LIBERTAR.in :: Seja livre, antes que seja tarde!
"BRASIL SERÁ INCENDIADO POR GREVES E OCUPAÇÕES" SE HOUVER IMPEACHMENT, DIZ LÍDER DO MTST
SE DILMA DECRETAR ESTADO DE DEFESA, ESTARÁ ASSINANDO SUA SENTENÇA DE “MORTE” COMO PRESIDENTE, DIZ REVISTA SOCIEDADE MILITAR
ESTADO ISLÂMICO TREINOU AO MENOS 400 TERRORISTAS PARA ATACAR EUROPA
MINISTRA 'SUBSTITUTA' DE LULA NA CASA CIVIL É CASADA COM 'GENERAL' DO MST
DOCUMENTOS DA ODEBRECHT LISTAM MAIS DE 200 POLÍTICOS E VALORES RECEBIDOS; VEJA QUEM SÃO
URGENTE! SENADOR DENUNCIA QUE DILMA ESTÁ PRESTES A DECRETAR "ESTADO DE DEFESA" PARA APLICAR GOLPE NO PAÍS
DESEMPREGO ATINGE 8,2% MAS NA VERDADE PODE SER O DOBRO!
DEBOCHE: DILMA AGRADECE PUBLICAMENTE A TEORI POR DECISÃO QUE TIROU LULA DAS MÃOS DE MORO
SÃO PAULO REGISTRA 157 CASOS DE H1N1 NOS TRÊS PRIMEIROS MESES DO ANO
"BRASIL SERÁ INCENDIADO POR GREVES E OCUPAÇÕES" SE HOUVER IMPEACHMENT, DIZ LÍDER DO MTST
Posted: 23 Mar 2016 07:38 PM PDT
O líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e da Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos, disse que os movimentos sociais que ele coordena não aceitarão passivamente caso a presidenteDilma Rousseff sofra um impeachment. "[O Brasil será] incendiado por greves, ocupações e mobilizações. Não haverá um dia de paz no Brasil", afirma, segundo informações da Agência Estado.
"Há setores do mercado que acham que vão tirar Dilma e vão fazer as "reformas estruturais" que se precisa para a sociedade brasileira. O escambau. Este País vai ser incendiado por greves, por ocupações, mobilizações, travamentos. Se forem até as últimas consequências nisso não vai haver um dia de paz no Brasil."
As frases foram ditas em uma coletiva de imprensa realizada para anunciar atos que estão marcados para a próxima quinta-feira (24) em todo o País. Os coordenadores dos movimentos sociais esperam levar 50 mil pessoas ao Largo da Batata, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, conhecida por ser o centro financeiro de São Paulo. A ideia é que os manifestantes caminhem até a sede da Rede Globo na região da Berrini. O ato está marcado para às 17h (horário de Brasília).
Via: Infomoney
SE DILMA DECRETAR ESTADO DE DEFESA, ESTARÁ ASSINANDO SUA SENTENÇA DE “MORTE” COMO PRESIDENTE, DIZ REVISTA SOCIEDADE MILITAR
Posted: 23 Mar 2016 06:15 PM PDT
A Revista Sociedade Militar comentou a denúncia do Senador Ronaldo Caiado, que afirma que a presidente Dilma está cogitando decretar Estado de Defesa no Brasil. Para a equipe da Revista, Dilma "estará assinando sua sentença de "morte" como Presidente" se o fizer.
O governo DILMA então diz que não existe no momento paz social e ordem pública?
Em que locais a presidente acredita que não há ordem?
O estado de DEFESA é estabelecido por DECRETO. Mas, prestem atenção nisso, tem que ser APRECIADO pelo CONGRESSO NACIONAL em 24 horas.
O senador Caiado disse agora há pouco:
"Recebemos informações de que o governo estaria consultando o Ministério da Defesa para a possibilidade de decretar "Estado de Defesa", conforme prevê a Constituição em seu Artigo 136. O PT, Dilma e Lula querem criar esse clima de conflito e tensão para decretar uma medida excepcional que, entre outras atribuições, restringe direitos a: a) reunião, ainda que exercida no seio das associações; b) sigilo de correspondência; c) sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;"
A opinião da equipe da Revista Sociedade Militar aponta para o contrário. Dilma não teria coragem de decretar estado de DEFESA. Se o fizer estará assinando sua sentença de "morte" como Presidente.
Nada indica que DILMA Roussef deseja aumentar a influencia dos MILITARES na situação atual, uma das coisas que a esquerda mais teme é ver os militares assumindo o controle da situação.
Portanto, não cremos que a presidente DILMA, apesar das inúmeras ações precipitadas, faça uma burrada desse tipo.
Ao restringir a liberdade de associação e quebrar sigilos de comunicação em geral a Presidente ia tocar nos direitos de 200 milhões de brasileiros. Ia gerar a maior insatisfação com o governo desde o confisco das poupanças, aí sim o povo ia para as ruas. Talvez a PAULISTA lotasse no mesmo dia. Iam prender 3 milhões de pessoas? Jamais.
Se nós pudéssemos dar um conselho para a presidente nesse momento , para por fim logo ao seu governo, diríamos: Isso Dilma, vá lá e decrete ESTADO de DEFESA.
Mas, a decisão não é somente de DILMA Rouseff. Ela tem que consultar o conselho da República e o Conselho de DEFESA Nacional, que tem entre seus membros os comandantes MILITARES.
Via Folha Política
ESTADO ISLÂMICO TREINOU AO MENOS 400 TERRORISTAS PARA ATACAR EUROPA
Posted: 23 Mar 2016 05:54 PM PDT
O grupo Estado Islâmico treinou ao menos 400 terroristas para atuar em atentados na Europa, criando células extremistas como as que atacaram Bruxelas e Paris e que são orientados a escolher a hora, o lugar e o método que levem ao maior número de mortos, apurou a Associated Press.
A rede de células terroristas ágeis e semiautônomas mostram o alcance do grupo na Europa, mesmo que ele esteja perdendo terreno na Síria e no Iraque.
As fontes, incluindo oficiais da inteligência europeia e iraquiana e um procurador francês que acompanha as redes jihadistas, descrevem campos na Síria, no Iraque e possivelmente no antigo bloco soviético nos quais combatentes são treinados para atacar o Ocidente.
Antes de ser morto em uma perseguição policial, o líder dos ataques de 13 de novembro em Paris afirmou que entrou na Europa em um grupo multinacional de 90 combatentes, que se espalharam "praticamente para todo lugar".
Segundo estimativas, de 400 a 600 terroristas do EI foram treinados especificamente para ataques externos, de acordo com as fontes ouvidas, incluindo a senadora francesa Nathalie Goulet, co-diretora de uma comissão que rastreia redes jihadistas. "A realidade é que se soubéssemos exatamente quantas redes havia, isto não estaria acontecendo", disse ela.
As unidades parecem ser lideradas por falantes de francês com ligações com o norte da África, a França e a Bélgica, que são responsáveis por desenvolver estratégias para ataques na Europa, afirmou um oficial de segurança europeu que não quis dar o nome porque não está autorizado a dar entrevistas sobre o tema.
Unidades especiais foram criadas. O treino é longo e o objetivo parece não ser mais só matar o máximo de gente, mas efetuar o maior número de ações terroristas possível, para que o inimigo seja forçado a gastar mais dinheiro e homens."
Ele também tem familiaridade com interrogatórios de ex-terroristas que voltaram à Europa. Alguns ficaram presos depois de deixar o EI e outros foram expulsos do grupo terrorista. Entre eles, há muçulmanos e convertidos de toda a Europa.
Os combatentes nessas unidades são treinados em estratégias de campo de batalha, explosivos e técnicas de vigilância e contra-vigilância, afirmou o oficial.
"A diferença é que em 2014, alguns desses jihadistas do EI tinham recebido treinamento por apenas um par de semanas", diz. "Agora a estratégia mudou. Unidades especiais foram criadas. O treino é mais longo. E o objetivo parece não ser mais apenas matar o máximo possível de pessoas, mas efetuar o maior número de ações terroristas possível, para que o inimigo seja forçado a gastar mais dinheiro e homens. É esse o rimo das operações terroristas de agora."
Fugitivo de Paris criou outra célula terrorista
A prisão na última sexta-feira do fugitivo Salah Abdeslam não impediu o ataque múltiplo em Bruxelas apenas quatro dias depois.
Assim como em Paris, autoridades belgas buscam por ao menos um fugitivo dos ataques de terça-feira. O medo é de que o homem, cuja identidade ainda não é conhecida, siga os passos de Abdeslam.
Depois de fugir de Paris imediatamente após os ataques de novembro, Abdeslam criou uma nova rede em seu bairro natal em Bruxelas, Molenbeek, de acordo com o ministro do exterior belga Didier Reynders.
"Ele não apenas escapou da perseguição como organizou outro ataque, com cúmplices em todo lugar. Com cintos explosivos. Dois ataques organizados do mesmo jeito que os de Paris. E sua prisão foi uma resposta: 'E se ele tivesse sido preso?''Nós te mostraremos que isso não muda nada'", disse a senadora Nathalie Goulet.
Ao reivindicar responsabilidade pelos ataques de Bruxelas, o Estado Islâmico descreveu uma "célula secreta de soldados" enviada a Bruxelas com esse objetivo.
Essas células foram confirmadas pela Europol – a agência da polícia europeia, que informou em um relatório de janeiro que oficiais da inteligência acreditavam que o grupo tinha "desenvolvido um comando de ações externas treinado para ataques no estilo forças especiais".
Via: G1
MINISTRA 'SUBSTITUTA' DE LULA NA CASA CIVIL É CASADA COM 'GENERAL' DO MST
Posted: 23 Mar 2016 05:41 PM PDT
A Casa Civil atualizou seu site na noite desta terça-feira (22). Até o início da noite, Jaques Wagner, atual chefe de gabinete da Presidência da República, constava ainda como ministro nas páginas de agenda do ministro e de "Conheça o ministro", que traz foto e breve currículo do titular da pasta.
Agora, nesta última página, constam informações da ministra substituta Eva Chiavon, ainda sem foto. "Eva Maria Cella Dal Chiavon é natural da cidade de Chapecó-SC, onde nasceu em 16 de dezembro de 1960. Graduou-se Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia, pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (FEUC) e possui especialização em Saúde Pública e em Planejamento Estratégico Público Participativo. Durante sua trajetória profissional ocupou diversos cargos públicos", diz a descrição.
Mais cedo, a Casa Civil anunciou que Lula não constará mais no Diário Oficial da União como ministro "em face da comunicação pelo Poder Judiciário de que foi suspensa a eficácia do ato de nomeação" do ex-presidente.
"A partir de hoje, o nome da Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República Substituta, Sra. Eva Chiavon, passará a constar do Expediente do Diário Oficial da União, em face da comunicação pelo Poder Judiciário de que foi suspensa a eficácia do ato de nomeação do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva no referido cargo. Importante registrar que não houve nenhum ato assinado por Luiz Inácio Lula da Silva no cargo", diz a íntegra da nota assinada pela chefe da assessoria de comunicação da pasta, Sonia Carneiro, distribuída na tarde desta segunda-feira.
Apesar da suspensão decretada pelo STF, o governo vinha tratando Lula oficialmente como titular da pasta. Desde quinta-feira, 17, dia seguinte à nomeação, Lula era identificado no Diário Oficial da União (DOU) como ministro de Estado chefe da Casa Civil. A Imprensa Nacional, responsável pela edição do DOU, é subordinada à Casa Civil.
Notificação
A Casa Civil alegou que o nome de Lula estava sendo publicado no DOU como ministro da Casa Civil porque a Presidência da República ainda não havia sido notificada pela Justiça da decisão do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de "sustar a eficácia da nomeação". Como o comunicado só chegou ao Planalto na tarde desta terça-feira, a partir de amanhã, os atos relativos à Casa Civil no Diário Oficial estarão assinados pela secretária-executiva da pasta, Eva Chiavon.
De acordo com a Casa Civil, a decisão judicial primeiro foi encaminhada para a Advocacia-Geral da União (AGU) e, somente nesta terça-feira, é que chegou ao departamento jurídico do Planalto. Lula tomou posse no dia 17 de março. Mas sua nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial de quarta-feira, dia 16 de março. Com isso, seu nome constava como titular da Casa Civil nas edições do Diário Oficial de 17, 18, 21 e 22 de março. A partir de amanhã, quarta-feira, os atos já terão o nome de Eva.
A Casa Civil informa, no entanto, que Lula não assinou efetivamente nenhum ato. O ministro da Advocacia Geral da União, José Eduardo Cardozo, também assegurou que "o presidente Lula não está praticando nenhuma ação porque a liminar sustou a eficácia".
Via: Folha Política
DOCUMENTOS DA ODEBRECHT LISTAM MAIS DE 200 POLÍTICOS E VALORES RECEBIDOS; VEJA QUEM SÃO
Posted: 23 Mar 2016 05:18 PM PDT
Documentos apreendidos pela Polícia Federal listam possíveis repasses da Odebrecht para mais de 200 políticos de 18 partidos políticos. É o mais completo acervo do que pode ser a contabilidade paralela descoberta e revelada ontem (22.mar.2016) pela força-tarefa da Operação Lava Jato.
As planilhas estavam com Benedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, e conhecido no mundo empresarial como "BJ''. Foram apreendidas na 23ª fase da operação Lava Jato, batizada de "Acarajé", realizada no dia 22.fev.2016.
Como eram de uma operação de 1 mês atrás e só foram divulgados públicos ontem (22.mar) pelo juiz federal Sérgio Moro, os documentos acabaram não sendo mencionados no noticiário sobre a Lava Jato.
As planilhas são riquíssimas em detalhes –embora os nomes dos políticos e os valores relacionados não devam ser automaticamente ser considerados como prova de que houve dinheiro de caixa 2 da empreiteira para os citados. São indícios que serão esclarecidos no curso das investigações da Lava Jato.
Os documentos relacionam nomes da oposição e do governo: são mencionados, por exemplo, Aécio Neves (PSDB-MG), Romero Jucá (PMDB-RR), Humberto Costa (PT-PE) e Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, entre vários outros.
A apuração é dos repórteres do UOL André Shalders e Mateus Netzel. Eis exemplos de planilhas apreendidas:
A maior parte do material é formada por tabelas com menções a políticos e a partidos.
Várias dessas planilhas trazem nomes, cargos, partidos, valores recebidos e até apelidos atribuídos aos políticos.
Algumas tabelas parecem fazer menção a doações de campanha registradas no TSE. Há CNPJs e números de contas usadas pelos partidos em 2010, por exemplo.
Parte significativa da contabilidade se refere à campanha eleitoral de 2012, quando foram eleitos prefeitos e vereadores. As informações declaradas no SPCE (Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, do TSE) desse ano não correspondem às dispostas nas tabelas. Na planilha acima, por exemplo, as siglas OTP e FOZ aparecem assinaladas ao lado de diversos candidatos, mas nem Odebrecht TransPort nem Odebrecht Ambiental (Foz do Brasil) realizaram doações registradas naquela eleição.
Em 2012, a Construtora Norberto Odebrecht doou R$ 25.490.000 para partidos e comitês de campanha e apenas R$50 mil para uma candidatura em particular –a de Luiz Marinho, candidato do PT à prefeitura de São Bernardo do Campo (SP).
Em 2014, a soma de doações da construtora foi de R$ 48.478.100, divididos entre candidaturas individuais e comitês dos partidos. Em 2010, o total foi de R$ 5,9 milhões, apenas para partidos e comitês de campanha.
APELIDOS
Eis alguns apelidos atribuídos aos políticos nos documentos da Odebrecht, vários com conteúdo derrogatório:
- Jaques Wagner: Passivo
- Eduardo Cunha: Carangueijo
- Renan (Calheiros): Atleta
- José Sarney: Escritor
- Eduardo Paes: Nervosinho
- Humberto Costa: Drácula
- Lindbergh Farias: Lindinho
- Manuela D'Ávila: Avião
COPA E LEBLON
A papelada que serve de base para este post foi apreendida por 4 equipes da PF em 2 endereços ligados a Benedicto Barbosa Jr. no Rio de Janeiro nos bairros do Leblon e de Copacabana.
Além das tabelas, há dezenas de bilhetes manuscritos, comprovantes bancários e textos impressos. Alguns dos bilhetes fazem menção a obras públicas, como a Linha 3 do Metrô do Rio.
Um dos textos refere-se, de forma cifrada, às regras internas de funcionamento do cartel de empreiteiras da Lava Jato. O grupo é chamado de "Sport Club Unidos Venceremos".
O juiz federal Sérgio Moro liberou ontem (22.mar.2016) o acesso ao material apreendido com outros alvos da Acarajé. São públicos os documentos apreendidos com Mônica Moura, mulher do publicitário João Santana, e com o doleiro Zwi Skornicki, entre outros.
ÍNTEGRA DOS DOCUMENTOS
Clique aqui para saber em qual documento e página cada político é mencionado. Depois, escolha o arquivo correspondente na lista abaixo:
Arquivo 1
Arquivo 2
Arquivo 3
Arquivo 4
Arquivo 5
Arquivo 6
Arquivo 7
Arquivo 8
Arquivo 9
Arquivo 10
Arquivo 11
Arquivo 12
OUTRO LADO
A Odebrecht foi procurada pelo Blog. Nesta 4ª (23.mar.2016), a assessoria da empreiteira enviou esta nota: "A empresa e seus integrantes têm prestado todo o auxílio às autoridades nas investigações em curso, colaborando com os esclarecimentos necessários''.
Todos os políticos citados, já procurados por causa de outras reportagens, negam ter recebido doações ilegais em suas campanhas.
Via: Folha Política
URGENTE! SENADOR DENUNCIA QUE DILMA ESTÁ PRESTES A DECRETAR "ESTADO DE DEFESA" PARA APLICAR GOLPE NO PAÍS
Posted: 23 Mar 2016 05:03 PM PDT
A coisa está muito séria! O PT está desesperado! Eles querem provocar uma guerra no país!
O senador Ronaldo Caiado denuncia, através das redes sociais, que Dilma estaria consultando o Ministério da Defesa para decretar "Estado de Defesa" e assim proibir manifestações e quebrar sigilos. O senador afirma que tal medida precisaria ser aprovada pelo Congresso. Segundo Caiado, "Trata-se de uma manobra para tentar desviar das graves e inexplicáveis denúncias. Promovem uma suposta insurgência para desestabilizar o país".
Leia o texto de Caiado:
Recebemos informações de que o governo estaria consultando o Ministério da Defesa para a possibilidade de decretar "Estado de Defesa", conforme prevê a Constituição em seu Artigo 136.
O PT, Dilma e Lula querem criar esse clima de conflito e tensão para decretar uma medida excepcional que, entre outras atribuições, restringe direitos a:
a) reunião, ainda que exercida no seio das associações;
b) sigilo de correspondência;
c) sigilo de comunicação telegráfica e telefônica;
Trata-se de uma manobra para tentar desviar das graves e inexplicáveis denúncias. Promovem uma suposta insurgência para desestabilizar o país.
O Decreto precisaria vir ao Congresso 24 horas depois de promulgado e precisaria de maioria absoluta. Não vamos em hipótese alguma deixar isso avançar.
Via: Folha Política
DESEMPREGO ATINGE 8,2% MAS NA VERDADE PODE SER O DOBRO!
Posted: 23 Mar 2016 03:39 PM PDT
O desemprego no Brasil atingiu 8,2% em fevereiro, índice maior do que o registrado em janeiro, de 7,6%, e também superior ao visto em fevereiro de 2015, de 5,8%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira. O resultado foi o maior para o segundo mês do ano desde 2009, quando chegou a 8,5%. Considerando todos os meses, é a mais elevada desde maio de 2009, quando ficou em 8,8%.
A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) abrange o mercado de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do país. A expectativa em pesquisa da Reuters era de que a taxa chegaria a 8,1% por cento no mês na mediana das previsões.
Em fevereiro, a população desocupada cresceu 7,2% em relação a janeiro e alcançou 2 milhões de pessoas. Já na comparação com o mesmo mês de 2015, o aumento foi de 39%. Já a a população ocupada foi estimada em 22,6 milhões, uma queda de 1,9% em relação ao mês anterior e de 3,6% sobre fevereiro do ano passado.
A VERDADE: ÍNDICE VERDADEIRO PODE SER O DOBRO?
Esse índice é maquiado, provavelmente é o dobro disso.
"A metodologia do IBGE é totalmente ridícula. Um malabarista de semáforo é considerado empregado. Um sujeito que vende bala no semáforo também está empregadíssimo. Um sujeito que lavou o carro do vizinho na semana passada em troca de um favor é considerado empregado (ele entra na rubrica de 'trabalhador não remunerado'). Se um sujeito estava procurando emprego há 6 meses, não encontrou nada e desistiu temporariamente da procura, ele não está empregado mas também não é considerado desempregado. Ele é um "desalentado". Como não entra na conta dos desempregados, ele não eleva o índice de desemprego."
Fonte: Veja e http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1471
DEBOCHE: DILMA AGRADECE PUBLICAMENTE A TEORI POR DECISÃO QUE TIROU LULA DAS MÃOS DE MORO
Posted: 23 Mar 2016 02:24 PM PDT
A presidente Dilma Rousseff destacou, nesta quarta-feira (23), que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki "estabelece o primado na lei nas relações dos órgãos que investigam". Para Dilma, a divulgação dos áudios entre o ex-presidente Lula e pessoas como foro privilegiado "foi um absurdo."
Na noite de terça-feira (22), Teori determinou que o juiz federal Sérgio Moro enviasse ao STF as investigações envolvendo Lula. Na decisão, o ministro também colocou em sigilo as conversas telefônicas grampeadas que envolvam Dilma. Com base em jurisprudência da Corte, o ministro destacou que cabe apenas ao STF decidir sobre a necessidade de desmembramento de investigações que envolvam autoridades com prerrogativa de foro. A decisão liminar também suspende a decisão da 13ª Vara Federal que autorizou a divulgação das conversações telefônicas interceptadas entre a presidente e Lula.
"A decisão do ministro Teori é importante porque estabelece o primado na lei nas relações dos órgãos que investigam com o presidente Lula. Acho que foi um absurdo [a divulgação de áudios] no sentido de que feriu a base do estado democrático de direito e as garantias e direitos constitucionais da Presidência da República vazar diálogo [de Lula] com a presidenta", afirmou Dilma durante visita uma instalação militar em Brasília.
A presidente destacou ainda a importância de os processos investigativos e judiciais serem feitos dentro da lei. "A base do estado democrático é o cumprimento por todos da legislação". Dilma também reforçou que "vazar diálogos pessoais que não fazem parte da investigação é uma violência e um padrão que não se deve aceitar ou compactuar", pois atinge "a todos".
"Nenhuma democracia moderna – não estou discutindo países de exceção – compactua com esse tipo de prática. Acho que a sociedade brasileira conquistou a duras penas o processo que nos levou à construção do que temos hoje: um país com liberdade de expressão, de manifestação e instituições sólidas. Respeitá-las e preservá-las é o nosso objetivo", completou.
Via: Folha Política
SÃO PAULO REGISTRA 157 CASOS DE H1N1 NOS TRÊS PRIMEIROS MESES DO ANO
Posted: 23 Mar 2016 02:14 PM PDT
O número de casos registrados de H1N1 no Estado de São Paulo durante os três primeiros meses de 2016 já é superior ao que foi contabilizado em todo o país, durante todo o ano passado. Até agora, foram identificados no Estado 157 pacientes com a infecção pelo vírus. Durante os doze meses de 2015, foram contabilizados 141 casos em todos os Estados do país.
O número de mortes também surpreende. Até agora, foram identificados 30 óbitos no Brasil - nos 12 meses de 2015, foram 30. "Há de fato um aumento de casos da infecção, sobretudo no centro-oeste paulista", afirmou o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. "Por enquanto, no entanto, não é uma situação de alerta. Estamos acompanhando a situação em todos os Estados", observou.
O número de casos em São Paulo é muito superior ao que foi identificado em outros Estados. Santa Catarina até o momento contabilizou 10 infecções, o mesmo número que a Bahia. Minas Gerais teve três registros, enquanto Rio de Janeiro e Pernambuco contabilizaram dois casos, cada um. Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tiveram também o mesmo número de registros: 1 caso.
Depois de ser identificado e de provocar uma pandemia em 2009, o H1N1 nunca mais saiu de cena. Ele continua presente em vários países do mundo. Justamente por isso, ele sempre é incluído na fórmula da vacina contra gripe, preparada com as cepas mais frequentes em determinadas regiões.
A vacina deste ano contra gripe deverá mais uma vez incluir o H1N1. O imunizante, no entanto, ainda não está disponível. "Justamente por ser feita com as cepas que mais circulam nos meses anteriores, a vacina é feita sempre numa corrida contra o relógio", conta Maierovitch.
O imunizante que será usado no país levará em sua composição as cepas que mais circularam no hemisfério norte. "Não há perspectivas de o produto ficar pronto antes de abril", disse.
Maierovitch afirma haver uma tendência de se tentar, todos os anos, antecipar a vacinação. "Mas não há como isso ser feito. É preciso se aguardar o preparo do imunizante." Não há ainda uma explicação para São Paulo apresentar um aumento de casos, sobretudo nos primeiros meses do ano. Tradicionalmente, o aumento de casos começa nos meses do outono.
O diretor descartou a ligação entre o aumento de casos e a redução da cobertura vacinal. De acordo com ele, as vacinas contra gripe geram uma imunidade que varia entre seis meses e um ano. "Teoricamente, parte das pessoas que se vacinaram já podem estar agora suscetíveis."
Via: UOL
You are subscribed to email updates from LIBERTAR.in | Movimento Libertar - Pela causa de Cristo!.
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States
Nenhum comentário:
Postar um comentário