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A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. (Santo Agostinho) 




Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)

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Benedicat tibi Dominus et custodiat te
Ostendat Dominus faciem suam tibi, et det tibi gratiam suam:
Volva Dominus vultum suum ad te et det tibi pacem


“A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.”

— Paul Valéry




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  • Terrorista: Deus é maior… Jovem: …do que aquele que esconde o que não revela. Terrorista: Deus é maior… Mulher: …do aquele que obedece sem refletir. Terrorista: Deus é maior… Homem: …do que aquele que trama para nos trair.

    Tradutores de Direita

    terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

    Novo post: O servo e o centurião eram amantes?

    O servo e o centurião eram amantes?


    O Debate sobre o Significado de “Pais” nos Evangelhos: Relacionamentos Homoafetivos e Jesus

    Saiba mais: Kit Hebraico e Grego

    Um debate intrigante na exegese bíblica gira em torno da palavra grega “pais” (παις) , que aparece nas narrativas paralelas de Mateus 8:5-13 e Lucas 7:1-10. Alguns estudiosos argumentam que essa palavra pode indicar um relacionamento homoafetivo entre o centurião romano e seu servo, sugerindo que Jesus tacitamente aprovou tal união ao curar o “pais”. No entanto, uma análise cuidadosa revela que essa interpretação carece de evidências sólidas.


    A Evidência Textual

    1. João 4:46-53 : Aqui, o paciente é claramente identificado como o “huois” (υἱός) , ou filho, do oficial. Embora também seja referido como “pais”, o contexto deixa claro que se trata de um filho biológico, não de um amante.
    2. Lucas 7:1-10 : O termo predominante usado para o paciente é “doulos” (δουλος) , que significa escravo ou servo. No versículo 2, ele é descrito como “entimos” (ἔντιμος) , ou altamente valorizado, mas isso não implica necessariamente um relacionamento romântico.
    3. Mateus 8:5-13 : Nesta versão, o paciente é chamado apenas de “pais”, sem menção explícita de “doulos”. Esse detalhe levou alguns a especular que “pais” poderia significar um amante masculino.

    O Uso de “Pais” no Novo Testamento

    A palavra “pais” tem múltiplos significados, incluindo criança, jovem ou servo. Em Mateus:

    • Mais comum : Refere-se a crianças ou filhos (e.g., Mateus 2:16; 17:18).
    • Menos comum : Pode designar servos (e.g., Mateus 14:2), embora Mateus prefira o termo “doulos”.
    • Raro : Não há evidência convincente de que Mateus use “pais” para descrever um amante.

    Além disso, o diminutivo “paidion” (παιδίον), que significa “criança pequena”, aparece frequentemente em Mateus, reforçando a associação de “pais” com infância ou juventude.

    Em primeiro lugar, vale reconhecer que a tese de Jennings e Liew não ganhou muita aceitação na literatura , apesar de ser muito radical e ter sido publicada há mais de 18 anos.

    Notavelmente, DB Saddington, professor emérito de Estudos Clássicos na Universidade de Witwatersrand, oferece críticas sobre o uso da literatura romana por Jennings e Liew para apoiar a ideia de que a prática dos legionários romanos terem relacionamentos pederásticos com seus escravos homens era comum e disseminada.

    Em segundo lugar, o uso de παῖς ( pais) aqui precisaria ser reconciliado com todos os outros usos de pais no Novo Testamento (veja, por exemplo: Mateus 12:18 ; 14:2 ; 17:18 ; 21:16 ; Lucas 1:69 ; 2:43 , 8:51 , 8:54 , 9:42 ; João 4:51 ; e Atos 3:13 ). Veja isso por si mesmo, olhando para um destes versículos:

    Eis aqui o meu servo (pais), a quem escolhi, a quem amo e em quem me comprazo; porei sobre ele o meu Espírito, e ele proclamará justiça às nações. (Mateus 12:18, NVI)

    Acho que você deve fazer uma ginástica teológica extrema para interpretar o relacionamento de Jesus com o Pai como um relacionamento pederástico entre um soldado romano e seu escravo.


    Contra-argumentos e Suas Limitações

    1. Teoria do Amante : Jennings e Liew argumentam que “pais” pode ser entendido como um amante masculino, baseando-se em usos figurativos em poesia grega. No entanto:
      • Esses usos são raros e contextuais.
      • Em Mateus, “pais” quase sempre se refere a crianças ou servos, sem conotações românticas.
    2. Contexto Histórico : Alega-se que centuriões romanos não podiam ter filhos devido a restrições matrimoniais. Contudo:
      • O oficial em questão não é explicitamente identificado como romano, mas como “hekatontarchos” (ἑκατόνταρχος), um título genérico para oficiais militares.
      • Ele provavelmente servia no exército de Herodes Antipas, onde as práticas romanas não se aplicavam.

    Implicações Teológicas

    Os argumentos de que Mateus pretende que seus leitores entendam o “pais” como um amante romântico carecem de suporte textual, histórico e linguístico. Extrair tal conclusão de uma única palavra seria uma inferência excessiva e especulativa. Além disso, a ausência de qualquer crítica explícita de Jesus ao relacionamento (caso fosse homoafetivo) não prova sua aprovação implícita. Jesus frequentemente focava em questões de fé e compaixão, sem entrar em debates morais secundários.


    Conclusão

    Os argumentos de que “pais” indica um amante masculino são baseados em especulação e não têm suporte textual ou histórico robusto. Ao contrário, o uso consistente de “pais” por Mateus sugere que ele se refere a um filho ou servo , alinhando-se ao contexto mais amplo das Escrituras.

    Portanto, devemos rejeitar interpretações que extrapolam significados modernos para textos antigos sem evidências claras. A conclusão acadêmica mais plausível é que o “pais” do oficial era seu filho ou servo altamente valorizado , e não um parceiro romântico.


    Fontes Consultadas

    • Theodore W. Jennings Jr. e Tat-Siong Benny Liew, Identidades Equivocadas, mas Fé Modelo .
    • DB Saddington, O Centurião em Mateus 8:5-13 .
    • Ulrich Luz, Mateus 8-20 (Hermeneia Bible Commentary Series).

    Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

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    Comunismo


    446250

    Rui Barbosa



    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.



    Os grilhões que nos forjavam


    Da perfídia astuto ardil...


    Houve mão mais poderosa:


    Zombou deles o Brasil!



    Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)


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    Da Justiça a clava forte

    https://www.facebook.com/ditadura.fsp











  • “Esta seita de homens que, debaixo de nomes diversos e quase bárbaros se chamam socialistas, comunistas ou niilistas, e que, espalhados sobre toda a superfície da terra, e estreitamente ligados entre si por um pacto de iniquidade, já não procuram um abrigo nas trevas dos conciliábulos secretos, mas caminham ousadamente à luz do dia, e se esforçam por levar a cabo o desígnio, que têm formado de há muito, de destruir os alicerces da sociedade civil. É a eles, certamente, que se referem as Sagradas Letras quando dizem: “Eles mancham a carne, desprezam o poder e blasfemam da majestade” (Jud. 8)”.




    A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

    • Ruy Barbosa








    Alma de Cristo, santificai-me.

    Corpo de Cristo, salvai-me.

    Sangue de Cristo, inebriai-me.

    Água do lado de Cristo, lavai-me.

    Paixão de Cristo, confortai-me.

    Ó bom Jesus, ouvi-me.

    Dentro de Vossas chagas, escondei-me.

    Não permitais que me separe de Vós.

    Do espírito maligno, defendei-me.

    Na hora da minha morte, chamai-me.

    E mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os vossos Santos, por todos os séculos dos séculos.

    Amém.



    Nossa Senhora de Medjugorje


    Posted: 05 Apr 2016 12:06 PM PDT

    MENSAGEM DA RAINHA DA PAZ EM 2 DE ABRIL DE 2016, À MIRJANA:

    “Queridos filhos! Não tenham corações duros, fechados e cheios de medo. Permitam ao Meu amor materno iluminá-los e preenchê-los de amor e de esperança, a fim de que, como Mãe, Eu cure as suas dores, pois Eu as conheço, por tê-las experimentado. A dor eleva e é a maior oração.

    Meu Filho ama, de modo especial, aqueles que sofrem. Ele Me enviou para curá-los e trazer-lhes a esperança. Confiem Nele! Eu sei que é difícil para vocês, porque veem sempre mais escuridão ao seu redor. Filhinhos, é necessário destruí-la pela oração e pelo amor. Aquele que reza e ama não tem medo, mas esperança e um amor misericordioso que vê a Luz que é o Meu Filho.

    Como Meus Apóstolos, convido-os a tentarem ser exemplo de amor misericordioso e de esperança. Rezem sempre e novamente, para terem o maior amor possível, porque o amor misericordioso traz a luz que destrói toda a escuridão - traz o Meu Filho. Não tenham medo: vocês não estão sozinhos: Eu estou com vocês!

    Eu imploro a vocês para rezarem pelos seus sacerdotes, a fim de que, em cada momento, eles tenham amor e ajam com amor, pelo Meu Filho -- através Dele e em memória Dele. Obrigada."













    - A BÍBLIA CONFIRMA A IGREJA


    “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” (2 Pedro 1,20)-
    “Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.” (1Timóteo 3,15) -
    “Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (...). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”(Mateus 16, 18) -
    “...Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”(João 5,39-40) -
    “Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.” (2 Tessalonicenses 3,6) -
    “Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”(2 Tessalonicenses 2, 15) -
    “(Pedro,) apascenta o meu rebanho.” (João 21,15-17) -
    “Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.” - S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo(Atos dos Apóstolos 15, 7) -
    “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” - Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32) -
    “De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.” - Maria, a Mãe de Nosso Senhor (Lucas 1, 48) -
    “Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.” (Gálatas 1, 8) -
    “Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.” (João 6, 56) -
    “Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”(João 6, 55) -
    “O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?” (1ª aos Coríntios 10, 16) -
    “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.” (Apocalipse 8, 4) -
    “Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.” (Apocalipse 14, 12) 
    - Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (...); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2Cor 3,3.6) - 

     



    Mário Kozel Filho


    “Servi ao Senhor com respeito e exultai em Sua Presença; prestai-lhe homenagem com temor.” (Sl 2,11)
    †   †   †
    Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

    GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A TODO MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

    Gruta de Lourdes

    Signis et portentis mendacibus

    Botafogo

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