Minha lista de leis

Add this tool

Add this Dashboard

  • TU ES PETRUS ET SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM

https://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. (Santo Agostinho) 




Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)

  •  

    https://plus.google.com/u/0/b/101431042668619193166/+DeiustitiaetfidesBlogspotBrdeiustitia-etfides


Benedicat tibi Dominus et custodiat te
Ostendat Dominus faciem suam tibi, et det tibi gratiam suam:
Volva Dominus vultum suum ad te et det tibi pacem


“A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.”

— Paul Valéry




http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


https://www.facebook.com/Vale-de-Berac%C3%A1-1021390574551899/





    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    -




  • Terrorista: Deus é maior… Jovem: …do que aquele que esconde o que não revela. Terrorista: Deus é maior… Mulher: …do aquele que obedece sem refletir. Terrorista: Deus é maior… Homem: …do que aquele que trama para nos trair.

    Tradutores de Direita

    quarta-feira, 2 de março de 2016

    Gênese da civilização cristã no Brasil






    Boletim IPCO - Instituto Plinio Corrêa de Oliveira




    Gênese da civilização cristã no Brasil


    Posted: 02 Mar 2016 10:24 AM PST


    A grande epopéia dos missionários portugueses na evangelização e colonização de nosso imenso País

    O artigo Gênese da civilização cristã no Brasil apareceu primeiro em Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.




    Igreja transformada em clube de skate e esoterismo


    Posted: 02 Mar 2016 07:09 AM PST


    A revolução eclesiástica na arquitetura se desinteressou por esse nobre templo, outrora residência do Santíssimo Sacramento.

    O artigo Igreja transformada em clube de skate e esoterismo apareceu primeiro em Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.




    You are subscribed to email updates from Instituto Plinio Corrêa de Oliveira.

    To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

    Email delivery powered by Google


    Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States






    MAPA DO SITE

    Pesquisa

    HOME
    Ação
    Blogs
    Brasil
    Cultura
    Família
    Mundo
    Psicose Ambientalista
    Questão Agrária
    Religião
    Vídeos
    Livros em PDF
    Carrinho
    Quem somos
    Fale Conosco
    Sala de Imprensa
    O que você pode fazer
    Cadastre-se
    Divulgue!
    DOAÇÃO

    Home » Brasil » Gênese da civilização cristã no Brasil


    • Gênese da civilização cristã no Brasil



    • A grande epopéia dos missionários portugueses na evangelização e colonização de nosso imenso País

    • Primeira Missa — Óleo de Victor Meirelles — Museu Nacional (RJ). Nossa Pátria nasceu à sombra da Cruz, presente no altar em que se celebrou a primeira Missa, cujo oficiante foi o franciscano Frei Henrique de Coimbra.


    Foi dura a realidade que encontraram os portugueses quando aqui chegaram há mais de 500 anos, não correspondendo os nativos ao mito do “bom selvagem”, vivendo numa América paradisíaca.

    O Brasil antes do Descobrimento era habitado por um conjunto heterogêneo de tribos indígenas nômades e seminômades, contrárias a qualquer organização superior, em permanente estado de guerra entre si. De norte a sul da nação predominavam práticas de canibalismo, sacrifícios humanos, infanticídio, eutanásia e diversas outras violações da Lei natural, além de rituais sinistros com uso de bebidas alucinógenas, que terminavam em atos de idolatrais e desregramentos morais.

    A Igreja Católica, no entanto, não se omitiu nem abandonou estas plagas, ao tomar conhecimento de tais aberrações. Nem Portugal deixou de lado seus empreendimentos, nos quais ocupava especial lugar a propagação da Fé.

    As primeiras missões


    As primeiras ações missionárias no Brasil realizaram-se através da Ordem de São Francisco, e, a seguir, da Companhia de Jesus.

    Era franciscano Frei Henrique de Coimbra, celebrante da primeira Missa em nosso País, assim como os sacerdotes que, no início da colonização, para cá vieram com o intuito de dar cumprimento à grandiosa obra da difusão da Fé Católica. Pode-se dizer que o Brasil nasceu à sombra da cruz, logo após seu Descobrimento: o cruzeiro que presidiu à primeira Missa celebrada por aquele religioso franciscano.

    Até 1585, entretanto, a atuação dos franciscanos foi esporádica. Em 1558, Frei Pedro Palácios construiu em Vitória, Capitania do Espírito Santo, uma capela, que deu origem ao atual Santuário da Penha. No decurso de aproximadamente vinte anos, vão os frades de São Francisco se instalando em outras capitanias. Com a criação, em 1584, da Custódia do Brasil, a atuação dessa Ordem passaria a ter grande importância. Dedicando-se à catequese, não tardaram os franciscanos a se expandir por todo o território colonial, construindo igrejas e pacificando índios rebeldes.

    Os jesuítas chegaram ao Brasil apenas nove anos após a criação da Companhia de Jesus, em 1549, quando desembarcou na Bahia o primeiro pugilo de inacianos com o Governador Tomé de Souza. Era chefiada pelo Padre Manoel da Nóbrega, missionário, administrador e diplomata exímio.

    •  

    Ao seu lado, vários jesuítas trabalharam inteiramente na “empresa do Brasil”, a ela se dedicando de corpo e alma, imolando até suas próprias vidas, como o Beato Inácio de Azevedo e seus 40 companheiros [quadro ao lado], martirizados por corsários calvinistas franceses em 1570; e outros 12, assassinados por ingleses e franceses em 1571.

    Os jesuítas foram, naqueles tempos difíceis, desbravadores de sertões, pacificadores de indígenas, construtores de fortalezas, colégios e aldeamentos para os índios, nas missões; criadores de nosso primeiro teatro, bem como da medicina e arquitetura pátrias; preservadores de línguas indígenas; cronistas de tudo quanto ocorria no País nascente, como o Padre Fernão Cardim; primeiros intelectuais da colônia, como o Padre Antonio Vieira, que foi notável orador e diplomata hábil, uma das maiores figuras da língua portuguesa, além de ter exercido intensa atividade entre os nativos.

    Altar e trono unidos

    O insigne historiador jesuíta padre Serafim Leite, em sua História da Companhia de Jesus no Brasil,assim descreve esse período: “Se os colonos e administradores portugueses governavam a terra e a cultura como fonte de riqueza e elemento de soberania, os jesuítas da Assistência de Portugal amavam a terra e os seres humanos que essa terra alimentara no decorrer dos séculos. Os primeiros apoderaram-se do corpo, nasceu o Brasil. Enquanto os Governadores, Capitães e funcionários iam estabelecendo bases do Estado, o elemento religioso alicerçava o nosso edifício com formas tão elevadas e nobres, que dariam ao conjunto a solidez da Eternidade” . 

    • São José de Anchieta recebe a bênção do Pe. Manoel da Nóbrega em São Vicente (SP), antes de partir para o Rio de Janeiro na esquadra de Estácio de Sá — Pintura de Benedito Calixto, Palácio São Joaquim (RJ).


    Devemos mencionar, com destaque, a figura invulgar de São José de Anchieta, cognominado o Apóstolo do Brasil, que sintetiza o espírito da obra missionária dos jesuítas e das outras Ordens religiosas que vieram catequizar nossos silvícolas.

    Depois dos jesuítas, foram os Carmelitas os próximos religiosos regulares a se estabelecerem no Brasil, no ano de 1580. A catequese efetuada por eles teve muita importância na Amazônia, no sentido de incorporar aquela região à comunidade brasileira.

    Em 1584 vieram os monges beneditinos, que fundaram diversos mosteiros no território nacional, dedicando-se mais à educação do que à catequese, tendo em vista aliviar o trabalho dos jesuítas naquela atividade.

    Franciscanos, jesuítas, carmelitas, beneditinos, mercedários e membros do clero regular embrenharam-se pelos mais longínquos rincões do imenso território pátrio, dedicando-se à catequese e ajudando valentemente a ingente obra da colonização.

    Outras Ordens religiosas não figuraram desde o início em nossa História, vindo porém a prestar mais tarde e nos dias de hoje valiosos serviços, como os salesianos na catequese e missões junto aos indígenas, além do meritório trabalho de educação junto a nossa juventude.

    Não podemos deixar de aludir também aos maristas, lazaristas, mínimos (São Francisco de Paula), bem como às Irmãs de Caridade (São Vicente de Paulo), às da Divina Providência e outras Ordens desconhecidas nos primeiros tempos da História do Brasil e que só entraram há pouco em nosso País.

    A Igreja no Brasil


    Nosso mais antigo Bispado foi estabelecido em 1552, com sede em Salvador, sendo seu primeiro titular Dom Pero Fernandes Sardinha. A diocese compreendia todas as terras do Brasil, situação que durou até 1639, quando se criou a diocese do Rio de Janeiro, que abrangia as capitanias do Sul. Salvador, em 1676, tornou-se sede de Arcebispado, tendo sido criada, naquela ocasião, a diocese de Pernambuco. Seguiram-se depois as instalações do Bispado no Maranhão, em 1677, do Grão Pará, em 1717, de São Paulo e Mariana (MG), em 1745, além da Prelazias de Cuiabá e Goiás. Estava assim estabelecido o governo eclesiástico, a estruturação do Clero e o culto organizado em todas as latitudes.

    O trabalho exercido pelos missionários encontraria, a partir de 1750, um inimigo implacável: o Marquês de Pombal, ministro de D. José I, rei de Portugal, que dominou todo o período de governo de 1750 a 1777.


    Assumindo uma atitude persecutória e anticlerical de funestas conseqüências para a História nacional, e movido pelo ódio à Igreja Católica, veio ele a expulsar a Companhia de Jesus do Brasil em 1760 [representação acima]. Daqui saíram mais de 600 jesuítas, fechando-se seus colégios e escolas, ficando ao abandono as aldeias indígenas que administravam. Esse trágico episódio de nossa História é por demais complexo para ser tratado neste artigo.

    Proclamada a Independência em relação a Portugal, no ano de 1822, ficou estabelecido pela Constituição Imperial de 1824 que o Catolicismo continuaria a ser a Religião oficial da Nação. Proclamada a República, em 1889, adveio a nefasta separação entre a Igreja e o Estado em nosso País.

    Leão XIII elogia Descobrimento


    Contemplando todo esse vasto panorama histórico sucintamente apresentado, pode-se compreender por que o Papa Leão XIII, ao transcorrer o IV Centenário do Descobrimento da América, em 1892, na Encíclica comemorativa Quarto Abeunte Saeculo (transcorrido o Quarto Século), considerou aquele grande fato histórico como sendo parte dos desígnios de Deus, qualificando-o como a “façanha mais grandiosa que hajam podido ver os tempos”.

    De fato, afastadas as trevas do paganismo, os nativos conheceram o verdadeiro Sol da Justiça que é Nosso Senhor Jesus Cristo, e aprenderam a amar a intercessão de sua Santíssima Mãe, a Virgem Maria, abrindo-se para eles as sendas da Civilização Cristã.

    Por todas as partes do imenso continente descoberto, nasceram os aldeamentos indígenas, protegidos pelas leis de monarquias católicas. A essa magna epopéia, que uniu o altar e o trono, dedicaram suas vidas descobridores, conquistadores, colonizadores, fundadores de povos e cidades, Prelados, evangelizadores e civilizadores. Derramaram seu sangue, como mártires, religiosos, leigos e Índios convertidos.

    Multiplicaram-se sem fim povoados, vilas e cidades, nos quais floresceram o artesanato, a agricultura, a criação de gado, a pesca no litoral, o comércio e todos os tipos de atividades.

    Surgiram os Governos Gerais, os Paços Municipais, os tribunais, constituindo uma imensa rede político-administra­tiva: assim nasceu o Brasil.

    altar e trono, beneditinos, Brasil, carmelitas, franciscanos, Jesuítas, Leão XIII, mercedários, Portugal











    Avalie (1 Voto)


    Artigos Relacionados
    Atingido pela “cultura da morte”, Portugal perde população
    A Igreja não tem medo da verdade
    Natalidade: Portugal na rota da morte
    A morte de uma civilização imersa no pecado

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado










    Sim, gostaria de receber as atualizações do IPCO e fazer parte de um grupo atento e mobilizado em defesa do Brasil!












    Artigos Mais Votados

    Quem foi Maomé, segundo São João Bosco










    122 Votos
    Quilombo dos Palmares e as falsidades da Consciênc...










    116 Votos
    Itália: muçulmanos acossam e insultam procissão de...










    107 Votos
    Católicos protegeram a catedral de Mar del Plata...










    89 Votos
    Comunicado: "Zorra" da Rede Globo - Blasfêmia e cr...










    81 Votos
    Powered by RatingWidget

    Artigos

    Recentes
    Populares
    Comentários

    Gênese da civilização cristã no Brasil por Carlos Sodré Lanna - Sem comentário
    Igreja transformada em clube de skate e esoterismo por Luis Dufaur - Sem comentário
    Fátima: Na carta da história, o grande postscriptum de Deus por Leo Daniele - Sem comentário
    Putin confessa: “continuo gostando das ideias socialistas e comunistas” por Luis Dufaur - 4 comentários
    Nossa débâcle econômica: o verdadeiro responsável por Dr. Adolpho Lindenberg - 3 comentários

    Dossiês

    Venezuela à beira do abismo
    10 razões pelas quais o “casamento” homossexual é prejudicial e deve ser combatido
    Para onde conduzem as manifestações que abalaram o Brasil?
    Análise do Novo Código Penal
    PNDH

    Blogs Políticos
    Agência Boa Imprensa
    Agudas e Crônicas
    Blog de D. Bertrand de Orleans e Bragança
    Flagelo russo
    GPS do Agronegócio
    Nobility and Analogous Traditional Elites
    O que está acontecendo na América Latina?
    Pela Legítima Defesa
    Pesadelo chinês
    Radar da mídia
    Return to Order
    Sou conservador sim, e daí?
    Verde: a cor nova do comunismo

    Blogs sobre Catolicismo
    A Aparição de La Salette e suas Profecias
    Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus
    Associação Devotos de Fátima
    Ciência confirma a Igreja
    Frente Universitária e Estudantil Lepanto
    Leituras Católicas
    Lourdes e suas aparições
    Luz de Cristo x trevas da irracionalidade
    Padre David Francisquini
    Pro Christianis
    Revista Catolicismo

    Blogs sobre Família e Cultura
    As chamas do lar católico
    Blog da Família
    Familia Uruguaya Cristiana
    Valores inegociáveis

    Blogs sobre Idade Média
    A cidade medieval
    As Cruzadas
    Castelos medievais
    Catedrais Medievais
    Contos e lendas da Era Medieval
    Heróis medievais
    Idade Média * Glória da Idade Média
    Jóias e símbolos medievais
    Orações e milagres medievais

    Links de associações afins
    Quem somos



    Principais artigos


    Quem foi Maomé, segundo São Jo...












    Quilombo dos Palmares e as fal...












    Itália: muçulmanos acossam e i...












    Católicos protegeram a catedra...












    Comunicado: "Zorra" da Rede Gl...












    O demônio pede passagem











    Powered by RatingWidget



    RUA MARANHÃO, 341
    BAIRRO HIGIENÓPOLIS
    SÃO PAULO – SP
    CEP 01240-001


    Últimos comentários
    Rodrigo Dias em Putin confessa: “continuo gostando das ideias socialistas e comunistas”
    Léo em Abortos diminuem e ocasiona o fechamento de 70% de clínicas da morte nos EUA
    Leandro em Putin confessa: “continuo gostando das ideias socialistas e comunistas”
    Luiz Paulo em Na véspera do centenário de Fátima, Pe. Amorth avisa: Nossa Senhora pediu a consagração da Rússia, mas não foi feita. Por isso a punição pode estar perto
    Costa Marques em Putin confessa: “continuo gostando das ideias socialistas e comunistas”
    © 2016, ↑ Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
    Entrar - Fornecido por WordPress - Gabfire Themes

    Nenhum comentário:

    Comunismo


    Rui Barbosa



    De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.



    Os grilhões que nos forjavam


    Da perfídia astuto ardil...


    Houve mão mais poderosa:


    Zombou deles o Brasil!



    Consagração no Rito Bizantino - Igreja Ortodoxa
    Publicado em 29 de jul de 2014Consgração do Pão e Vinho, transformado em Carne e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, em uma Divina Liturgia celebrada por Sua Santidade, o Patriarca Cirilo, de Moscou e toda Rus'.
    Publicado por Vale de Beracá em Sábado, 9 de janeiro de 2016

    Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)


    • http://deiustitia-etfides.blogspot.com.br/


    -






    Da Justiça a clava forte

    https://www.facebook.com/ditadura.fsp











  • “Esta seita de homens que, debaixo de nomes diversos e quase bárbaros se chamam socialistas, comunistas ou niilistas, e que, espalhados sobre toda a superfície da terra, e estreitamente ligados entre si por um pacto de iniquidade, já não procuram um abrigo nas trevas dos conciliábulos secretos, mas caminham ousadamente à luz do dia, e se esforçam por levar a cabo o desígnio, que têm formado de há muito, de destruir os alicerces da sociedade civil. É a eles, certamente, que se referem as Sagradas Letras quando dizem: “Eles mancham a carne, desprezam o poder e blasfemam da majestade” (Jud. 8)”.




    A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.

    • Ruy Barbosa








    Alma de Cristo, santificai-me.

    Corpo de Cristo, salvai-me.

    Sangue de Cristo, inebriai-me.

    Água do lado de Cristo, lavai-me.

    Paixão de Cristo, confortai-me.

    Ó bom Jesus, ouvi-me.

    Dentro de Vossas chagas, escondei-me.

    Não permitais que me separe de Vós.

    Do espírito maligno, defendei-me.

    Na hora da minha morte, chamai-me.

    E mandai-me ir para Vós, para que Vos louve com os vossos Santos, por todos os séculos dos séculos.

    Amém.



    Nossa Senhora de Medjugorje


    Posted: 05 Apr 2016 12:06 PM PDT

    MENSAGEM DA RAINHA DA PAZ EM 2 DE ABRIL DE 2016, À MIRJANA:

    “Queridos filhos! Não tenham corações duros, fechados e cheios de medo. Permitam ao Meu amor materno iluminá-los e preenchê-los de amor e de esperança, a fim de que, como Mãe, Eu cure as suas dores, pois Eu as conheço, por tê-las experimentado. A dor eleva e é a maior oração.

    Meu Filho ama, de modo especial, aqueles que sofrem. Ele Me enviou para curá-los e trazer-lhes a esperança. Confiem Nele! Eu sei que é difícil para vocês, porque veem sempre mais escuridão ao seu redor. Filhinhos, é necessário destruí-la pela oração e pelo amor. Aquele que reza e ama não tem medo, mas esperança e um amor misericordioso que vê a Luz que é o Meu Filho.

    Como Meus Apóstolos, convido-os a tentarem ser exemplo de amor misericordioso e de esperança. Rezem sempre e novamente, para terem o maior amor possível, porque o amor misericordioso traz a luz que destrói toda a escuridão - traz o Meu Filho. Não tenham medo: vocês não estão sozinhos: Eu estou com vocês!

    Eu imploro a vocês para rezarem pelos seus sacerdotes, a fim de que, em cada momento, eles tenham amor e ajam com amor, pelo Meu Filho -- através Dele e em memória Dele. Obrigada."













    - A BÍBLIA CONFIRMA A IGREJA


    “Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” (2 Pedro 1,20)-
    “Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.” (1Timóteo 3,15) -
    “Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (...). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”(Mateus 16, 18) -
    “...Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”(João 5,39-40) -
    “Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.” (2 Tessalonicenses 3,6) -
    “Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”(2 Tessalonicenses 2, 15) -
    “(Pedro,) apascenta o meu rebanho.” (João 21,15-17) -
    “Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.” - S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo(Atos dos Apóstolos 15, 7) -
    “Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” - Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32) -
    “De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.” - Maria, a Mãe de Nosso Senhor (Lucas 1, 48) -
    “Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.” (Gálatas 1, 8) -
    “Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.” (João 6, 56) -
    “Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”(João 6, 55) -
    “O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?” (1ª aos Coríntios 10, 16) -
    “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.” (Apocalipse 8, 4) -
    “Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.” (Apocalipse 14, 12) 
    - Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (...); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. (2Cor 3,3.6) - 

     



    Mário Kozel Filho


    “Servi ao Senhor com respeito e exultai em Sua Presença; prestai-lhe homenagem com temor.” (Sl 2,11)
    †   †   †
    Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.

    GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A TODO MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

    Gruta de Lourdes

    Signis et portentis mendacibus

    Botafogo

    É tradição, não é moda. #soufogao #redesocial #botafogo #pracimadeles #fogoeuteamo #seusidolossaotantos #omaistradicional #naosecompara

    Uma publicação compartilhada por SOU FOGÃO (@soufogaooficial) em

    Che Guevara