos isso com as evidências externas, que são os nossos primeiros testemunhos, todos atestando que o autor do evangelho foi Mateus, acabamos com um forte caso cumulativo para a autoria mateana.

    É provável que Mateus tenha tomado o evangelho de Marcos, que continha a pregação de Pedro, e então o aprimorado com seu próprio conhecimento de testemunha ocular, seu conhecimento dos costumes judaicos, hebraico e aramaico, e questões monetárias, para fazer um evangelho para os judeus. Isso é além de todas as evidências que confirmam esmagadoramente a confiabilidade dos evangelhos. Como mencionado antes, não estamos lidando com lendas tardias, mas com relatos confiáveis e autoritativos que remontam a testemunhas oculares. Portanto, as evidências externas e internas confirmam a tradição da igreja de autoria mateana. Mateus é um relato de testemunha ocular da vida e dos ensinamentos de Jesus.

    Conclusão

    Embora existam objeções à autoria de Mateus, as evidências externas e internas apontam para ele como o autor do evangelho que leva seu nome. O uso de Marcos como fonte pode ser explicado pela autoridade de Pedro, e as supostas discrepâncias nos detalhes, como a mudança de nome, podem ser entendidas à luz das práticas culturais da época. Assim, o Evangelho de Mateus pode ser considerado um relato confiável e ocular dos eventos da vida de Jesus.

    Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

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    Comunismo


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    Rui Barbosa



    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.



    Os grilhões que nos forjavam


    Da perfídia astuto ardil...


    Houve mão mais poderosa:


    Zombou deles o Brasil!



    Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)


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    Da Justiça a clava forte

    https://www.facebook.com/ditadura.fsp











  • “Esta seita de homens que, debaixo de nomes diversos e quase bárbaros se chamam socialistas, comunistas ou niilistas, e que, espalhados sobre toda a superfície da terra, e estreitamente ligados entre si por um pacto de iniquidade, já não procuram um abrigo nas trevas dos conciliábulos secretos, mas caminham ousadamente à luz do dia, e se esforçam por levar a cabo o desígnio, que têm formado de há muito, de destruir os alicerces da sociedade civil. É a eles, certamente, que se referem as Sagradas Letras quando dizem: “Eles mancham a carne, desprezam o poder e blasfemam da majestade” (Jud. 8)”.




    A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

    • Ruy Barbosa








    Alma de Cristo, santificai-me.

    Corpo de Cristo, salvai-me.

    Sangue de Cristo, inebriai-me.

    Água do lado de Cristo, lavai-me.

    Paixão de Cristo, confortai-me.

    Ó bom Jesus, ouvi-me.

    Dentro de Vossas chagas, escondei-me.

    Não permitais que me separe de Vós.

    Do espírito maligno, defendei-me.

    Na hora da minha morte, chamai-me.

    E mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os vossos Santos, por todos os séculos dos séculos.

    Amém.



    Nossa Senhora de Medjugorje


    Posted: 05 Apr 2016 12:06 PM PDT

    MENSAGEM DA RAINHA DA PAZ EM 2 DE ABRIL DE 2016, À MIRJANA:

    “Queridos filhos! Não tenham corações duros, fechados e cheios de medo. Permitam ao Meu amor materno iluminá-los e preenchê-los de amor e de esperança, a fim de que, como Mãe, Eu cure as suas dores, pois Eu as conheço, por tê-las experimentado. A dor eleva e é a maior oração.

    Meu Filho ama, de modo especial, aqueles que sofrem. Ele Me enviou para curá-los e trazer-lhes a esperança. Confiem Nele! Eu sei que é difícil para vocês, porque veem sempre mais escuridão ao seu redor. Filhinhos, é necessário destruí-la pela oração e pelo amor. Aquele que reza e ama não tem medo, mas esperança e um amor misericordioso que vê a Luz que é o Meu Filho.

    Como Meus Apóstolos, convido-os a tentarem ser exemplo de amor misericordioso e de esperança. Rezem sempre e novamente, para terem o maior amor possível, porque o amor misericordioso traz a luz que destrói toda a escuridão - traz o Meu Filho. Não tenham medo: vocês não estão sozinhos: Eu estou com vocês!

    Eu imploro a vocês para rezarem pelos seus sacerdotes, a fim de que, em cada momento, eles tenham amor e ajam com amor, pelo Meu Filho -- através Dele e em memória Dele. Obrigada."













    - A BÍBLIA CONFIRMA A IGREJA


    “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” (2 Pedro 1,20)-
    “Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.” (1Timóteo 3,15) -
    “Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (...). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”(Mateus 16, 18) -
    “...Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”(João 5,39-40) -
    “Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.” (2 Tessalonicenses 3,6) -
    “Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”(2 Tessalonicenses 2, 15) -
    “(Pedro,) apascenta o meu rebanho.” (João 21,15-17) -
    “Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.” - S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo(Atos dos Apóstolos 15, 7) -
    “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” - Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32) -
    “De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.” - Maria, a Mãe de Nosso Senhor (Lucas 1, 48) -
    “Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.” (Gálatas 1, 8) -
    “Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.” (João 6, 56) -
    “Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”(João 6, 55) -
    “O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?” (1ª aos Coríntios 10, 16) -
    “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.” (Apocalipse 8, 4) -
    “Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.” (Apocalipse 14, 12) 
    - Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (...); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2Cor 3,3.6) - 

     



    Mário Kozel Filho


    “Servi ao Senhor com respeito e exultai em Sua Presença; prestai-lhe homenagem com temor.” (Sl 2,11)
    †   †   †
    Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

    GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A TODO MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

    Gruta de Lourdes

    Signis et portentis mendacibus

    Botafogo

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