Leudo Costa posted: "O Ministro Gilmar Mendes do STF defendeu hoje, 30 de setembro, que o Supremo reveja a decisão que "fatiou" a Lava jato. Segundo ele, as ramificações são preocupantes. Veja que chama a decisão do Supremo de turva, publica que "fatiar" a Lava Jato pode mac"
Respond to this post by replying above this line
New post on CRISTALVOX
GILMAR MENDES SUGERE QUE O STF REVISE A DECISÃO QUE FATIOU A LAVA JATO
by Leudo Costa
O Ministro Gilmar Mendes do STF defendeu hoje, 30 de setembro, que o Supremo reveja a decisão que "fatiou" a Lava jato. Segundo ele, as ramificações são preocupantes. Veja que chama a decisão do Supremo de turva, publica que "fatiar" a Lava Jato pode macular o futuro das investigações sobre o maior escândalo de corrupção da história brasileira.
Leia a matéria publicada pela Veja
... O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira acreditar que a corte pode fazer uma "correção de rumo" na decisão que abriu brecha para o fatiamento dos processosda Operação Lava Jato. Segundo ele, a corte pode voltar a analisar "com muito cuidado" o veredicto que permitiu retirar das mãos do juiz Sergio Moro ações sobre que não digam respeito diretamente à Petrobras.
Numa decisão que turva o futuro das investigações sobre o maior escândalo de corrupção da história brasileira, o Supremo decidiu na última quarta-feira que Moro não deve ficar necessariamente com as ações resultantes da investigação inicial sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Os ministros julgaram um caso específico das investigações, a fase Pixuleco II, e determinou que o processo referente ao ex-vereador petista Alexandre Romano seja enviado de Curitiba para São Paulo e que o inquérito da senadora Gleisi Hoffmann saia das mãos do ministro Teori Zavascki, relator das ações do petrolão no STF.
Apesar de a decisão do tribunal ter sido tomada apenas no processo que envolve Romano e Gleisi, os efeitos são devastadores. A partir de agora, o caminho está aberto para que uma enxurrada de recursos questione, por exemplo, porque o esquema de corrupção em Angra 3, não está sendo julgado no Rio de Janeiro ou os processos que tratam da atuação criminosa do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto em esquemas anexos ao petrolão não poderiam tramitar na Justiça de São Paulo. Mesmo depois da decisão do STF, o juiz Sergio Moro negou nesta semana pedido da construtora Odebrecht, feito ainda em agosto, para que as suspeitas contra a empreiteira não sejam julgadas em Curitiba.
"Certamente essa decisão [do STF] será passível de embargos de declaração e vamos ter que fazer um exame mais acurado. Não se trata de interpretar o velho Código de Processo Penal feito em 1941 à luz das condições à época reinantes. Mas estamos falando de uma organização criminosa. As ramificações são muito preocupantes e evidentes", alertou nesta quarta-feira Gilmar Mendes. "É preciso que entendamos a conexão ou a continência no contexto da nova lei de organização criminosa, que está permitindo esses avanços com delação premiada e todos os bons resultados. É possível que se encontrem meios de fazer uma distinção e talvez fazer alguma correção de rumo. Espero que isso venha a ser feito", completou ele.
Segundo o ministro, caso o Supremo não reveja a decisão que permitiu o fatiamento da Operação Lava Jato, "corremos o risco de ter que fazer um grande esforço de compartilhamento de provas entre Curitiba e outras instâncias".
"É preciso que discutamos isso com muito cuidado", declarou o magistrado após se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/ministro-diz-que-stf-pode-fazer-correcao-de-rumo-em-fatiamento-da-lava-jato

Leudo Costa | 30 de September de 2015 at 2:09 pm | Categories: Justiça | URL: http://wp.me/p5EbWk-2dG
Comment
See all comments
Like
Unsubscribe to no longer receive posts from CRISTALVOX.
Change your email settings at Manage Subscriptions.
Trouble clicking? Copy and paste this URL into your browser:
http://cristalvox.com.br/2015/09/30/gilmar-mendes-sugere-que-o-stf-revise-a-decisao-que-fatiou-a-lava-jato/
Thanks for flying with
Nenhum comentário:
Postar um comentário