Lourdes e suas aparições | |
O dogma da Imaculada Conceição, Lourdes e o esmagamento do mal anticristão Posted: 23 Mar 2016 01:30 AM PDT
continuação do post anterior: Lourdes é sinal do triunfo da Imaculada Conceição
A uma religiosa que um dia perguntou ao Pontífice o que sentira no momento da definição, o próprio Pio IX manifestou o que lhe ia na alma naquela ocasião: 'O que eu experimentei, o que eu conheci ao definir este dogma, é tão grande, que nenhuma língua humana o poderia exprimir. Quando comecei a promulgar o decreto dogmático, senti que a minha voz era impotente para se fazer ouvir pela imensa multidão (50 mil pessoas) que se comprimia na basílica do Vaticano. Mas, quando cheguei à fórmula de definição, Deus concedeu à voz do seu Vigário tal força e vigor sobrenatural tão grande, que ela ressoou em toda a basílica. 'Fiquei tão impressionado com este socorro divino, que fui obrigado a suspender o discurso por um instante, a fim de dar livre curso às lágrimas. 'Além disso, enquanto Deus proclamava o dogma pela boca do seu Vigário, o próprio Deus comunicou ao meu espírito um conhecimento tão claro e tão vasto da incomparável pureza da Santíssima Virgem, que me perdi como num abismo na profundeza desse conhecimento que língua alguma podia descrever, e a minha alma ficou inundada de delícias inenarráveis, de delícias que não são da Terra e que se não podem experimentar senão no Céu.
A definição do dogma da Imaculada Conceição suscitou um extraordinário entusiasmo no mundo católico e revelou a vitalidade da fé católica, num século agredido pelo racionalismo e pelo naturalismo. 'Depois da definição do Concílio de Éfeso sobre a divina maternidade de Maria — escreve ainda o teólogo Campana — a História não pode registrar outro fato que tenha suscitado tão vivo entusiasmo pela Rainha do Céu, como a definição da sua total isenção de culpa'.(6) Entre as numerosíssimas recordações da solene definição, que permaneceram até os nossos dias, temos ainda a coluna da Imaculada, na praça de Espanha, em Roma, erguida a 18 de dezembro de 1856 e benzida por Pio IX a 8 de setembro de 1857. [...] * * * O primeiro grande ato do pontificado de Pio IX — a definição do dogma da Imaculada — é muito mais do que a pública expressão daquela profunda devoção a Nossa Senhora, que desde a infância tinha caracterizado a espiritualidade de Giovanni Maria Mastai Ferretti. Ele manifesta a sua profunda convicção na existência de uma relação entre a Mãe de Deus e os acontecimentos históricos, e, de modo particular, da importância do privilegio da sua Imaculada Conceição, como antídoto para os erros contemporâneos, cujo fulcro está precisamente na negação do pecado original. O fundamento deste privilégio mariano está na absoluta oposição existente entre Deus e o pecado. Ao homem concebido no pecado, contrapõe-se Maria, concebida sem pecado. E a Maria, enquanto Imaculada, foi reservado vencer o mal, os erros e as heresias que nascem e se desenvolvem no mundo como conseqüência do pecado. De Maria a Igreja canta o louvor: Cunctas haereses sola interemisti in universo mundo.(7) O privilégio da Imaculada deve ser considerado, pois, não de maneira abstrata e estática, mas na sua projeção histórica e social. A Imaculada não é, na verdade, uma figura isolada das outras naturezas humanas que foram, que são e que serão:
* * * No quadro teológico da Ineffabilis Deus, Nossa Senhora aparece-nos, pois, como a vencedora gloriosa das heresias da qual falam todos os Pontífices, e é à oposição entre a Virgem toda bela e Imaculada e a crudelíssima serpente, que se reconduz — como aos seus primeiros e fundamentais agentes — o antagonismo radical entre a Igreja e aquela Revolução dos tempos modernos, que tem os seus germes mais ativos e profundos na desordem das paixões, fruto do pecado do homem decaído.(9) A Revolução — organização social do pecado — está destinada a ser vencida pela graça, dom divino concedido aos homens na Cruz por Nosso Senhor Jesus Cristo.(10) A Virgem Dolorosa, Regina Martyrum, foi associada a esta obra redentora, aos pés da Cruz, por ter sofrido sobre o Calvário, em união com o seu Filho, o maior dos martírios. É na Cruz que se funda a mediação universal e onipotente de Maria, verdade que constitui a maior razão de esperança para todos aqueles que combatem a Revolução. Se a serpente, cuja cabeça foi esmagada pela Virgem Imaculada, é a primeira revolucionária, Maria, dispensadora e tesoureira de todas as graças, é, na verdade, o canal através do qual os católicos alcançarão as graças sobrenaturais necessárias para combater e esmagar no mundo a Revolução. A luta entre a serpente e a Virgem, entre os filhos da Revolução e os filhos da Igreja, delineia-se, pois, como a luta total e irreconciliável entre duas 'famílias espirituais', como tinha profetizado no século XVIII São Luís Maria Grignion de Montfort, o santo ao qual se deve a leitura talvez mais inspirada e luminosa da passagem do Gênesis que constitui o fulcro da Ineffabilis Deus: Porei inimizades entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a descendência d'Ela; Ela te esmagará a cabeça e tu armarás insídias ao seu calcanhar (Gn 3, 15). 'Deus — comenta São Luís Maria — não pôs somente uma inimizade, mas inimizades, e não somente entre Maria e o demônio, mas também entre a posteridade da Santíssima Virgem e a posteridade do demônio. 'Por outras palavras, Deus pôs inimizades, antipatias e ódios secretos entre os verdadeiros filhos e servos da Virgem Maria e os filhos e escravos do demônio. 'Não há entre eles a menor sombra de amor, nem correspondência íntima existe entre uns e outros!'(11) 'A oposição entre estas duas famílias espirituais está destinada a dividir implacavelmente a humanidade, até o fim da História. Sobre este fundo de quadro situa-se a luta entre a Igreja e a Revolução". Notas: ![]() Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. |
You are subscribed to email updates from Lourdes e suas aparições. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário