Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)
- 
SP
18º
24º
acervo
pme
jornal do carro
paladar
link
radio eldorado
radio estadão
googleplus
Classificados ANUNCIE
Assine o Estadão
Estadão
Política
Economia
Internacional
Esportes
São Paulo
Cultura
Mais
Serviços
Ouça as Rádios
Assine o Estadão
Fausto Macedo
Repórter
EM ALTA
Operação Lava Jato
Operação Zelotes
Cartel de trens
Artigos
Polícia Federal
Novas Famílias
Guarujá
Para evitar audiência com promotor, Lula entrega sua versão por escrito sobre tríplex no Guarujá
- Por Julia Affonso, Ricardo Brandt e Fausto Macedo
29/02/2016, 19h00 54
Ex-presidente quer evitar audiência pessoal no Ministério Público de São Paulo, marcada para quinta, 3, e alega que promotor Cássio Conserino, que o investiga, fez 'prejulgamento ou antecipação de juízo de valor'
O ex-presidente Lula. FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta segunda-feira, 29, documento no Ministério Público do Estado de São Paulo por meio do qual apresenta sua versão sobre o tríplex 164/A do Condomínio Solaris, no Guarujá, que ele nega ser o proprietário.
Ainda nesta segunda-feira, 29, a defesa de Lula impetrou habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo liminar para que ele não seja conduzido coercitivamente à Promotoria. O pedido dos advogados do petista ainda não foi distribuído na Corte.
Com essa estratégia – ‘explicações escritas’ -, o petista busca esclarecer dúvidas sobre o imóvel levantadas na investigação conduzida pelo promotor de Justiça Cássio Conserino, que intimou Lula para depor na próxima quinta-feira, 3. O promotor também intimou a ex-primeira dama Marisa Letícia e o filho mais velho do casal, Fábio Luiz.
Em nota, o Instituto Lula destacou que o ex-presidente e Marisa Letícia “prestarão todos os esclarecimentos por escrito e não em audiência’.
Conserino já havia intimado uma primeira vez o ex-presidente para depor no dia 17 de fevereiro. Mas uma liminar obtida pela defesa do petista no Conselho Nacional do Ministério Público barrou o depoimento de Lula. Na semana passada, o Conselho, por unanimidade, autorizou a continuação das investigações no âmbito da Promotoria paulista.
Na sexta-feira, 26, Conserino reintimou o ex-presidente.
Nesta segunda, 29, o Instituto Lula divulgou nota em que afirma que ‘os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua esposa, Marisa Letícia, protocolaram junto ao Ministério Público de São Paulo as explicações escritas a respeito da investigação sobre o apartamento tríplex, no Guarujá’.
“Os esclarecimentos foram enviados em decorrência de novo depoimento marcado pelo promotor de justiça Cassio Conserino, para o próximo dia 3″.
Segundo o documento protocolado, Lula e Marisa prestarão todos os esclarecimentos por escrito e não em audiência.
A defesa apresenta três alegações.
1) Houve infração da norma do promotor natural. O artigo 103, XIII, §2º, da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de São Paulo prevê a necessidade de distribuição de representação criminal a um dos promotores de justiça da área. No caso concreto não houve essa distribuição, como reconheceu o Conselho Nacional do Ministério Público em julgamento realizado no dia 23 de fevereiro de 2016. Os advogados do ex-presidente Lula e de D. Marisa farão o questionamento judicial sobre esse aspecto, o que é cabível segundo a própria manifestação do CNMP naquela oportunidade;
2) Houve prejulgamento ou antecipação de juízo de valor. Em entrevista à revista Veja de 22 de janeiro de 2016 o promotor de Justiça Cássio Roberto Conserino afirmou, de forma incisiva e peremptória, que iria denunciar o ex-Presidente Lula e D. Marisa, embora o procedimento investigatório não estivesse concluído e não tivesse sido dada a eles a oportunidade de manifestação. A nova audiência consiste em um mero formalismo, verdadeiro contraditório burocrático;
3) Faculdade e não obrigação. O artigo 7º, da Resolução Conselho Nacional do Ministério Público nº 13/06 estabelece em seu artigo 9º uma faculdade ao investigado de prestar informações e essas informações já foram prestadas pelo ex-presidente Lula e por D. Marisa de forma escrita e acompanhada de documentos ao promotor de Justiça Cassio Roberto Conserino.
“O ex-presidente e sua esposa manifestaram, ainda, o desejo de prestar depoimento à ‘autoridade imparcial e dotada de atribuição, que respeite os princípios do promotor natural’, segundo consta no documento protocolado”, finaliza a nota divulgada pelo Instituto Lula.
GuarujáLula
Comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Fazer Login
Novos|Antigos|Principais Comentários
Inexiste violacao ao princípio do promotor natural, já que o promotor Cássio Conserino foi designado pelo Procurador Geral de Justiça. Tese ultrapassada, já apreciada pelo CNMP!
SinalizarCompartilharCurtirResponder

A defesa e o instituto lula podem falar o que quiserem, mas foi protocolado eu quero saber se foi aceito, se não o Molusco e a Marisa vão ter que comparecer sim.
SinalizarCompartilharCurtirResponder

POxa O Lula aprendeu muito com o Eduardo Cunha.Expert em medidas protelatorias.aushaush.DILIÇA DIMAIS.
SinalizarCompartilharCurtirResponder

um dia este bandido disse que ele não era gente como a gente , hoje entendo ele não é mesmo se fosse o que seria deste pais, agora a justiça se rebaixar para este calango é demais quando juiz manda prender por muito menos os chamado cidadão comum .
SinalizarCompartilhar2CurtirResponder

Imagina se o recurso do Lula e Marisa tiver guarida na justiça.Assim sendo, abre brecha para todos os suspeitos de investigação não comparecer à autoridade policial ou ministerio publico. Ao que tudo indica, se ele tiver amparo legal do TJ de SP, é uma prova absoluta que ele está acima da lei e de nossas instituições.
SinalizarCompartilhar2CurtirResponder

Antigamente, quando alguém se sentia prejudicado, ele ameaçava :vou procurar o homem da gravata e ele vai querer te ouvir. O homem da gravata nada mais era que o promotor da cidade, o distribuidor da justiça , a quem se recorria. Ora, se o homem que se diz "o mais honesto do Pais", qual é o problema de ir falar com o homem da gravata??
SinalizarCompartilhar2CurtirResponder

‘As equipes brigavam por areia e cimento’, diz testemunha do sítio de Atibaia.
Patrícia Fabiana Melo Nunes disse ao Ministério Público de São Paulo que 'o boato que correu era que o sítio pertencia a Luiz Inácio Lula da Silva'.
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/as-equipes-brigavam-por-areia-e-cimento-diz-testemunha-do-sitio-de-atibaia/
SinalizarCompartilharCurtirResponder

Quem fez a reforma de graça no ap do Lula? só o Rui falcão que não enxerga.
SinalizarCompartilhar1CurtirResponder
Inexiste violacao ao princípio do promotor natural, já que o

A defesa e o instituto lula podem falar o que quiserem, mas

POxa O Lula aprendeu muito com o Eduardo Cunha.Expert em me
3
Novos comentários
Notícias recomendadas
Por que uns passam outros não em concursos públicos? Concurso INSS 2015
‘Vou processar todo mundo’, diz Lula
Ofertas MercadoLivreR$ 99,90 - mercadolivre.com.br
Instituto confirma visita de Lula a imóvel no Guarujá e volta a negar propriedade
por Taboola
Links Patrocinados
Política
STF nega perdão da pena de Dirceu no mensalão
29/02/2016, 20h22
Deputado cotado para a Aviação Civil deve se reunir com Dilma na quarta-feira
29/02/2016, 20h10
Operação Acarajé bloqueia R$ 32 milhões de ex-marqueteiro de Dilma e Lula
29/02/2016, 19h42
Novo ministro da Justiça toma posse na quinta-feira
29/02/2016, 19h42
Leia os argumentos da Lava Jato para investigar suposta propina a Lula presidente
29/02/2016, 19h38
Mais em politica
Estadão
Assine o Estadão
Anuncie no Estadão
Classificados
Google+
Facebook Grupo Estado | Copyright © 2007-2016 | Todos os direitos reservados
Grupo Estado
Código de ética
Política Anticorrupção
Curso de Jornalismo
Demonstrações Financeiras
Edição Digital
Fale conosco
Portal de Fornecedores
Portal do Assinante
Broadcast
Broadcast Político
Cannes
Aplicativos
iLocal
Termo de uso
Trabalhe conosco
Mapa do site
Opinião
Últimas
Política
Economia
Esportes
Internacional
Brasil
São Paulo
Cultura
Vida & Estilo
Aliás
Casa
Ciência
Educação
Saúde
Sustentabilidade
Viagem
Blogs
Colunas
Tópicos
Aeroportos
Fotos
Horóscopo
Infográficos
Imóveis
Loterias
Previsão do Tempo
São Paulo Reclama
Trânsito
TV Estadão
acervo
pme
jornal do carro
paladar
link
piaui
ilocal
ae
radio eldorado
radio estadão
Planeta Digital
Moving Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário