Você que investe em Tesouro Direto sabe que os títulos públicos são ofertados sob vários prazos de vencimento.
Os curtos duram até 2017, enquanto alguns dos mais longos alcançam 2035, 2045 ou 2050. O mercado mexe continuamente; flutuam os preços de todos esses papéis do Tesouro.
O diabo da renda fixa é que ela não é fixa, tampouco variável. Ela é o que você quer que ela seja.
Num determinado dia, os preços podem se mexer a favor ou contra sua posição. Quanto mais longo o papel - 2050, por exemplo -, mais sensível ele é em relação às flutuações.
Porém, se você carrega os títulos até o vencimento, os inúmeros "determinados dias" do meio da história não fazem tanta diferença. Lá no fim do livro, o leitor fiel receberá exatamente o combinado na primeira página.
Todo mundo que conhece Tesouro Direto já está bem familiarizado com isso. Assim como a renda fixa, a renda variável também é o que você quer que ela seja.
Experimente interpretar uma ação como um título de prazo indefinido, talvez até infinito. Em determinados dias, a Bolsa é hipersensível em relação às flutuações do mercado.
Porém, se você carrega suas ações por períodos extensos, até o "vencimento", o combinado também prevalece, de forma muito lucrativa. Qual é o combinado no caso de uma ação?
Empresas capazes de entregar lucros crescentes convertem retornos crescentes para o seu bolso, por meio de dividendos e da valorização do capital. Como eu disse, o prazo aqui é indefinido.
A rigor, você é quem decide até quando quer seguir investindo. Quem investe em curto prazo pode até se dar bem, mas é muito refém da sorte.
Quanto mais longo o período, maior a chance do combinado prevalecer. Lucra mais quem tem menos pressa.
Sabendo disso, recomendo que os iniciantes em Bolsa priorizem empresas pagadoras de dividendos - aquelas que chamo carinhosamente de Vacas Leiteiras. Dividendos caem rotineiramente na sua conta, aliviando a ansiedade do dia a dia.
Parece coisa de autoajuda, mas o efeito é realmente terapêutico. Quem investe em dividendos investe por mais tempo, poiis não sente tanto o peso da espera.
Ao contrário, a espera por dividendos chega a ser prazerosa. Nada melhor do que contar os dias até o próximo depósito na sua conta.
Aproveite o calendário aberto de 2017 para começar a marcar datas lucrativas desde já. Ano que vem será para o seu bolso o que você quer que ele seja.
Até a próxima! Rodolfo Amstalden* *Rodolfo Amstalden é sócio da Empiricus Research. É bacharel em Economia pela FEA-USP, em Jornalismo pela Cásper Líbero, mestre em Finanças pela FGV-EESP e analista com certificação CNPI. Na Empiricus, Rodolfo é responsável pelo Programa de Riqueza Permanente®.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário