Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)
-
Colunistas
Assine VEJA
REINALDO AZEVEDO
RADAR ON-LINE
AUGUSTO NUNES
VEJA MERCADOS
FELIPE MOURA BRASIL
NOVA TEMPORADA
CIDADES SEM FRONTEIRAS
INOVAÇÃO
Colunistas
Felipe Moura Brasil
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".
sobre
Felipe Moura Brasil estreou este blog em 2013, após dez anos como cronista na internet. Idealizou e organizou o best seller de Olavo de Carvalho, "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota". Autor da Editora Record, trabalha em dois livros previstos para 2016.
Oriente Médio
Literatura
Conto
Crônica
Música
Alguém aí guarda pedalinhos em sítio de amigo?
Nota do Instituto Lula não faz sentido nem nunca fará. Veja análise
- Por: Felipe Moura Brasil
- 02/03/2016 às 4:32
Os pedalinhos nos quais este blog identificou os nomes dos netos de Lula foram comprados pelo subtenente Edson Antonio Moura Pinto, que ocupa um dos cargos de “servidores de livre provimento” a que ex-presidentes têm direito “para segurança e apoio pessoal”, segundo a lei 7474 de 1986.
Foi assim que o Instituto Lula explicou em seu site as notas fiscais da compra, considerando-a enquadrada nas tarefas de “apoio pessoal” que o assessor poderia desempenhar.
Mais adiante, no entanto, o instituto afirmou que “os pedalinhos foram adquiridas [sic] por Dona Marisa, que também adquiriu uma canoa de alumínio”.
Se Edson comprou os pedalinhos, mas Marisa foi quem adquiriu, a tradução do lulês para o português indica que Edson fez a compra a mando de Marisa, exercendo, portanto, uma tarefa aparentemente não prevista na lei 7474: a de “apoio pessoal” à ex-primeira-dama.
Isto é apenas um detalhe, claro, mas ele é bastante revelador de como a defesa de Lula se contradiz a todo instante, a despeito de suas tentativas de ironizar “esse capítulo da história do jornalismo investigativo brasileiro, digno de um filme que mereceria o Oscar (‘Os pedalinhos’)”.
Ninguém duvida que Lula, o rei das pedaladas, poderia concorrer ao Oscar de Melhor Ator por esse filme.
Uma das frases do roteiro do Instituto Lula que já nascem clássicas é:
“Não faz sentido guardar pedalinhos ou canoas de alumínio em um apartamento em São Bernardo do Campo.”
Na vida real, o que não faz sentido nem nunca fará são alegações como essa. É como você dizer que comprou um cavalo para a sua fazenda porque não faz sentido guardá-lo em seu apartamento na cidade.
Dããã.
A palavra “guardar”, no entanto, não foi usada por acaso. Como a versão de Lula é que seu amigo Jacó Bittar comprou o sítio para que ele pudesse “acomodar objetos” recebidos durante seus dois mandatos, o Instituto Lula enquadrou os pedalinhos entre os objetos a serem acomodados, isto é, guardados.
É uma forma de adaptar qualquer novo elemento descoberto pela Polícia ou pela imprensa à versão anterior divulgada pela defesa, mesmo que o resultado da adaptação seja patético.
- Ou alguém aí “guarda” pedalinhos em sítio de amigo? Pedalinhos com nomes dos netos, repito.
O fato é que Lula jura não ser dono do sítio reformado por empreiteiras do petrolão, mas a compra de equipamentos para o lazer de seus netos na propriedade é um sinal de que ele e Marisa não apenas a usufruíram, mas também ajudaram a incrementá-la para maior proveito e diversão da família.
Como diz o meu novo ditado:
Imóvel dado, não se olha a empreiteira.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page. Voltar para a home
Pela Web
Recomendados para você
Comentários
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
*
* (O e-mail não será publicado)
Pela Web
Recomendados para Você
Colunistas
Reinaldo Azevedo
Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil
Radar on-line
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento
Augusto Nunes
Análises, vídeos, enquetes e o resgate das histórias do Brasil
Geraldo Samor
O capitalismo e seus protagonistas. A estratégia das empresas. A tal da mão invisível. O espírito animal.
Nova Temporada
Informações, comentários e curiosidades sobre a produção de seriados de todas as épocas.Mais colunistas
Edição 24672 de março de 2016Não era blefeDilma foi advertida: a Lava Jato poderia ligar o petrolão à sua campanha. A ameaça era realÍNDICEASSINE VEJA
Fale conosco
Abril SAC
Para anunciar
Termos de uso
Política de privacidade
VERSÃO MÓVEL
Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário