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A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. (Santo Agostinho) 




Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)

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Benedicat tibi Dominus et custodiat te
Ostendat Dominus faciem suam tibi, et det tibi gratiam suam:
Volva Dominus vultum suum ad te et det tibi pacem


“A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.”

— Paul Valéry




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  • Terrorista: Deus é maior… Jovem: …do que aquele que esconde o que não revela. Terrorista: Deus é maior… Mulher: …do aquele que obedece sem refletir. Terrorista: Deus é maior… Homem: …do que aquele que trama para nos trair.

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    domingo, 12 de janeiro de 2025

    Novo post: OS 6 CRITÉRIOS QUE OS HISTORIADORES USAM PARA PROVAR OS MILAGRES DE JESUS

    OS 6 CRITÉRIOS QUE OS HISTORIADORES USAM PARA PROVAR OS MILAGRES DE JESUS


    Jesus realizou milagres? Para que possamos afirmar que Ele o fez, os relatos de milagres terão que passar por critérios históricos básicos de veracidade.

    Existem seis critérios principais que os historiadores usam para examinar a historicidade:

    1. O Critério da Atestação Múltipla
    2. O critério do constrangimento
    3. Coerência com o ambiente da Palestina na época de Jesus
    4. Coerência com o estilo único de Jesus
    5. Critérios dos Semitismos
    6. Nomes e lugares específicos identificáveis

    Neste artigo, aplicaremos cada um deles aos relatos do Evangelho sobre os milagres de Jesus, tomando cuidado para seguir princípios rigorosos de erudição e evitar presumir o que estamos tentando provar.

    Uma Bíblia entreaberta sobre uma mesa com uma fita vermelha no mercado de livros.

    Aplicando o critério de múltipla atestação aos milagres de Jesus

    Atestação múltipla refere-se ao princípio de que quanto mais frequentemente uma história ou ditado aparece em tradições independentes, mais provável é sua historicidade .

    A aparição em uma multiplicidade de tradições independentes sugere fortemente que essas tradições remontam a uma fonte comum, que presumivelmente seria a comunidade palestina primitiva e/ou o próprio Jesus.

    Até agora, a crítica bíblica contemporânea conseguiu identificar cinco tradições independentes para os quatro Evangelhos, a saber, Marcos, Q, M (especial de Mateus), L (especial de Lucas) e J (a tradição joanina independente).

    Esses métodos mostram que Marcos foi muito provavelmente o primeiro Evangelho e que Mateus e Lucas confiaram muito nele.

    Além disso, também foi demonstrado que Mateus e Lucas compartilhavam uma fonte comum (que Marcos não usava ou conhecia) — a saber, Q (referindo-se a " Quelle ", que significa "fonte" em alemão). "Q" provavelmente é uma coleção antiga de ditos de Jesus traduzidos para o grego.

    Além disso, Lucas e Mateus tinham suas próprias fontes especiais, que não são encontradas nem em Marcos nem em Q.

    Sabemos que essas fontes não são meras invenções dos evangelistas porque muitas delas têm as características de uma tradição oral desenvolvida antes de qualquer tradição literária. Além disso, muitas delas não seguem as propensões literárias dos evangelistas (por exemplo, algumas das fontes de Lucas são escritas de uma forma muito menos sofisticada e estilizada do que o próprio Lucas — e o fato de Lucas não corrigi-las indica que ele está sendo respeitoso com suas fontes).

    Finalmente, a fonte joanina há muito é reconhecida como independente dos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas).

    Podemos agora retraduzir nosso princípio para ler: "Quanto mais frequentemente uma história aparece nas cinco tradições independentes do Evangelho, mais provável é sua historicidade".

    Portanto, se uma história dos milagres de Jesus aparece em todas as cinco tradições, é muito provável que ela tenha se originado de uma tradição oral palestina comum muito antiga e/ou do próprio ministério de Jesus.

    Se aparecer em três ou quatro tradições independentes, ainda é bastante provável.

    Uma representação de estátuas medievais de Notre Dame.

    Aplicando o critério de constrangimento aos milagres de Jesus

    Isso se refere a ações ou ditos que a Igreja Primitiva teria considerado embaraçosos, apologeticamente desagradáveis, desrespeitosos a Jesus ou desrespeitosos aos apóstolos .

    Evidentemente, nenhum evangelista gostaria de incluir tais declarações nos Evangelhos (que são escritos para instruir e edificar a comunidade e potenciais convertidos); elas minam o propósito dos Evangelhos.

    Portanto, presumimos que elas estão incluídas no Evangelho somente porque são verdadeiras.

    Por exemplo, com relação ao túmulo vazio, Mateus relata a acusação das autoridades religiosas de que os discípulos de Jesus roubaram Seu corpo.

    Por que Mateus teria relatado tal acusação, com todas as suas implicações severamente negativas, a menos que fosse verdade?

    Novamente, como vimos acima, os Evangelhos relatam que os fariseus acusaram Jesus de expulsar demônios através do poder de Belzebu .

    Por que eles fariam isso a menos que a acusação realmente tivesse sido feita contra Jesus, fosse conhecida por muitos no público em geral e exigisse uma resposta?

    Uma Palestina tranquila com uma tempestade nublada no horizonte.

    Coerência com o ambiente da Palestina na época de Jesus e seus milagres

    Em 1958, o estudioso bíblico Béda Rigaux reconheceu que os relatos dos evangelistas se conformam quase perfeitamente com o ambiente palestino e judaico da época de Jesus, conforme confirmado pela história, arqueologia e literatura .

    René Latourelle , professor de teologia fundamental na Universidade Gregoriana, resume vários exemplos de Rigaux da seguinte forma:

    [A] descrição evangélica do ambiente humano (trabalho, habitação, profissões), do ambiente linguístico e cultural (padrões de pensamento, substrato aramaico), do ambiente social, econômico, político e jurídico, do ambiente religioso especialmente (com suas rivalidades entre fariseus e saduceus, suas preocupações religiosas a respeito do limpo e do impuro, da lei e do sábado, demônios e anjos, dos pobres e dos ricos, do Reino de Deus e do fim dos tempos), a descrição evangélica de tudo isso é notavelmente fiel ao quadro complexo da Palestina na época de Jesus.

    O ambiente da Igreja Primitiva, com sua fé pós-ressurreição e amplo ministério aos gentios, tornou-se progressivamente distante do ethos da Palestina na época de Jesus.

    Na época em que os Evangelhos foram escritos, muito desse ethos era obscuro para muitos cristãos. Consequentemente, detalhes como esses são altamente improváveis ​​de terem sido adicionados mais tarde.

    Notavelmente, as narrativas do Evangelho preservam não apenas os costumes e ações do judaísmo palestino, mas também expressões (como "Filho de Davi" ou "Rabino" ou "Ele é um profeta") que teriam sido substituídas por outros títulos ou expressões mais adequados na Igreja pós-ressurreição.

    Isso fala da historicidade não apenas dos Evangelhos em geral, mas das narrativas específicas dentro dos Evangelhos onde esses anacronismos ocorrem.

    Uma lousa mostrando o busto de Jesus com uma coroa de espinhos e o rosto abatido.

    Coerência com o estilo único de Jesus e seus milagres

    Algumas expressões, atitudes e ações de Jesus divergem significativamente daquelas do meio em que ele viveu e constituem um estilo que é distinto ou único para ele.

    Por exemplo, a maneira como Jesus realizava milagres é completamente diferente daquela dos milagreiros judeus ou helenísticos.

    Este estilo único de operação de milagres está presente em todas as cinco fontes independentes, o que leva à pergunta: "Se os evangelistas não derivaram este estilo único dos ensinamentos, expressões e ações de uma tradição comum original sobre Jesus, como poderia ocorrer de forma tão consistente em todas as tradições independentes?"

    Isso leva à inferência de uma fonte comum para essa tradição comum — a mais provável das quais é o próprio Jesus.

    O Novo Testamento em grego desbotado.

    Aplicando os critérios do semitismo aos milagres de Jesus

    Os Evangelhos do Novo Testamento foram escritos em grego ; no entanto, as tradições orais e escritas que fundamentam suas muitas narrativas foram formuladas em aramaico.

    Se essas tradições puderem ser identificadas no texto grego, elas mostram uma provável origem dentro de uma comunidade palestina perto da época de Jesus .

    O aramaico não é traduzido perfeitamente para o grego, então, quando os linguistas identificam expressões gregas estranhas ou incômodas, eles procuram possíveis tradições aramaicas subjacentes.

    Muitas vezes, uma expressão grega estranha revela uma expressão aramaica muito comum de origem palestina.

    Além disso, há expressões palestinas que são praticamente desconhecidas do público gentio e, portanto, sua ocorrência, digamos, em um Evangelho escrito por um gentio para um público gentio (por exemplo, Lucas), mostra uma origem palestina anterior.

    Uma multidão se reunindo para testemunhar um milagre de Jesus.

    Nomes e lugares específicos identificáveis ​​em relação aos milagres de Jesus

    Muitas narrativas do Evangelho, incluindo narrativas de milagres, seguem o que é chamado de "forma padrão". Essas formas são gerais e tendem a evitar detalhes específicos sobre pessoas, lugares e épocas.

    Quando esses detalhes (que vão além da forma padrão) estão presentes em uma narrativa, eles provavelmente são retidos de uma tradição anterior — porque os detalhes são frequentemente perdidos durante uma transmissão tradicional e, portanto, sua inclusão indica retenção deles (de uma fonte anterior) em vez de adição subsequente deles.

    Além disso, muitos desses detalhes podem ser verificados por indivíduos dentro da memória viva de Jesus porque as pessoas mencionadas são conhecidas na comunidade.

    Além disso, um evento espetacular como ressuscitar um morto ou curar um cego ou um paralítico certamente seria conhecido e lembrado pelas pessoas de uma determinada cidade ou vila.

    Isto também pode ser verificado na memória viva de Jesus.

    Seguindo esses seis critérios históricos, a única conclusão razoável é que Jesus, de fato, realizou milagres — eles definitivamente não foram inventados e adicionados à história mais tarde!

    Para ler mais sobre a historicidade dos milagres de Jesus, veja o artigo completo do Padre Spitzer sobre as evidências históricas dos milagres de Jesus.

    *Originalmente publicado em 31 de agosto de 2020

    Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

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    Comunismo


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    Rui Barbosa



    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.



    Os grilhões que nos forjavam


    Da perfídia astuto ardil...


    Houve mão mais poderosa:


    Zombou deles o Brasil!



    Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)


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    Da Justiça a clava forte

    https://www.facebook.com/ditadura.fsp











  • “Esta seita de homens que, debaixo de nomes diversos e quase bárbaros se chamam socialistas, comunistas ou niilistas, e que, espalhados sobre toda a superfície da terra, e estreitamente ligados entre si por um pacto de iniquidade, já não procuram um abrigo nas trevas dos conciliábulos secretos, mas caminham ousadamente à luz do dia, e se esforçam por levar a cabo o desígnio, que têm formado de há muito, de destruir os alicerces da sociedade civil. É a eles, certamente, que se referem as Sagradas Letras quando dizem: “Eles mancham a carne, desprezam o poder e blasfemam da majestade” (Jud. 8)”.




    A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

    • Ruy Barbosa








    Alma de Cristo, santificai-me.

    Corpo de Cristo, salvai-me.

    Sangue de Cristo, inebriai-me.

    Água do lado de Cristo, lavai-me.

    Paixão de Cristo, confortai-me.

    Ó bom Jesus, ouvi-me.

    Dentro de Vossas chagas, escondei-me.

    Não permitais que me separe de Vós.

    Do espírito maligno, defendei-me.

    Na hora da minha morte, chamai-me.

    E mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os vossos Santos, por todos os séculos dos séculos.

    Amém.



    Nossa Senhora de Medjugorje


    Posted: 05 Apr 2016 12:06 PM PDT

    MENSAGEM DA RAINHA DA PAZ EM 2 DE ABRIL DE 2016, À MIRJANA:

    “Queridos filhos! Não tenham corações duros, fechados e cheios de medo. Permitam ao Meu amor materno iluminá-los e preenchê-los de amor e de esperança, a fim de que, como Mãe, Eu cure as suas dores, pois Eu as conheço, por tê-las experimentado. A dor eleva e é a maior oração.

    Meu Filho ama, de modo especial, aqueles que sofrem. Ele Me enviou para curá-los e trazer-lhes a esperança. Confiem Nele! Eu sei que é difícil para vocês, porque veem sempre mais escuridão ao seu redor. Filhinhos, é necessário destruí-la pela oração e pelo amor. Aquele que reza e ama não tem medo, mas esperança e um amor misericordioso que vê a Luz que é o Meu Filho.

    Como Meus Apóstolos, convido-os a tentarem ser exemplo de amor misericordioso e de esperança. Rezem sempre e novamente, para terem o maior amor possível, porque o amor misericordioso traz a luz que destrói toda a escuridão - traz o Meu Filho. Não tenham medo: vocês não estão sozinhos: Eu estou com vocês!

    Eu imploro a vocês para rezarem pelos seus sacerdotes, a fim de que, em cada momento, eles tenham amor e ajam com amor, pelo Meu Filho -- através Dele e em memória Dele. Obrigada."













    - A BÍBLIA CONFIRMA A IGREJA


    “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” (2 Pedro 1,20)-
    “Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.” (1Timóteo 3,15) -
    “Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (...). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”(Mateus 16, 18) -
    “...Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”(João 5,39-40) -
    “Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.” (2 Tessalonicenses 3,6) -
    “Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”(2 Tessalonicenses 2, 15) -
    “(Pedro,) apascenta o meu rebanho.” (João 21,15-17) -
    “Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.” - S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo(Atos dos Apóstolos 15, 7) -
    “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” - Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32) -
    “De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.” - Maria, a Mãe de Nosso Senhor (Lucas 1, 48) -
    “Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.” (Gálatas 1, 8) -
    “Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.” (João 6, 56) -
    “Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”(João 6, 55) -
    “O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?” (1ª aos Coríntios 10, 16) -
    “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.” (Apocalipse 8, 4) -
    “Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.” (Apocalipse 14, 12) 
    - Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (...); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2Cor 3,3.6) - 

     



    Mário Kozel Filho


    “Servi ao Senhor com respeito e exultai em Sua Presença; prestai-lhe homenagem com temor.” (Sl 2,11)
    †   †   †
    Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

    GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A TODO MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

    Gruta de Lourdes

    Signis et portentis mendacibus

    Botafogo

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