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  • TU ES PETRUS ET SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM

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A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. (Santo Agostinho) 




Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)

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Benedicat tibi Dominus et custodiat te
Ostendat Dominus faciem suam tibi, et det tibi gratiam suam:
Volva Dominus vultum suum ad te et det tibi pacem


“A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.”

— Paul Valéry




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  • Terrorista: Deus é maior… Jovem: …do que aquele que esconde o que não revela. Terrorista: Deus é maior… Mulher: …do aquele que obedece sem refletir. Terrorista: Deus é maior… Homem: …do que aquele que trama para nos trair.

    Tradutores de Direita

    quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

    Novo post: RESPOSTA AO Jesus EXISTIU | Evidências | Historiador Henrique Caldeira

    RESPOSTA AO Jesus EXISTIU | Evidências | Historiador Henrique Caldeira


    Em vez de convidarem historiadores sem viés cético esses ateístas de Youtube sempre fazem mais do mesmo.

    1. Metodologia Histórica e Critérios de Evidência

    Caldeira estabelece critérios excessivamente rigorosos para a comprovação histórica:

    “como historiadores a gente precisaria de evidên realmente muito muito muito fortes para aceitar esse tipo de evento” (transcrição)

    Esta abordagem contradiz os princípios estabelecidos por historiadores como Michael Grant (1992), que argumenta que os critérios históricos devem ser aplicados consistentemente entre figuras antigas. Ao utilizar padrões diferentes para Jesus comparado a outras figuras históricas, incorre-se no erro metodológico identificado por Meier (1991).

    1. Análise metodológica: O historiador Henrique Caldeira utiliza um método historicista tradicional que apresenta várias limitações:

    “uma coisa é dizer que Alexandre existiu outra coisa é dizer que confirmar essas essas lendas sobre Alexandre né”

    Refutação: Esta dicotomia simplista entre “existência” e “lendas” ignora a complexidade da historiografia antiga, onde eventos extraordinários frequentemente tinham significados teológicos e simbólicos que não podem ser descartados simplesmente como ficção.

    1. Fontes históricas: “não é de se esperar que a gente tivesse registros muito concretos sobre Jesus”

    2.1 Josefo e as Fontes Judaicas

    Contrariando a afirmação de Caldeira sobre a irrelevância inicial de Jesus, Flávio Josefo menciona Jesus em Antiguidades Judaicas (18.3.3):

    “Ao redor deste tempo vivia Jesus, um homem sábio, se é que devemos chamá-lo de homem.”

    Embora existam debates sobre interpolações, a maioria dos estudiosos, incluindo Feldman (1987) e Van Voorst (2000), concorda que o núcleo da referência é autêntico.

    2.2 Tácito e as Fontes Romanas

    Tácito (Anais 15.44) confirma:

    “Christus, de quem o nome [cristão] deriva, foi executado pelo procurador Pôncio Pilatos durante o reinado de Tibério.”

    Esta fonte externa independente, datada do início do século II, fornece confirmação crucial.

    Refutação: Esta afirmação desconsidera evidências importantes:

    • O testemunho múltiplo dos Evangelhos sinóticos e de João
    • Os escritos de Josefo (Antiguidades Judaicas 18.3.3)
    • A menção de Tácito (Anais 15.44)
    • As fontes paulinas (como Gálatas 1:19 mencionando Tiago, irmão do Senhor)

    3. Contexto Histórico e Impacto Inicial

    Caldeira minimiza o impacto inicial do movimento cristão:

    “era incomparavelmente menor e infinitamente menos impactante do que o cristianismo nos tempos de Constantino” (transcrição)

    No entanto, evidências sugerem um crescimento mais rápido:

    • As cartas de Paulo (Gálatas 1:19) mencionam Tiago, irmão do Senhor, já nos anos 40-50 d.C.
    • Plínio, o Jovem (Cartas 10.96), relata perseguições aos cristãos já no início do século II
    • A rápida disseminação documentada em Atos dos Apóstolos
    1. Contexto histórico: “a importância de Jesus a relevância de Jesus ela começa a crescer quando você tem muita gente seguindo essa figura”

    Refutação: Esta interpretação ignora:

    • A rápida disseminação do cristianismo documentada em Atos dos Apóstolos
    • As perseguições documentadas já nos anos 40-50 d.C.
    • O impacto imediato na comunidade judaica
    1. Milagres e fenômenos extraordinários: “como historiadores a gente precisaria de evidên realmente muito muito muito fortes para aceitar esse tipo de evento”

    Refutação: Este ceticismo extremo contradiz:

    • O princípio da múltipla atestação em historiografia
    • O critério do embaraço (eventos que poderiam prejudicar os primeiros cristãos foram registrados)
    • O critério da descontinuidade (ensinamentos únicos de Jesus)

    4. Argumentos Mitológicos e Paralelos

    4.1 Falácias dos Paralelos Mitológicos

    Caldeira sugere paralelos mitológicos:

    “você encontra Paralelos a história de Jesus com outras tradições religiosas” (transcrição)

    Smith (2003) demonstra que tais paralelos são superficiais e frequentemente anacrônicos. Os supostos paralelos geralmente:

    • São cronologicamente inconsistentes
    • Carecem de similaridade exata
    • Ignoram o contexto judaico específico
    • As diferenças fundamentais entre os mitos greco-romanos e os relatos evangélicos
    • O contexto judaico específico dos Evangelhos
    • A ausência de paralelos exatos em termos de cronologia e natureza

    Natureza do Cristianismo Primitivo

    Contra a sugestão de desenvolvimento mitológico tardio:

    • O caráter distintamente judaico das primeiras comunidades cristãs
    • A rápida formação de doutrinas centrais
    • A presença de testemunhas oculares (1 Coríntios 15:3-8)

    5. Críticas à Abordagem Minimalista

    A posição minimalista adotada por Caldeira ignora:

    1. O princípio da múltipla atestação
    2. O critério do embaraço
    3. O critério da descontinuidade

    Como argumentado por Wright (1992), estas ferramentas críticas fornecem base sólida para a historicidade mínima de Jesus.

    1. Método historiográfico: “a questão não é tanto os miticas vão eh apresentar certos argumentos de Paralelos narrativos”

    Refutação: Este posicionamento negligencia:

    • A aplicação inconsistente do método histórico-crítico
    • O duplo padrão aplicado ao Novo Testamento comparado a outras fontes antigas
    • A interdisciplinaridade necessária para avaliar adequadamente as evidências

    Conclusão

    A análise apresentada por Caldeira demonstra vários vieses metodológicos, incluindo:

    1. Aplicação inconsistente de critérios históricos
    2. Subestimação de evidências primárias
    3. Superestimação de paralelos mitológicos
    4. Desconsideração do contexto histórico específico

    Uma abordagem mais rigorosa e interdisciplinar, considerando:

    • Arqueologia
    • Filologia
    • Historiografia antiga
    • Ciência das religiões

    Fornece um quadro mais robusto para a historicidade de Jesus, alinhado com o consenso acadêmico atual (Allison, 2009; Keener, 2012).

    Referências Bibliográficas

    • Allison, D.C. (2009). Constructing Jesus: Memory, Imagination, and History. Baker Academic.
    • Feldman, L.H. (1987). Josephus and Modern Scholarship. Walter de Gruyter.
    • Grant, M. (1992). Jesus: An Historian’s Review of the Gospels. Scribner.
    • Keener, C.S. (2012). The Historical Jesus of the Gospels. William B. Eerdmans Publishing Company.
    • Meier, J.P. (1991). A Marginal Jew: Rethinking the Historical Jesus. Doubleday.
    • Smith, J.Z. (2003). Dying and Rising Gods. Encyclopedia of Religion.
    • Van Voorst, R.E. (2000). Jesus Outside the New Testament: An Introduction to the Ancient Evidence. Eerdmans.
    • Wright, N.T. (1992). The New Testament and the People of God. Fortress Press.

    Conclusão: A análise apresentada no vídeo demonstra vários vieses metodológicos e epistemológicos que comprometem sua conclusão. Uma abordagem mais rigorosa e interdisciplinar, considerando arqueologia, filologia, história antiga e ciência das religiões, fornece um quadro mais robusto para a historicidade de Jesus.

    Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

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    Comunismo


    446365

    Rui Barbosa



    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.



    Os grilhões que nos forjavam


    Da perfídia astuto ardil...


    Houve mão mais poderosa:


    Zombou deles o Brasil!



    Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)


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    Da Justiça a clava forte

    https://www.facebook.com/ditadura.fsp











  • “Esta seita de homens que, debaixo de nomes diversos e quase bárbaros se chamam socialistas, comunistas ou niilistas, e que, espalhados sobre toda a superfície da terra, e estreitamente ligados entre si por um pacto de iniquidade, já não procuram um abrigo nas trevas dos conciliábulos secretos, mas caminham ousadamente à luz do dia, e se esforçam por levar a cabo o desígnio, que têm formado de há muito, de destruir os alicerces da sociedade civil. É a eles, certamente, que se referem as Sagradas Letras quando dizem: “Eles mancham a carne, desprezam o poder e blasfemam da majestade” (Jud. 8)”.




    A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

    • Ruy Barbosa








    Alma de Cristo, santificai-me.

    Corpo de Cristo, salvai-me.

    Sangue de Cristo, inebriai-me.

    Água do lado de Cristo, lavai-me.

    Paixão de Cristo, confortai-me.

    Ó bom Jesus, ouvi-me.

    Dentro de Vossas chagas, escondei-me.

    Não permitais que me separe de Vós.

    Do espírito maligno, defendei-me.

    Na hora da minha morte, chamai-me.

    E mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os vossos Santos, por todos os séculos dos séculos.

    Amém.



    Nossa Senhora de Medjugorje


    Posted: 05 Apr 2016 12:06 PM PDT

    MENSAGEM DA RAINHA DA PAZ EM 2 DE ABRIL DE 2016, À MIRJANA:

    “Queridos filhos! Não tenham corações duros, fechados e cheios de medo. Permitam ao Meu amor materno iluminá-los e preenchê-los de amor e de esperança, a fim de que, como Mãe, Eu cure as suas dores, pois Eu as conheço, por tê-las experimentado. A dor eleva e é a maior oração.

    Meu Filho ama, de modo especial, aqueles que sofrem. Ele Me enviou para curá-los e trazer-lhes a esperança. Confiem Nele! Eu sei que é difícil para vocês, porque veem sempre mais escuridão ao seu redor. Filhinhos, é necessário destruí-la pela oração e pelo amor. Aquele que reza e ama não tem medo, mas esperança e um amor misericordioso que vê a Luz que é o Meu Filho.

    Como Meus Apóstolos, convido-os a tentarem ser exemplo de amor misericordioso e de esperança. Rezem sempre e novamente, para terem o maior amor possível, porque o amor misericordioso traz a luz que destrói toda a escuridão - traz o Meu Filho. Não tenham medo: vocês não estão sozinhos: Eu estou com vocês!

    Eu imploro a vocês para rezarem pelos seus sacerdotes, a fim de que, em cada momento, eles tenham amor e ajam com amor, pelo Meu Filho -- através Dele e em memória Dele. Obrigada."













    - A BÍBLIA CONFIRMA A IGREJA


    “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” (2 Pedro 1,20)-
    “Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.” (1Timóteo 3,15) -
    “Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (...). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”(Mateus 16, 18) -
    “...Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”(João 5,39-40) -
    “Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.” (2 Tessalonicenses 3,6) -
    “Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”(2 Tessalonicenses 2, 15) -
    “(Pedro,) apascenta o meu rebanho.” (João 21,15-17) -
    “Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.” - S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo(Atos dos Apóstolos 15, 7) -
    “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” - Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32) -
    “De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.” - Maria, a Mãe de Nosso Senhor (Lucas 1, 48) -
    “Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.” (Gálatas 1, 8) -
    “Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.” (João 6, 56) -
    “Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”(João 6, 55) -
    “O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?” (1ª aos Coríntios 10, 16) -
    “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.” (Apocalipse 8, 4) -
    “Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.” (Apocalipse 14, 12) 
    - Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (...); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2Cor 3,3.6) - 

     



    Mário Kozel Filho


    “Servi ao Senhor com respeito e exultai em Sua Presença; prestai-lhe homenagem com temor.” (Sl 2,11)
    †   †   †
    Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

    GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A TODO MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

    Gruta de Lourdes

    Signis et portentis mendacibus

    Botafogo

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