liciomaciel posted: " RETROSPECTIVA ALTO COMANDO/2015 (por Paulo Ricardo Rocha Paiva) _ Quando da assunção do novo comandante do EB, frustraram o seu público interno: a imagem que deixou tra"
Respond to this post by replying above this line
New post on Blog do Licio Maciel
RETROSPECTIVA 2015
by liciomaciel

RETROSPECTIVA ALTO COMANDO/2015
(por Paulo Ricardo Rocha Paiva)
_ Quando da assunção do novo comandante do EB, frustraram o seu público interno: a imagem que deixou transpassar sobre o que teriam sido os "militares carrancudos" do passado em face ao que são hoje os "militares modernos" do presente (entre os quais se inclui); a forma de encarar a resultante revanchista dos trabalhos da chamada Comissão da "Verdade"; a falta de um posicionamento firme e decidido, de forma a fazer reverter, em tempo urgente e emergencial, a política indigenista temerária, irresponsável e descomprometida, da governança e dos políticos, de consequências imprevisíveis para manutenção da integridade territorial do País e preservação incólume do sentimento de brasilidade.
_ Em março, o comandante do CMS empolga militares e civis, comemorando a efeméride do "31" com todas as honras e sinais de respeito. Este posicionamento desassombrado de oficial-general seria mantido ao longo do ano, fato que provocaria sua destituição do comando militar de área, instada pela politicalha, da qual foi porta voz o Senador Aloysio Nunes, que se diga, é de pasmar, um ex assaltante de trens durante a chamada "luta armada".
_ Preocupante! A Ordem do Dia 19 de Abril, não enalteceu o Exército pelo cumprimento de missão vital, em "1935" e "1964", qual seja a de livrar o País da "foice e do martelo". Medo do que? Temor de quem? Arrependimento? Vergonha? "Mea culpa"?
_ O então Ministro da Defesa JW, com passado notório de antagonismo aos militares, e o atual Presidente da Câmara, como todos sabem, receberam a Medalha da Ordem do Mérito Militar, a maior condecoração do EB, na solenidade comemorativa ao Dia do Exército. O EB ainda não resolveu o problema da concessão de suas comendas pois deveria ter o poder (mas não tem, apesar da medalha ser verde-oliva) de selecionar aqueles que podem e merecem receber suas medalhas.
_ Ainda sobre honrarias, agora com relação à "Medalha do Pacificador", mesmo com a prerrogativa legal do direito de cassação, a idiossincrasia da sua manutenção de posse por condenados pela justiça extrapolou o comando anterior, só sendo cassada recentemente, praticamente "à fórceps", honra seja feita, debaixo de pressão constante da reserva da Força, onde não faltou, inclusive, uma devolução ostensiva, sob protesto.
_ Em uma entrevista à imprensa, não houve reação por parte dos três comandantes de Força, quando o então Ministro da Defesa JW, em companhia daquelas altas autoridades militares, num dado momento, foi interrogado por uma repórter sobre declarações de Lula e Stédile e suas implicações quanto à Segurança Nacional. Como a resposta não satisfez, a repórter insistiu na pergunta e o ministro respondeu de maneira ofensiva e mal educada, atingindo diretamente os comandantes presentes, abandonando intempestivamente a entrevista e deixando para trás os três militares. Assista o vídeo no https://www.youtube.com/
_ No programa "O COMANDANTE RESPONDE", que se diga, uma iniciativa louvável pelo comando do EB, a finalidade de proporcionar uma comunicação direta, através do canal RESERVAPROATIVA, caiu no vazio na medida em que dezenas de mensagens especificando inquietações, inseguranças e apreensões da reserva ficaram sem resposta, limitando-se a curtas entrevistas, com perguntas e respostas sobre assuntos que, em absoluto, não retratavam aquilo que os "velhos soldados" desejavam em termos de esclarecimentos. Posteriormente se tomou conhecimento que o próprio comandante da Força teria revelado quanto a ser posicionamento assumido o de "não responder a questionamentos feitos de forma aberta", fato que por si só invalida tanto o programa assim como também a abertura do dito canal.
_ Em junho, honra seja feita, o comandante do Exército, por ocasião do funeral do Excelentíssimo Senhor General-de-Exército Leônidas Pires Gonçalves foi duro com a Comissão Nacional da "Verdade" ao dizer: -" Os soldados do seu Exército não consentirão que a retidão do seu caráter e a transcendência de sua alma sejam maculados por versões históricas e capciosas tentativas de impor verdades de ocasião".O fato encheu de esperanças o público interno quanto, a partir deste momento, não serem mais toleradas humilhações à Força Terrestre, surgindo rumores de uma possível cassação de medalhas aos condenados pela justiça que ainda as ostentavam.
_ Em julho, o acontecimento do almoço com praças no QG do EB em Brasília/DF (que se diga, uma iniciativa merecedora de louvor), da forma como foi veiculado pela INTERNET, passou a impressão de matéria encomendada de forma a ostentar imagem de liderança. Resta saber se essa refeição anunciada, que poderia ter tido lugar já a partir de janeiro, continua tendo lugar regularmente, como acontece já há bastante tempo, sem alarde, em várias unidades do nosso Exército, por vontade própria de alguns de seus muitos comandantes.
_ Em agosto, setores da chamada "reserva raivosa" (quanta/que injustiça, na medida em que não se deve confundir indignação com raiva) desencadearam a "CAMPANHA 25 DE AGOSTO FALA O EB" de forma a motivar para uma ordem do dia alusiva que, na esteira do desagravo ao falecido General Leônidas, corrigisse a omissão dos episódios em que o Exército neutralizou as tentativas pelos vermelhos em "1935" e "1964". Uma ordem do dia que, se esperava, seria coroada pela cassação das nossas medalhas aos condenados pela justiça, mas que não foi, assim como permaneceu o silêncio obsequioso sem alusão às efemérides anticomunistas do passado.
_ Por ocasião do "PANAMERICANO", a continência prestada pelos militares brasileiros alçados ao "pódium", quando vencedores, criticada pela mídia, mereceu, como só em ser, o apoio pelo comandante do EB, veiculado por um filmete na INTERNET, restando saber se o "CCOMSEX" deu a divulgação merecida ao ato mais do que justo por parte do comandante da Força, isto de molde a rebater a propaganda adversa dos meios midiáticos.
_ EM SETEMBRO O IMBRÓGLIO DO, AINDA NÃO REVOGADO, "DECRETO 8515". O EB BANALIZOU, A MB ENGOLIU E A FAB..."NÃO ESTOU NEM AÍ". AFRONTA, HUMILHAÇÃO, REAÇÃO INDIGNADA DA RESERVA.
_ NA "CREDEN", A EXPOSIÇÃO DE PROJETOS "ESTRATÉGICOS" QUE SE ARRASTAM A PERDER DE VISTA, MAIS DO QUE CONHECIDOS, COMENTANDO APENAS DIFICULDADES PARA A IMPLANTAÇÃO, MERA REPETIÇÃO DE APRESENTAÇÕES JÁ CONHECIDAS POR TODOS NÓS AO LONGO DE MUITOS ANOS, SEM DEMONSTRAÇÃO CABAL/CONVINCENTE DE EXIGÊNCIA/PROTESTO POR MAIOR ATENÇÃO PARA OS MESMOS. MUITO PREOCUPANTE, O SEMBLANTE TRANQUILO E JOVIAL ONDE DEVERIA SOBRAR A INQUIETAÇÃO E A REVOLTA. JUSTIÇA SEJA FEITA, QUEM NOS DEFENDEU, E DE FORMA DECIDIDA E BRILHANTE, FOI O SENADOR RICARDO FERRAÇO, QUE PÔS OS "PINGOS NOS IS" ONDE FALTARAM A INDIGNAÇÃO E O PROTESTO QUE TANTO ESPERÁVAMOS;
_ O senhor Aldo Rebelo, militante do PC DO B, assume o MD. Todos os comandantes de força eufóricos de alegria. O comandante do EB saudou-o afirmando que "não haveria escolha melhor de alguém tão comprometido e com tanta identificação com as causas da defesa e os valores próprios dos militares" e arrematou com um "como somos amigos, o senhor sabe que pode contar comigo a qualquer momento". Enquanto isso, o Decreto 8515 vai descendo goela abaixo sem a mínima reação em mais uma demonstração da total incapacidade de se indignar.
_ Em outubro, finalmente, uma cassação de medalha, que se dá sob pressão do Ministério Público Federal face a um posicionamento medroso (que indignava sobremodo a reserva do EB), teve o seu desfecho, que precisou ser cobrado com base na legislação.
_ Falece o Coronel Carlos Brilhante Ustra, com "armas em funeral" condignas apresentadas pelo Comando Militar do Planalto/CMP e justa homenagem pelo comando da 3ª DE, devidamente autorizada pelo Excelentíssimo Senhor General Mourão, ainda no comando do CMS. Comparato, como ave de rapina, diz que herdeiros de Ustra podem responder por danos morais. O "CCOMSEX", ao que tudo indica, não contraditou o algoz do Exército, revanchista de carteirinha, uma reação que tranquilizaria a enlutada família do guerreiro veterano.
_ Dezembro, saudação do excelentíssimo senhor general chefe do estado-maior do Exército aos oficiais-generais promovidos....CADA UM COM SUA DOSE DE SATISFAÇÃO.
COM TODAS A HONRAS E SINAIS DE RESPEITO (PESQUISEM PORQUE VÃO CONSTATAR) MAS NÃO FUGIU ÀS EXORTAÇÕES QUE SE ACOSTUMOU A OUVIR DE "13' ANOS PARA CÁ. NADA, ABSOLUTAMENTE NADA COMPARÁVEL A: _"Estaremos sempre solidários com aqueles que, na hora da agressão e da adversidade, cumpriram o duro dever de se oporem a agitadores e terroristas, de armas na mão, para que a Nação não fosse levada à anarquia." (Walter Pires de Carvalho e Albuquerque, Ministro do Exército). NADA CONTRA EXALTAR O EXÉRCITO, MAS, JÁ FAZ TEMPO, A FORÇA TERRETRE PRECISA DE DESAGRAVO E NÃO DE EXALTAÇÃO!
"SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO"
SELVA! BRASIL ACIMA DE TUDO!"
É A NOSSA MISSÃO
liciomaciel | 31 December, 2015 at 18:23 | Categories: Uncategorized | URL: http://wp.me/p18NMH-2Wx
Comment
See all comments
Like
Unsubscribe to no longer receive posts from Blog do Licio Maciel.
Change your email settings at Manage Subscriptions.
Trouble clicking? Copy and paste this URL into your browser:
https://liciomaciel.wordpress.com/2015/12/31/retrospectiva-2015/
Thanks for flying with
Nenhum comentário:
Postar um comentário