Desconstruindo as mistificações de um intelectual petista em coluna de jornal | Reinaldo Azevedo | VEJA.com
Ad by Breaking News Alert
Colunistas
Assine VEJA
REINALDO AZEVEDO
RADAR ON-LINE
AUGUSTO NUNES
VEJA MERCADOS
FELIPE MOURA BRASIL
NOVA TEMPORADA
CIDADES SEM FRONTEIRAS
INOVAÇÃO
Colunistas
Reinaldo Azevedo
Blog Reinaldo Azevedo
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
sobre
Reinaldo Azevedo, jornalista, escreve este blog desde 2006. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas).
Desconstruindo as mistificações de um intelectual petista em coluna de jornal
André Singer acusa a “mídia”, onde ele já foi chefão, de conspirar contra o PT. É mesmo? Então cobro que ele conte as conspirações de que já participou. Além de provar que está errado
Por: Reinaldo Azevedo 26/12/2015 às 5:47
4762 Compartilhamentos
Estou mais ou menos de férias, como sabem. Por três semanas, deixarei de publicar minha coluna na Folha, “Os Pingos nos Is” só voltam ao ar no dia 11, na Jovem Pan, e este blog está em ritmo mais lento. Mas, a exemplo do que faço desde 2006, sempre que acho necessário, volto a esta, como se dizia antigamente, tribuna!
André Singer, colunista da Folha e ex-porta-voz de Lula, escreve neste sábado um artigo de uma desonestidade intelectual como raramente vi. A coisa é particularmente séria no que diz respeito ao pensamento porque Singer é professor de sociologia da USP. Pertence àquele grupo seleto de pessoas que é pago pelo estado para pensar com independência. Esquerdista que é, Singer certamente está entre aqueles que acham que o ente público que lhe garante o salário não é “neutro”. Aí ele se dá o direito de enfiar o pé na jaca.
O professor escreve um artigo para tentar demonstrar que a imprensa protege os escândalos tucanos e superdimensiona os petistas, alimentando a falácia de que existe uma conspiração na “mídia” — ele emprega essa palavra — contra o seu partido. André — eu o trato pelo prenome para distingui-lo de outro Singer, o Paul, seu pai, também membro do partido — sabe que isso é mentira. Talvez eu deixasse passar em branco se outro escrevesse as mesmas bobagens. Não ele. E, antes de desmontar suas falácias, explico por quê.
André foi secretário de Redação da Folha. À época em que exerceu essa função, estava logo abaixo do diretor de redação. Como se brinca, era o cara que mandava soltar e prender no jornal. E todos sabem que ele exerceu seu cargo com bastante altanaria. Sua irmã, Suzana Singer, anos depois, ocupou o mesmo cargo. Mais tarde, tornou-se ombudsman — é aquela senhora que me chamou de cachorro quando fui convidado para ser colunista no jornal. Ela não reconhecia em mim a isenção e a serenidade para exercer tal ofício. Não sei se entenderam a graça da coisa.
Muito bem! Se a mídia conspira contra o PT, a família Singer deve ter larga experiência nessa conspiração, já que dois de seus membros exerceram cargos de comando no principal jornal do país. Pergunto:
– alguma vez foram convocados pelo patrão para distorcer a notícia?;
– alguma vez receberam a orientação para perseguir petistas e proteger tucanos?;
– alguma vez tiveram de omitir uma notícia favorável ao PT?;
– alguma vez tiveram de inventar uma notícia contrária ao PT?;
– alguma vez foram forçados a carregar nas tintas contra o petismo?;
– alguma vez foram forçados a minimizar malfeitos tucanos?;
– alguma vez passaram a seus subordinados essa orientação?
Como, estou certo, ambos responderiam “não” a cada uma dessas indagações, pergunto: de quem exatamente André está a falar? Qual é a mídia que distorce? Ou será que esse é um defeito de caráter que atinge outros chefes de redação, mas que jamais afetaria a pureza e a independência de um Singer?
Na Folha, fui editor adjunto de política e coordenador de política da Sucursal de Brasília. Vai ver tenho cara de bobo, e ninguém me chama para conspirar por isso. André e Suzana certamente não participaram de conspiratas por excesso de caráter — devem ter deixado isso para os outros. E eu não participei por falta de esperteza: ninguém me queria para organizar tramoias.
Truque antigo
André recorre a um velho truque da esquerda, que remonta aos escritos de Lênin sobre imprensa. Segundo aquele tarado homicida, ela era necessariamente reacionária porque não controlada pela classe operária — ou, no paradigma leninista, pelos bolcheviques. Lênin, ao menos, tinha a honestidade de dizer que imprensa ruim era toda aquela que não fosse partidária — do seu partido. André omite essa pretensão.
Escreve o articulista (em negrito):
O pagamento de R$ 60 milhões por parte da Alstom, como indenização por uso de propina no mandato do pessedebista Mário Covas em São Paulo (Folha, 22/12), a revelação de que a dobradinha Nestor Cerveró-Delcídio do Amaral remonta ao tempo em que ambos serviam ao governo Fernando Henrique Cardoso (Folha, 18/12) e a condenação do ex-presidente tucano Eduardo Azeredo a 20 anos de prisão (Folha, 17/12), por esquema análogo ao que levou José Dirceu à cadeia em 2012 (condenado à metade do tempo), confirmam que há dois pesos e duas medidas no tratamento que a mídia dá aos principais partidos brasileiros.
Enquanto o PT aparece, diuturnamente, como o mais corrupto da história nacional, o PSDB, quando apanhado, merece manchetes, chamadas e registros relativamente discretos. O primeiro transita na área do megaescândalo, ao passo que o segundo ocupa a dimensão da notícia comum.
Vamos lá:
1: O caso Alstom mereceu e merece atenção enorme do jornalismo. A única coisa que foi abordada com discrição pela imprensa foi o papel ativo que teve o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesse episódio, atuando em dobradinha com um deputado petista e com o comando do Cade para tentar implicar o governo de São Paulo na tramoia. Cardozo teve de admitir que enviou, imaginem vocês!, um papel apócrifo ao Cade. A atuação foi de tal sorte exótica que despertou a atenção até da moribunda Comissão de Ética Pública.
2: É claro que houve corrupção em outros períodos da história. A questão é saber quando os corruptos estão num empreendimento pessoal, ou mesmo grupal, e quando atendem a um projeto de poder. Se André tem a informação de que a sujeira serviu ao PSDB, ao governo Covas ou a outros, que, então, diga.
3: Afirmar que “que a dobradinha Nestor Cerveró-Delcídio do Amaral remonta ao tempo em que ambos serviam ao governo Fernando Henrique Cardoso” chega a ser asqueroso. Ambos eram funcionários da Petrobras. De que maneira o PSDB ou o governo FHC se beneficiaram das sem-vergonhices da dupla? André quer fazer de conta que alhos e bugalhos são a mesma coisa.
4: Quem disse que se dá pouco destaque ao caso Azeredo? É uma mentira verificável pelos fatos. Singer deveria observar, por exemplo, que a condenação do ex-governador de Minas, ainda em primeira instância, é maior do que a de qualquer político do mensalão.
O militante petista André não está obrigado a fazer a distinção que vem agora, mas o professor está — se pretende encarar os seus alunos com um mínimo de verdade: o que se chamou de “mensalão mineiro”, mesmo na versão mais extrema, consistiu no uso da máquina pública para fazer caixa de campanha. Tendo acontecido como se diz, a prática é criminosa e tem de ser punida.
Mensalão e petrolão são outra coisa. Trata-se de máquinas de assalto ao estado, de que o crime eleitoral é apenas a sua expressão menos maligna. De resto, Azeredo perdeu a reeleição. O mensalão e o petrolão constituíram formas de criar uma República paralela na vigência dos governos Lula e Dilma.
Por que André distorce tão miseravelmente a verdade?
Ora, o objetivo é empurrar a imprensa não para a neutralidade, mas para a compensação. Ao acusar o jornalismo — majoritariamente petista e de esquerda, diga-se — de perseguir o PT, André pretende incitar as franjas do partido nas redações a cobrar “isenção”, que consistiria, então, em praticar equilibrismo, de sorte que PT e PSDB tivessem um mesmo número de “notícias negativas” no terreno moral. Como se o país tivesse assistido em qualquer tempo a coisas como mensalão, petrolão e eletrolão.
O ápice da empulhação teórica está aqui:
Isso não alivia a situação do PT, o qual, como antigo defensor da ética, tinha compromisso de não envolver-se com métodos ilícitos de financiamento. No entanto, o destaque desequilibrado distorce o jogo político, gerando falsa percepção de excepcionalidade do Partido dos Trabalhadores. A salvaguarda do PSDB pelos meios de comunicação reforça a tese de que o objetivo é destruir a real opção popular e não regenerar a República.
Pela ordem:
1: Notem que André não se refere ao PT como “ex-defensor da ética”, mas como “antigo”, no sentido mesmo do anterioridade, quiçá do pioneirismo… Santo Deus!
2: André restringe aos crimes do PT aos de financiamento de campanha. É mentira!
3: Mas, ora vejam, o pioneiro da ética, agora, só não quer um tratamento excepcional: o partido exige ser tratado como um corrupto semelhante aos outros.
4: Observem que, na pena de André, só existe uma “real opção popular”: o PT! E a imprensa, na qual a família Singer saber ser chefe, estaria interessada em destruir tal opção. É mesmo? O que André, o chefe, fez em favor de tal intuito?
Mais adiante, avança:
Se a mídia quisesse, de fato, equilibrar o marcador, aproveitaria o gancho para mostrar que juízes, procuradores e policiais, vistos em conjunto, têm sido parciais. Enquanto a máquina investigatória avança de maneira implacável sobre o PT, o PSDB fica protegido por investigações que andam a passo bem lento. Aposto que se uma vinheta do tipo “e o metrô de São Paulo?” aparecesse todo dia na imprensa, em poucas semanas teríamos importantes novidades.
Desconstrua-se:
1: André, o ex-jornalista que ainda não conquistou a devida independência para ser um intelectual, não está interessado nem em jornalismo nem em Justiça: ele quer é “equilibrar o marcador”. A imprensa só seria isenta no dia em que o noticiário negativo sobre PT e PSDB fosse o mesmo, independentemente dos crimes cometidos por um e por outro.
2: O colunista também quer que se abandone a notícia em nome de uma abordagem puramente ideológica e persecutória: cobra que se demonstre a parcialidade dos investigadores. Bem, ele poderia ter usado o seu texto para elencar nomes e fatos, por exemplo. O que ele próprio não faz seria um dever indeclinável do jornalismo. E que se destaque: ele ainda pode fazê-lo. As redes sociais estão aí.
3: Prático, André chega a sugerir uma campanha: “E o metrô de São Paulo?”.
No fecho patético de seu artigo, dispara:
Hipótese plausível é que os investigadores poupem o PSDB exatamente porque sabem que não contariam com a simpatia da mídia se apertassem o cerco aos tucanos. Conforme deixa claro o juiz Sergio Moro no artigo de 2004 sobre a “mãos limpas” na Itália, a aliança com a imprensa é crucial para o sucesso desse tipo de empreitada. Trata-se de um sistema justiça-imprensa, que aqui tem agido de modo gritantemente seletivo.
Dou de barato que os Singers, quando chefes de redação, jamais foram chamados para uma conspiração. Ou a teriam denunciado, não? Por que, então, outros desempenhariam tal papel?
Segundo André, o “sistema justiça-imprensa” tem agido no Brasil de modo “gritantemente seletivo”. É… A gente percebe isso pelos efeitos… Mesmo com tanta conspiração, o PT caminha, caso Dilma se segure, para 16 anos no poder. Se dele for apeado, terá sido apenas e exclusivamente por sua obra e por suas escolhas.
O militante André Singer tem o direito de falar a asneira que quiser lá nos domínios do partido e para consumo de sua economia interna. Aquele que escreve na Folha é mais do que o militante — até porque, nesse quesito, há outros mais qualificados e graduados do que ele. O autor do artigo é também um professor de sociologia de uma universidade pública. As duas condições lhe cassam a faculdade de mentir.
A propósito: André foi secretário de Redação da Folha entre 1987 e 1988. Ele procurava “equilibrar o marcador” da cobertura entre as lambanças do governo Sarney e as da oposição, inclusive as do PT?
Sossegue, rapaz! Assim que você e sua turma forem levados pelo eleitorado para a oposição, a imprensa continuará a ser mais crítica com o governo — com o governo de turno. Porque essa é a natureza do jogo, pouco importando quem esteja no poder. Ao menos tem de ser assim com a imprensa séria, aquela que incomoda o PT. Aquela de que André não gosta mais.
Petista, desde que o PT existe, André sempre foi. Mas ele já soube se comportar como um jornalista. Infelizmente, na academia, ele não conseguiu ainda perceber a dimensão de um professor, repetindo o erro grotesco de outros que se comportam, na universidade, como esbirros de um partido.
Se André quer ser apenas um prosélito, deveria cair na militância pra valer e se candidatar a um cargo no partido.
Voltar para a home TAGs:André Singer PT
Comentários
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
*
* (O e-mail não será publicado)
Dezembro 26, 2015 às 8:15 pm
O PT acabou, aceita que doí menos
Dezembro 26, 2015 às 8:14 pm
Sabe seu Singer, vou fazer um comentário sintético para contestar seu texto. O PT é um partido em que seus membros, no geral, mentem, mais do que mentem, enganam, são anti-éticos, enquanto no PSDB há um ou outro político que mente, mas não é marca do partido. No PT, temos o Lula, um grande mentiroso, um grande enganador, temos a Dilma, idem e assim vai. Isto o senhor não pode contestar porque é uma coisa evidente. Só não vê quem não quer mesmo.
Quanto a mídia, também, é evidente que ela, no geral com muito poucas exceções, usa de, pelo menos, uma maior leniência com o PT, em relação, no caso, com o PSDB. Há muitos exemplos do que falo. O FHC foi demonizado no seu governo, agora então que é a vez do PT o senhor que que se repita tudo o que já passou. Dois casos, só para ilustrar o que eu digo: Um, a questão da suposta compra de votos do congresso por parte do FHC. A coisa varou anos em manchetes. Aliás, o PT e seus apaniguados são muito bons na propaganda, né? Pois o que ficou provado foi a compra de votos de políticos do Amazonas, para beneficiar, o governador de lá. Pois é sabido que a questão da releição era geral, não só para presidente, mas, também, para governador. Dois, a questão do Serra ter registrado em cartório que não iria se candidatar a governador, candidatando-se. Certo ele mentiu, mas a coisa virou um escarcéu, né? Pois o senhor Tarso Genro, fez a mesma coisa, só que ele não registrou em cartório, é verdade, mas usou a palavra peremptório, houve alguma contestação, mas não foi nem a metade do que aconteceu com aquele.
Dezembro 26, 2015 às 8:13 pm
“Intelectual petista”. OXIMORO ALERT!
Dezembro 26, 2015 às 8:12 pm
Este é o famoso dinheiro jogado fora. A Universidade consome uma grana terror para produzir um conhecimento de péssima qualidade, mas não há como mandar embora professores por mentir, o que é uma pena. Uma parte da Universidade não serve para nada. Apenas desperdício de dinheiro público. P pessoal de humanas não busca a verdade, busca construir uma verdade que favoreça os partidos de esquerda, como preconizava Gramsci.
Dezembro 26, 2015 às 8:03 pm
O que será que Singer acha do PMDB e do tratamento dado ao partido pela mídia e pelo MP? Em que sentido é sócio do PT?
Dezembro 26, 2015 às 8:00 pm
O puxão de orelha no professor é fundamental pois, em debates e explanações postadas no youtube, onde ele é protagonista, pousa como um professor da USP, isento, imparcial e honesto intelectualmente.
Dezembro 26, 2015 às 7:56 pm
André Singer esqueceu de falar sobre o outro partido que ajudou a eleger, o PMDB. O seu silêncio foi ensurdecedor.
Dezembro 26, 2015 às 7:56 pm
E aí seu “intelectual” André Singer e seus agregados, falta a tal Chauí, a que vive com dinheiro do estado de S.Paulo (que paga seus salários), e também só pregam ABOBRINHAS, poderiam desmentir a matéria? claro que não, quem tem rabo preso, tem medo de sentar em cima.
Dezembro 26, 2015 às 7:50 pm
Reinaldo,
Espero que você tenha passado um maravilhoso Natal, juntamente a todos que te são caros.
Que bom que você sempre passa por aqui, afinal, ficar sem seus textos é impensável!..
Você sempre ligadíssimo nos fatos, desvendando e desnudando o caráter de certos professores/jornalistas!
Tenho nojo de “professores” como esse André, gente que é paga com nosso dinheiro e tudo que faz é militar em favor da esquerda e do “comunismo capitalista”, tão bem representado pelo PT e seus tentáculos.
E olha que esse tipo de professor se prolifera em todos os níveis de ensino! e são muuuuuuuitos!
Tenho nojo da lavagem cerebral que fazem (ou tentam fazer) nos nossos filhos, quando, ainda adolescentes, confiam, acreditam e admiram seus professores. Eis que aparece um sujeitinho desses para desinformar, “politizar” esquerdizar, faltar com a verdade, contando e ensinando a história de acordo com a sua própria ótica e mente mentirosas, viciadas. Eles só sabem puxar saco de petistas, principalmente os poderosos. O pior é que quase sempre conseguem lobotizar nossos filhos, a maioria ainda “aborrecente” e sem discernimento, não percebe a arapuca esquerdopata, já que para eles estes professores são seus grandes heróis.
Tenho nojo desse tipo de jornalista que não informa, apenas milita!.. Desde quando o caso Azeredo tem comparação com Mensalão, Petrolão, Eletrolão, BNDSão, tudo criado e operado pelo PT? Se o PSDB tivesse qualquer coisa ligada a qualquer tipo de corrupção, nesses 13 anos de desgraça, com certeza os fabricantes de dossiês (falsos, claro) já teriam achado e alardeado com unhas, dentes, desonestidade e pura maldade… Querem confundir, comparando um caso isolado de pessoas corruptas (isso tem em todo partido, na sociedade em geral) com a máquina de roubar e extorquir criada pelo PT, tendo Lula e Dilma no cargo máximo, operando, mandando e desmandando. E claro, tudo isso sem saber absolutamente NADA!!! E a Imprensa “favorável aos Tucanos”, engole calada, não denuncia, nada fala, sequer noticia a maioria das falcatruas de PT, Lula e Dilma!
E este desinfeliz ainda acha que a imprensa é a favor dos Tucanos!!! Falta honestidade na maioria dos nossos jornalistas e professores. E nem falei daqueles que rasgaram a Constituição, aqueles que usam TOGA….
Socorro! Já estamos bolivarizados, com a Imprensa, Judiciário, Legislativo, tudo a serviço do Executivo, que nada executa, a não ser nosso dinheirinho suado, para as suas contas, claro… MAS ELES NADA SABEM!
Tenho nojo da imprensa chapa branca que chama o caso Azeredo de Mensalão Tucano. ABSURDO!
E o Janot, cadê? Já sei, está debruçado em calhamaços de documentos, procurando incriminar Cunha, Temer, e quem sabe, o PSDB!!!… E o Rennan, NADA?
Dezembro 26, 2015 às 7:48 pm
Senhores, a TV aberta está quebrada, e se depender de mim as fechadas quebram também. Só gasto o mínimo do mínimo do mínimo. Os jornais impressos estão sendo ofertados gratuitamente e muita gente não quer. O PT conseguiu criar uma Sociedade de mendigos, analfabetos e pseudo-alfabetizados. É o mesmo lixo na música, no cinema, nas artes em geral . Faz tempo que a minha TV só serve para assistir filmes; entre eles o imperdível “Caçada ao Outubro Vermelho”, que não envelhece nunca, e mostra o lixo que é o Comunismo, e do que as pessoas são capazes para dele fugir. EXISTE 70 POR CENTO DE PESSOAS QUE NÃO AGUENTAM MAIS ESTE VAGABUNDOS; E SÃO AS PESSOAS QUE PRODUZEM E CONSOMEM. A Mídia se esforça no desespero por nos sensibilizar com baboseiras, com sentimentalismos que fariam inveja às novelas mexicanas. Eu tenho 50 anos e nunca vi um fim de ano tão pobre em todos os aspectos, e o artigo deste vigarista é mais um sinal de desespero; ele sente que nem a Propaganda Oficial faz mais efeito, e parte para a desonestidade literária. Infelizmente, não temos oposição que vá além da boa vontade de um Reinaldo Azevedo; Aécio sumiu junto com as eleições; Minas o destruiu irremediavelmente e, infelizmente, ele não consegue se eleger Presidente nem contra Marina. Kátia Abreu, tão elogiada por Veja, se rendeu ao Poder, cansou e hoje só pensa no Cargo. Magalhães Neto sumiu, Alckmin está sitiado pela Imprensa paulista e por parte de sua Sociedade, que gostam de manifestações racistas contra nordestinos que sequer tem o que comer, quando eles que tudo têm, vez por outra votam em lixos humanos. Serra cansou, e merece a sua Aposentadoria no Senado por tudo que fez, e nunca teve reconhecimento nenhum. Tasso também cansou, já não tem a força que tinha; e as novas gerações “oposicionistas” parecem que já nasceram com 100 anos. Vejam o caso do Macri, mal assumiu e já querem derrubá-lo(sequer lhe deram 90 dias, e já começam as manifestações de 1 milhão ou mais de pessoas), ridicularizam-no como na Reunião do Mercosul. Populismo é pior do que EBOLA, destrói toda a Sociedade, “sangra” ela por dentro e transforma os “Órgãos” em mingau.
Dezembro 26, 2015 às 7:43 pm
Vejam, que já por varias vezes a Sr Presidente disse, que defenderia e varia de tudo para defender seu mandato, e estamos vendo que ela esta fazendo mesmo, o STF deu fotos favoraveis a ela como já estava combinado, desde de sempre o presidente do STF tem encontros a sós e a portas fechadas com a presidente mas, com o presidente da camara abriu as portas para que todos vejam porque também não foi o aberto e o encontro da Presidente e do Presidente do STF, e agora o relator la das quantas quer aprovar as pedaladas, e agora uma boa parte da imprensa se deu ao Petismo.
Se nos brasileiros não nos uinirmos, seremos tabiados por esta midia que quer proteger o PT.
Dezembro 26, 2015 às 7:31 pm
E lamentavel que um professor de uma univesidade publica se manisfeste desta forma……
Dezembro 26, 2015 às 7:29 pm
PÁTRIA EDUCADORA E O RACIOCÍNIO MEGALOCHINFRIM
– Mariazinha, entendes agora porque o professorado de esquerda entra em pânico quando se fala em avaliação por desempenho?
– Evidente, professora, o cara, o próprio militante, confessa um fato concreto, ou seja, a mais completa incompetência do PT, justificando-a com argumentos hipotéticos e, pelo jeito, sem saber que o está confessando.
– Como quem diz “eu roubei, mas quem não roubou?”, não é Mariazinha?
– A postura típica do totalitário, não é professora?
– Exato, Mariazinha, nada mais existe além do universo do seu modelito chinfrim de viver.
– A pobre medida de todas as coisas, professora.
– Salve a USP!
– rsrsrsrsrsrsrsrsrs……..
Dezembro 26, 2015 às 7:27 pm
Acaba logo com essas férias e volta ao Pingo. Voltar pra casa está muito chato.
Dezembro 26, 2015 às 7:22 pm
este andre singer é um cretino, um PTralha.
Dezembro 26, 2015 às 7:18 pm
O problema do PT não e imprensa e sim a policia! O Brasil tem que acabar com a historia de esquerda e direita nem ao americano nem ao russo e sim trabalho! querer resolver as mazelas do mundo sem resolver as suas próprias?
Dezembro 26, 2015 às 7:10 pm
Oh ferrada bem dada!
Dezembro 26, 2015 às 7:08 pm
André Singer é patético, invariavelmente.
Dezembro 26, 2015 às 7:08 pm
Singer deve ser mais um que mama nas tetas do governo, que quem enche de leite é o povo brasileiro (o que trabalha, e é achacado por impostos) e não quer de jeito nenhum perder a mamadeira. O maior exemplo disso é o MST e a CUT, faz treze anos que esse governo está aí e não resolveu (e não resolverá) o problema deles; Porque isso ? porque a chefia desses dois “movimentos” lucram muito com isso (apoio incondicional ao governo), pena eu tenho dos peões que não enxergam o fato.
Dezembro 26, 2015 às 6:58 pm
Esta disputa PT e PSDB esta virando torcida de futebol. Os arguementos estao cada vez mais emocionais. A polarizacao da sociedade esta ficando evidente. A Classe Media com medo de perder o que conseguiu com uma estrategia distributivista do PT. Os petistas fragikizados por uma corrupcao escancarada para todos verem. Corrupcao esta que sempre existiu e que o PT apenas oraticou de forma mais grotesca! O PT parte do principio que o entiquecimento -no Brasil – se da de forma injusta. Portanto e um assalto ! Isto legitima os assaltos organizados e aparelhados do PT ! Ou seja… discussao interminavel e que todos tem razao!
Dezembro 26, 2015 às 6:54 pm
É lamentável que pessoas que tiveram algum discernimento um dia,tornen-se desfocadas deliberadamente,em troca de vantagens pessoais e ou de grupos,em desfavor a toda a sociedade a que pertencem em troca de alguns pixulecos e ou de uma cadeira na primeira fila.
Dezembro 26, 2015 às 6:47 pm
Pelo menos uma afirmação do rapaz está correta:
“Se a mídia quisesse, de fato, equilibrar o marcador, aproveitaria o gancho para mostrar que juízes, procuradores e policiais, vistos em conjunto, têm sido parciais”. É verdade. Rodrigo Janot, Luis Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski estão aí para confirmar a veracidade desta colocação.
Tendo em vista a tara do sujeito, de contrapor, o tempo todo, o PSDB com o PT, pergunto:
Será que Chico, o Merda, andou frequentando aulas de sociologia da USP?
Uma coisa coisa é certa: essa canalha está sempre pendurada em uma teta!
Dezembro 26, 2015 às 6:40 pm
Prezado Reinaldo:
A Folha não descansa. A Folha é implacável no seu desejo de investigar e controlar ideologicamente todos os adversários políticos da esquerda.
Isso saiu hoje na Folha:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/12/1723145-editora-biblioteca-do-exercito-lanca-livros-com-criticas-a-visoes-de-esquerda.shtml?cmpid=compgp
Alguma vez viu-se tamanho “ímpeto” jornalístico em verificar a predominância do espectro ideológico das obras publicadas, por exemplo, pela FFLCH (a famosa Fefeleche ou Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP) nos últimos 10 anos?
Sabe por que a Folha não faz isso? Porque se ela fizer isso ficará desmascarada perando o grande público a tramóia, a mentira e a farsa que é a independência intelectual da faculdade de humanas da USP que hoje não passa de um centro de formação de militantes de esquerda.
Como a Folha (a imprensa “golpista”) não pode fazer isso, pretende “equilibrar o marcador” inventando uma conspiração malígna do outro lado (a “direita que financia publicações com viés ideológico”).
Essa gente é imunda demais.
Dezembro 26, 2015 às 6:40 pm
Um sonoro e grandioso aplauso a ti, Reinaldo!
Desmascare sempre esses tipinhos.
Dezembro 26, 2015 às 6:30 pm
É por isso que a sociologia não serve pra nada…só para suportar mentira e atraso….coisa de estudante preguiçoso
Dezembro 26, 2015 às 6:30 pm
André Singer pensa que a mídia fala demais dos escândalos do pt? Pois eu acho é que fala de menos, isso sim! A grande sorte do pt – se é que se pode chamar de sorte -, é que os escândalos do partido são tantos e tamanhos, que fica impossível a imprensa e o público acompanhar todos eles. Durante o governo lula toda semana estourava um caso de roubo, trapaça, falsificação na casa dos milhões, que na semana seguinte era suplantado por um outro novo escândalo, e na outra semana mais outro… Se a imprensa tivesse de seguir casa um dos casos, teria de publicar uma enciclopédia, tal o número de crimes e criminosos que surgiam como mato em terreno baldio. E agora o tal “intelequitual petista” vem reclamar do caso do metrô de SP. É a tática comunista de ficar repisando o mesmo caso, para que o povo mais ignorante acredite que “os malditos tucanos” são culpados de todos os males do Brasil. Quando não é o metro de SP, é o “aeroporto do Aécio”, as “privatizações do FHC”, a “falta de chuva que é culpa do Alckmin”, e outras mentiras inventadas ou aumentadas por eles. Não importa a verdade, ou respeito ao cidadão eleitor; só importa vencer as próximas eleições, sempre na base dos boatos e mentiras. E já que querem discutir o metro de SP, por que é que nuca se lembram que a Alston construiu também dos metrôs do Rio, Porto Alegre e Brasília? Aliás, nem a tal “mídia golpista” se lembra deste pormenor.
Dezembro 26, 2015 às 6:27 pm
As dimensões são diferentes. Mas um não justifica o outro. Não é privilégio de nenhum dos dois. Nem ha implicação da imprensa em nenhum dos dois casos. A imprensa tem que agir com honestidade e pelo menos VEJA tem agido assim no meu entender. Não há acobertamento. O que seria de nos, pobres brasileiros se não fosse a imprensa,principalmente VEJA e seus honestos jornalistas. Todos falam a verdade e nos que acompanhamos sabemos disso. Eu de minha parte apenas me divirto vendo o Gran Circo Petralhus pegar fogo, porque sei que dentro dos meus 70 anos nada me virá de bom nem do PT-PMDB nem do PSDB, muito pelo contrário vivo preparado para traições de ambos e dos Nanicos. Elejo como meus defensores os jornalistas de VEJA mesmo sabendo que jamais teremos alguma vantagem.
Carlos
Dezembro 26, 2015 às 6:25 pm
Eis aí mais um que é a cara do partido que representa, asqueroso,inescrupuloso, cínico, babão e defensor de corrupto e ladrão.Pobre dos alunos deste professor com atributos para lá de canalha.
Dezembro 26, 2015 às 6:24 pm
Será então , por isso , que o PT está sempre produzindo
algum dossier , anônimo , denunciando o PSDB ?
Dezembro 26, 2015 às 6:24 pm
Parabéns Reinaldo.
Dezembro 26, 2015 às 6:22 pm
Foi meu profeçô. Apremdi muitu, êle é déiz!
Dezembro 26, 2015 às 6:21 pm
Conheco muitos nas nossas Universidades , principalmente do Estado de Sao Paulo, que ha décadas, se especializam com nosso dinheiro, para se radicalizar contra a população. O publico e privado pra eles não pode.So pra nosostros.
Dezembro 26, 2015 às 6:15 pm
Como sempre a desculpa do PT é de que todos são iguais. Isto é a unica desculpa que ele pode dar além de ser uma confissão de culpa.
Em vez de presunção de inocência preferem presunção de culpa, se o PSDB ñ se envolveu foi porque ñ foi pego.
O que querem? Convencer as pessoas a votar no Lula mesmo. Aliás este argumento vem convencendo muitas pessoas.
Dezembro 26, 2015 às 6:06 pm
Querem polarizar a discussão, mas obviamente está claro que a briga não é entre Dilma e Cunha, não é entre PT e PSDB, nem entre esquerda e direita. Existem fatos. Corrupção como nunca se viu na historia da humanidade (bilhões de dólares desviados). Esta roubalheira acabou com 1 milhão de empregos só neste ano, quebrou diversas empresas, derreteu os ativos da Petrobras (a maior empresa do Brasil e um orgulho nacional), nos faz passar vergonha perante a comunidade internacional (voces são os otários que bancaram o porto do Fidel e o metro do Maduro). O Governo foi incompetente e pedalou, fechamos 2015 com 120 bilhoes no vermelho, (ahhh como eu queria ter um cheque especial como este). SOLUÇÃO “Troca”. “Entra outro, roubou, troca”. Até que um dia, espero que ainda neste século, o País se encontre limpo de calhordas na gestão da coisa publica. Agora, se simplesmente deixarmos as coisas como estão, estaremos sendo coniventes com toda esta corrupção. MUDA BRASIL, FORA DILMA, FORA CUNHA, CADEIA PARA OS CORRUPTOS!!!
Dezembro 26, 2015 às 6:03 pm
Prezado Reinaldo:
Sempre que um petista sai a acusar o adversário de uma “conspiração”, pode ter certeza de que a conspiração é deles mesmos!
Lembre-se que o Impeachment era um “golpe” segundo esses valentes. E quando o Partido, colocando juízes a seu serviço, dá o golpe à luz do dia, em frente às câmeras de TV (como pode ser visto no voto do Juiz Barroso que está disponível em diversas redes sociais), eles sienciam, fazem cara de paisagem e vão dormir tranquilamente (ou comemorar). O que essa gente quer? O monopólio do golpe e da agressão para eles, claro!
Pergunto: se a mídia é “tucana” ou “oposicionista” como quer valer o valente ai do artigo da Folha, por que essa mídia:
1- Escondeu o Foro de São Paulo por mais de 16 anos do povo brasileiro. Aliás, jamais houve uma matéria do Fantástico ou do Jornal Nacional sobre o assunto e muitos brasileiros ainda não sabem do perigo que essa organização internacional (à qual o PT é filiado, e por isso deveria ser cassado já que a Constituição brasileira proibe tal expediente) representa para o país e a soberania nacional;
2- Sempre que um tema relativo aos valores é apresentado numa grande matéria “jornalística” ou “documentário” de TV, nunca é apresentado o ponto de vista do outro lado? Por exemplo: redução da maioridade penal e aborto, só para começar. Sempre, sempre, sempre o assunto gira em torno da apologia de um tema central que sempre, claro, interessa à esquerda. O outro lado que se vire depois para mostrar a mentira, a falácia ou a farsa do tema defendido com o que tem;
3- Não militou na defesa do Impeachment de Dilma como militou na defesa do Impeachment de Collor e FHC, por exemplo;
4- Não publica matérias que desagradam a temas centrais de interesse do partido, como por exemplo a vigarice do voto da Suprema Corte do país na defesa do casamento gay (praticamente legislando sobre o assunto), sobre o financiamento de empresas para campanha de partidos (quando rasgou a Constituição) e finalmente o recente golpe perpetrado no STF contra a Constituição do país e a Câmara dos Deputados (um poder autônomo, eleito pelo voto direto) quando mais uma vez rasgou a Constituição e mandou para as favas o que diz a lei?
5- Não coloca seus repórteres de campo para brigar com a PM ou chamar os manifestantes de “otários” (como fizeram recentemente repórteres da Folha, quando manifestantes do MBL foram chamados de “otários” na Paulista) quando a ação ou o tema reivindicado é não é de interesse do PT.
O esperto do artigo ai está é com medo porque dois dos maiores veículos do país (Folha e Globo) estão sendo desmascarados a olhos vistos pela opinião pública perante a sua nítida militância em favor do partido dele.
“Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é” (decálogo de Lênin)
É claro que existe uma “conspiração da imprensa”. E essa imprensa, organizada, milionária, partidarizada, serve quase que fielmente ao PT como serve esse vagabundo e inúmeros outros como ele. Porque todos são comprados com verbas estatais de publicidade e “outros incentivos” dos quais os outros partidos não lançam mão. Esse vagabundo está a acusar o adversário daquilo mesmo que ele faz, sem ter a menor vergonha e o menor remorso por isso.
Ou existe uma imprensa que é financiada com verbas estatais para agradar, por exemplo, o PSDB ou o PMDB como a Folha e a Globo são financiadas por verbas estatais para agradar ou amenizar para o PT? Se existe eu quero saber que veículo é esse e a sua abrangência.
Dezembro 26, 2015 às 5:57 pm
Bolivarianou e, fica por isso mesmo? Mentiu, manipulou, igual ao seu colega Barroso, ou seja, agiu de má fé! O Lewandoski não teria que ser denunciado? Ninguém pode mexer com o “Supremo”?
Dezembro 26, 2015 às 5:57 pm
Na faculdade de Direito tive professores desse tipo, era um saco ter que ter que aturar as besteiras de aulas proferidas por eles. Verdadeiras aula lixo ! Esse é o tipo de jornalista lacraia, manipula a opinião pública. Como podemos entender neste brilhante artigo do Reinaldo, esse verme poderia facilmente concorrer ao premio… Vlado Awards do Doi Codi de 2015 !
Dezembro 26, 2015 às 5:52 pm
Caro Reinaldo;
Essa figura é rasteira, não vou comentar o narrado pelo mesmo. Vou só me reportar ao dito pela ministra Carmen Lúcia/STF, quando da prisão do líder do governo PETISTA no Senado, Delcídio do Amaral(PT/MS): ” A Esperança tinha vencido o medo. Depois descobrimos que o cinismo venceu a esperança. E agora parece que o escárnio venceu o cinismo… Quero avisar que o crime não vencerá a JUSTIÇA.” O desespero toma conta dos Lulopetistas, meu caríssimo Reinaldo. PT NUNCA MAIS!!!
Dezembro 26, 2015 às 5:52 pm
Caro Reinaldo, mais um exemplo claro do comportamento da mídia golpista, a presidanta Dilma viajou ao Rio Grande do Sul para conhecer o neto recém nascido, os golpistas informam que ela foi sobrevoar as áreas alagadas….
Dezembro 26, 2015 às 5:50 pm
…
MAS PARA DEFENDER O PERNAMBUCANO QUE POR ACASO ANDA SUMIDO COM TANTOS OUTROS PETISTINHAS QUE VIVEM A CUSTA DA POPULAÇÃO ELE FAZ QUAL QUER COISA.
Dezembro 26, 2015 às 5:50 pm
Imagina este senhor, professor universitário, como ele deve polir a mente dos seus alunos. Vermes como este já nascem mortos com opiniões vagas literalmente dirigidas aos da mesma espécie.
Dezembro 26, 2015 às 5:47 pm
Reinaldo grande Reinaldo. Quero apenas externar minha gratidão por voce ter saido das ferias para fazer isto que voce chama de desconstrução. Com este titulo ou com outro a sua logica e “matante”. Nós aqui do sua chamamos este caras simplesmente de jaguaras. Voce como sempre foi brilhante.
Dezembro 26, 2015 às 5:46 pm
O diabo (pai da mentira) deve estar precisando renovar seu estoque de demônios…
Dezembro 26, 2015 às 5:46 pm
Caro Reinaldo
A maioria dos crimes da midea são de políticos com foro no STF. Se o STF é 99% petista porque então os tucanos não são condenados? Não precisariam nem de inventar desculpa já que não devem satisfação a ninguém. Ate reescrevem a constituição sem o menor problema.
Dezembro 26, 2015 às 5:46 pm
Muito bom. Esses petistas disfarçados de jornalistas precisam ser contestados com argumentos sólidos, como esses.
Dezembro 26, 2015 às 5:42 pm
Enquanto não tomam de verdade o poder, os esquerdinhas são sempre choramingões. É um tal de MIMIMI que enche o saco. Mas nos países em que eles “chegaram lá”, o que grita é o fuzil, o sequestro, a tortura, a eliminação da lei. Viram corajosos na hora. Mas isso só acontece onde as “ditabrandas” os deixaram viver para contar a história, ou melhor, as suas versões da história. Já notaram como a esquerda é mansa no Chile, na Argentina, no Paraguai… por que será né?
Dezembro 26, 2015 às 5:38 pm
Existe um corolário do artigo do Sr. Singer que é a suspeição que a justiça brasileira não é séria. Será que a associação dos magistrados não vai se pronunciar?
Dezembro 26, 2015 às 5:38 pm
O governo petista data de mais de uma década. É de se perguntar? Será que ele não mandou fazer uma devassa nas contas de seus antecessores? Ora é claro que sim. Encontrou alguma coisa? Ou será que, encontrando, fez o que saber fazer tão bem?
Dezembro 26, 2015 às 5:30 pm
Esse pais esta Indo pro Saco, os que produzem sendo assaltados Pelos que trabalham para o governo que levam a maior parte da arrecadacao para nao fazer em nada, acorda Brasil,o governo e os seus vivem de saquear os que os sustentam e estao sem defesa contra Essa gente e ainda dao esmola para os probers, bolsa familia etc…, nao para ajudar mas para garantirem votos para o partido que quer manter a pobres a e a ignorancia para nao sair em mais do poder
Dezembro 26, 2015 às 5:24 pm
Vai ter de haver um acerto final de contas com esta cambada. Carregar mais
Seções
Avesso do Avesso
Documentos
Colunistas
Radar on-line
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento
Augusto Nunes
Análises, vídeos, enquetes e o resgate das histórias do Brasil
Felipe Moura Brasil
Cultura e irreverência
Geraldo Samor
O capitalismo e seus protagonistas. A estratégia das empresas. A tal da mão invisível. O espírito animal.
Nova Temporada
Informações, comentários e curiosidades sobre a produção de seriados de todas as épocas.Mais colunistas
Recomendados para você
Pela Web
Edição 245830 de dezembro de 2015O ano da tempestade perfeitaRelembre os muitos, muitos fatos que deixaram 2015 marcado no calendárioÍNDICEASSINE VEJA
Fale conosco
Abril SAC
Para anunciar
Termos de uso
Política de privacidade
VERSÃO MÓVEL
Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário