O Fiel Católico
Posted: 31 May 2017 06:34 AM PDT
NA SEGUNDA EDIÇÃO do livro "Deus existe? " (Planeta), temos a transcrição do debate que ocorreu aos 21 de fevereiro do ano 2000 entre o então Cardeal Joseph Ratzinger e o ateu Paolo Flores d'Arcais. Esse choque de ideias ocorreu em Roma e, devido à sua grandiosidade, quase duas mil pessoas tiverem que assistir às mais de 2h de debate do lado de fora do Teatro Quirino de Roma. Disponibilizamos aqui um texto de abertura do Cardeal Alemão, onde ele expõe – com sua genialidade característica – fatos importantíssimos para a compreensão do que realmente é o cristianismo. Segue...
** Ler o artigo completo
www.ofielcatolico.com.br
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States
Início
:: Sobre nós
:: Contato
:: Orações
:: Ajude-nos!
:: Assine nossa revista
:: Assine nossa revista digital
A crise do cristianismo no início do terceiro milênio, por Ratzinger
NA SEGUNDA EDIÇÃO do livro “Deus existe? ”, lançado pela editora Planeta, temos a transcrição do debate que ocorreu em 21 de fevereiro de 2000 entre o então Cardeal Joseph Ratzinger e o ateu Paolo Flores d’Arcais. Esse choque de ideias ocorreu em Roma e, devido à sua grandiosidade, quase duas mil pessoas tiverem que assistir às mais de 2h de debate do lado de fora do Teatro Quirino de Roma. Disponibilizamos aqui um texto de abertura do Cardeal Alemão, onde ele expõe – com sua genialidade característica – fatos importantíssimos para a compreensão do que realmente é o cristianismo (sinônimo da palavra catolicismo). Segue.
A pretensão da verdade posta em dúvida – a crise do cristianismo no início do terceiro milênio
No início do terceiro milênio, precisamente no âmbito de sua expansão original –, a Europa –, o cristianismo se encontra imerso em uma profunda crise que é consequência da crise de sua pretensão da verdade. Essa crise tem uma dupla dimensão: em primeiro lugar, questiona-se cada vez mais se é realmente oportuno aplicar o conceito de verdade à religião; em outras palavras, se é dado aos homens conhecer a autêntica verdade sobre Deus e as questões divinas. Para o pensamento atual, o cristianismo de modo algum está mais bem situado que as demais religiões. Ao contrário: com sua pretensão da verdade parece estar especialmente cego diante do limite de nosso conhecimento divino.
Todo este ceticismo frente à pretensão da verdade em matéria de religião se vê respaldado, ainda, pelas questões que a ciência moderna levantou sobre as origens e os conteúdos do cristianismo: com a teoria da evolução parece ter sido superada a doutrina da Criação; com os conhecimentos sobre a origem do homem, a doutrina do Pecado original; a exegese crítica relativiza a figura de Jesus questiona sua consciência de Filho (de Deus e logo Deus); a origem da Igreja em Jesus parece duvidosa etc. O fundamento filosófico do cristianismo se mostra problemático após o “fim da metafísica”, e seus fundamentos históricos são postos em xeque por efeito dos métodos históricos modernos.
Por isso, também é fácil reduzir os conteúdos cristãos ao simbólico, não lhes atribuir maior veracidade que aos mitos da história das religiões, vê-los como uma forma de experiência religiosa que se deveria situar com humildade ao lado de outras. Ao que parece, assim considerado, poder-se-ia permanecer cristão e continuar-se utilizando das formas de expressão do cristianismo; sua exigência, porém, transformou-se radicalmente: a Verdade, que era uma força vinculadora e uma promessa segura, transforma-se em uma forma de expressão cultural do sentimento religioso geral que nos cabe por causa de nossa origem europeia.
Como isso é assim, é preciso levantar novamente a questão já antiga da verdade do cristianismo, por mais supérflua e difícil de responder que pareça a muitos. Mas como? Sem dúvida, a teologia cristã deverá examinar cuidadosamente as diferentes instâncias que se levantaram contra a pretensão da verdade do cristianismo no âmbito da filosofia, das ciências naturais, da história, e terá de enfrentá-las. Mas, por outro lado, deverá tentar, também, obter uma visão geral da questão da verdadeira essência do cristianismo, de seu lugar na história das religiões e sua localização na existência humana.
Em suas origens, como o cristianismo contemplou seu lugar no cosmos das religiões? O surpreendente é que, sem hesitar, Agostinho atribui ao cristianismo um posto no âmbito da “teologia física”, do racionalismo filosófico. Esse fato implica uma evidente continuidade dos primeiros teólogos do cristianismo – os apologistas do século II – com relação ao lugar que Paulo atribui ao cristão no primeiro capítulo da Carta aos Romanos, que, por sua vez, se baseia na teologia da sabedoria do Antigo Testamento e, por meio dela, remonta ao escárnio dos deuses dos Salmos.
Sob essa perspectiva, o cristianismo tem seus precursores e sua preparação interna no racionalismo filosófico, não das religiões. Segundo Agostinho e a tradição bíblica, para ele decisiva, o cristianismo não se baseia nas imagens e ideias míticas, cuja justificação se encontra, afinal, em sua utilidade política, mas faz referência a esse aspecto divino que a análise racional da realidade pode perceber. Em outras palavras: Agostinho identifica o monoteísmo bíblico com as ideias filosóficas sobre o fundamento do mundo formadas em suas diversas variantes na filosofia antiga. A isso se faz referência quando, desde o sermão do Areópago de Paulo, o cristianismo se apresenta com o propósito de ser a religio vera. Portanto, a fé cristã não se baseia na poesia nem na política, essas duas grandes fontes da religião; baseia-se no conhecimento. Venera esse Ser que é o Fundamento de tudo o que existe, o “Deus verdadeiro”. No cristianismo, o racionalismo se tornou religião e não é mais seu adversário.
Partindo dessa premissa, uma vez que o cristianismo foi entendido como um triunfo da desmitologização, como um triunfo do conhecimento e, com isso, da verdade, devia ser considerado universal e levado a todos os povos; não como uma religião específica que ocupa o lugar de outras, não como uma espécie de imperialismo religioso, mas como verdade que torna a aparência supérflua. E justamente por isso, na ampla tolerância dos politeísmos, deve ser considerado incompatível, até mesmo inimigo da “religião ateísmo”: não se limitou à relatividade e à possibilidade de intercâmbio de imagens, com o que perturbava principalmente a utilidade política das religiões e punha em perigo os fundamentos do Estado, em cujo âmbito pretendeu ser não uma religião entre outras religiões, mas sim o triunfo do conhecimento sobre o mundo das religiões.
Por outro lado, essa localização do cristão no cosmos da religião e da filosofia está relacionada também com o poder de penetração do cristianismo. Já antes do surgimento da missão cristã nos círculos eruditos da Antiguidade, havia se buscado na figura do “homem temeroso a Deus” a conexão com a fé judaica, que foi considerada a forma religiosa do monoteísmo filosófico e atendia ao mesmo tempo às exigências da razão e à necessidade religiosa do homem que a filosofia não podia atender por si só: não se reza a um deus que só existe no pensamento. Mas quando o deus que o pensamento descobre se encontra no interior de uma religião como deus que fala e age, então conciliam-se pensamento e fé.
Nessa relação com a sinagoga, ficava, porém, um aspecto não resolvido: o não judeu só podia ser, então, um profano, e nunca se integraria ao todo. Essa limitação é superada no cristianismo por meio da interpretação que Paulo fez da figura de Cristo. Só então o monoteísmo religioso do judaísmo se fez universal e, com isso, a união de pensamento e fé –, a religio vera –, à qual todos podem ter acesso. Justino, filósofo e mártir falecido em 167, pode ser considerado uma figura representativa dessa forma de chegar ao cristianismo como vera philosophia. Com sua conversão ao cristianismo, não renunciou às suas próprias convicções filosóficas, mas foi quando se tornou verdadeiramente um filósofo. A convicção de que o cristianismo era filosofia, a filosofia perfeita, ou seja, a Filosofia que chega até a Verdade, manteve-se vigente para além dos tempos dos Pais [Padres] da Igreja.
No século XIV, essa consideração é evidente na teologia bizantina de Nicolau Cabasilas. Certamente a filosofia não era entendida, então, como uma disciplina acadêmica puramente teórica, mas também, e acima de tudo, sob uma perspectiva prática, como a arte de viver e morrer com probidade a que só se pode chegar à luz da verdade.

O racionalismo pode se transformar em religião porque o mesmo Deus do racionalismo entrou na religião. O elemento que realmente exige fé, a palavra histórica de Deus, é a condição prévia para que a religião possa se voltar, por fim, para o Deus filosófico, que já não é um mero Deus filosófico e que não rejeita o conhecimento filosófico, mas que o assume. E aqui se evidencia um fato surpreendente: os dois princípios fundamentais, aparentemente contrários, condicionam-se e andam unidos; juntos configuram a apologia do cristianismo como religio vera. O triunfo do cristianismo sobre as religiões pagãs foi possível não só pela reivindicação de sua racionalidade. Um segundo motivo teve igual importância. Consiste, em linhas gerais, no rigor moral do cristianismo, que Paulo já havia relacionado com a racionalidade da fé cristã: o que a lei realmente significa, as exigências que o Deus único faz à vida do homem, e que a fé cristã traz à luz, coincidem com o que o homem traz escrito no coração, de forma que o considera bom quando aparece diante dele. Coincide com o que é “bom por natureza” (Rm 2,14s.).
A alusão à moral estoica, a sua interpretação ética da natureza, fica aqui tão evidente quanto em outros textos paulinos, como a Carta aos Filipenses: “Levai em consideração tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama” (Fp 4,8). A união fundamental – embora crítica – com o racionalismo filosófico no conceito de Deus confirma-se e concretiza-se na união igualmente crítica com a moral filosófica. Do mesmo modo que no âmbito religioso, o cristianismo superou os limites das escolas filosóficas ao considerar o Deus que está no pensamento como um Deus vivo, também aqui se deu um passo da teoria ética à prática moral vivida em comum, na qual a perspectiva filosófica é superada pela concentração de toda a moral no duplo mandamento de amor a Deus e ao próximo, e se traduz em ação real.
Simplificando, poderíamos dizer que o cristianismo convenceu pela união da fé com a razão e pela orientação da atuação para a caritas, para a ajuda com amor aos que sofrem, aos pobres e aos fracos, acima de todo limite de condição.
A força que levou o cristianismo a se transformar em religião universal estava em sua síntese de razão, fé e vida; justamente essa síntese fica concretizada na expressão religio vera. Por isso se impõe cada vez mais a questão: por que hoje essa síntese já não convence? Por que hoje, ao contrário, são contraditórios e até excludentes entre si os conceitos de racionalismo e cristianismo? O que mudou no racionalismo, o que mudou no cristianismo para que isso seja assim?
Em sua época, o neoplatonismo, em especial Porfírio, opôs à síntese cristã uma interpretação diferente da relação entre filosofia e religião, que foi considerada uma refundação filosófica da religião dos deuses. Mas hoje essa outra maneira de harmonizar religião e racionalismo parece se impor de novo como a forma de religiosidade que mais se adapta à consciência moderna. Porfírio formula assim sua primeira ideia fundamental: latet omne verum, “a verdade está oculta”. Uma ideia na qual coincidem budismo e neoplatonismo. Segundo ela, sobre a verdade, sobre Deus, só existem opiniões, não existe certeza. Na crise de Roma de finais do século IV, o senador Símaco expressou as idéias neoplatônicas nas fórmulas simples e pragmáticas que podemos encontrar em seu discurso perante o imperador Valentiniano II, no ano 384, em defesa do paganismo e da restauração da deus Vitória no Senado romano. Citarei apenas a frase decisiva e que se tornou célebre: “Todos veneramos o mesmo, todos pensamos o mesmo, contemplamos as mesmas estrelas, o céu sobre nossa cabeça é um, o mesmo mundo nos acolhe; que importa por meio de que forma de sabedoria cada um busque a verdade? Não se pode chegar por um único caminho a um mistério tão grande”.
É justamente isso que diz o racionalismo hoje: não conhecemos a verdade como tal; temos a mesma opinião de formas diferentes. Um mistério tão grande, o divino, não pode se refletir em uma só figura que exclui todas as outras, em um caminho que todos são obrigados a seguir. Muitos são os caminhos, muitas as imagens, todas refletem algo do todo e nenhuma é, por si mesma, o todo. Isso abriga o ethos da tolerância, que reconhece em tudo um pouco de verdade, não põem o próprio acima do desconhecido e integra-se pacificamente à sinfonia polifônica do eternamente insuficiente que se oculta nos símbolos, que parecem ser nossa única possibilidade de alcançar o divino de algum modo.
Terá sido superada, portanto, a pretensão do cristianismo de ser religio vera pelo avanço do racionalismo? Deve abandonar a pretensão e aderir à visão neoplatônica, ou budista ou hinduísta da verdade e dos símbolos, deve se conformar – como propôs Troeltsch – com mostrar a parte do rosto de Deus voltada para os europeus? Deve ir um passo além de Troeltsch, cuja opinião era de que o cristianismo era a religião mais adequada para a Europa, ao passo que justamente hoje a Europa põe em dúvida essa adequação? Essa é a verdadeira questão que a Igreja e a teologia devem levantar na atualidade.
Todas as crises que ocorrem no cristianismo baseiam-se só de forma secundária em aspectos institucionais. Na Igreja, tanto os problemas das instituições quanto os das pessoas derivam, em última instância, do enorme peso desse fato. Esse é o desafio fundamental no início do terceiro milênio cristão. A questão não pode receber uma resposta meramente teórica, do mesmo modo que a religião como atitude última do homem não é só teoria. Precisa desta combinação de conhecimento e ação em que se baseou a força de convicção do cristianismo dos Pais [Padres] da Igreja.
Isso não significa, de modo algum, que se possa prescindir do aspecto intelectual do problema remetendo à necessidade da praxis. Tentarei, por fim, oferecer uma perspectiva que possa indicar a direção. Vimos que a união original, nunca indiscutível, de racionalismo e fé à qual Tomás de Aquino deu uma forma sistemática se rompeu não tanto pela evolução da fé quanto pelos novos avanços do racionalismo. Poderíamos mencionar como etapas dessa evolução: Descartes, Espinosa, Kant. A tentativa de uma nova síntese integradora por parte de Hegel não devolveu à fé seu lugar filosófico, mas tentou transformá-la em razão e suprimi-la como fé. A esse caráter absoluto do espírito, Marx opõe o caráter único da matéria; a filosofia deve se reduzir por completa a uma ciência exata, só o conhecimento exato é realmente conhecimento. Com isso suprime-se a ideia do divino. O anúncio de Auguste Comte de que um dia existirá uma física do homem e que as grandes questões das quais antes se ocupava a metafísica seriam tratadas no futuro de um modo tão “positivo’, como tudo o que já em nossos dias é ciência positiva, teve, em nosso século, uma impressionante ressonância nas ciências humanas.
Cada vez é menor a separação entre física e metafísica introduzida pelo pensamento cristão. Tudo deve tornar a ser “física”. A teoria da evolução tem se mostrado, cada vez mais, como o caminho para que a metafísica desapareça por completo, para fazer parecer supérflua a “hipótese de Deus” (Laplace) e para formular uma interpretação do mundo estritamente “científica”. Uma teoria da evolução que explica todo o real de modo global transformou-se em uma espécie de “filosofia primeira” que, por assim dizer, constitui a base da interpretação racional do mundo. Qualquer tentativa de pôr em jogo outras causas diferentes das incluídas nessa teoria “positiva”, qualquer tentativa de “metafísica”, tem de parecer um retrocesso diante do racionalismo, um abandono da pretensão de universalidade da ciência. Assim, a ideia cristã de Deus é considerada acientífica. Já não corresponde a nenhuma Theologia physica: neste sentido, a única Thelogia naturalis é a teoria da evolução, e esta não conhece nenhum Deus nem criador no sentido do cristianismo - do judaísmo e do islamismo -, nem uma alma do mundo ou uma força interna no sentido da Stoa (ou Pórtico Poecile, local onde Zenão ensinava e de onde vem o termo “estoico”). No máximo, do ponto de vista do budismo, poder-se-ia considerar todo este mundo como aparência e o nada como o verdadeiramente real, e justificar, assim, formas místicas de religião que pelo menos não competem de modo direto com o racionalismo.
Diz-se, com isso, a última palavra? Separaram-se definitivamente cristianismo e razão? De qualquer maneira, não há nenhuma via que evite o debate em torno do alcance da teoria da evolução como filosofia primeira e da exclusividade do método positivo como única forma de ciência e racionalidade. Assim, este debate deve ser mantido por ambas as partes com objetividade e disposição para escutar, o que até agora mal aconteceu. Ninguém pode duvidar seriamente das provas científicas dos processos microevolutivos. A questão que um crente levanta frente à razão moderna não faz referência a esse assunto, nem ao da macroevolução, e sim à expansão para uma philosophia universalis que pretende se transformar em uma explicação global do real e não gostaria de deixar de lado nenhum outro nível do pensamento.
Trata-se, enfim, de a razão ou racional estarem ou não no princípio de todas as coisas e em seu fundamento. Trata-se de saber se o real surgiu do acaso e da necessidade, ou seja, do irracional; se, portanto, a razão é um subproduto casual e irracional e carece também de importância no oceano do irracional, ou se continua sendo certa a ideia que constitui a convicção fundamental da fé cristã e sua filosofia: in principio erat verbum, “no princípio de todas as coisas está a força criadora da razão”. A fé cristã é, hoje como ontem, a opção da prioridade da razão e do racional. Esta questão última não pode mais ser resolvida mediante os argumentos das ciências naturais, e também o pensamento filosófico se choca aqui com seus limites. Neste sentido, não existe uma possibilidade última de demonstrar a opção cristã fundamental. Mas pode a razão renunciar à prioridade do racional sobre o irracional, à existência original do logos sem abolir a si mesma? A razão não pode fazer outra coisa a não ser pensar também sobre o irracional a seu modo, isto é, de modo racional, estabelecendo mais uma vez implicitamente, a questionada primazia da razão. Por sua opção em favor da primazia da razão, o cristianismo continua sendo, também hoje, “racionalismo”.
Vimos anteriormente que na concepção do mundo cristão primitivo os conceitos de natureza, homem, deus, ethos e religião estavam indissoluvelmente vinculados entre si, e que essa vinculação havia contribuído para que o cristianismo tomasse consciência da crise dos deuses e da crise do racionalismo antigo. A orientação da religião para uma visão racional da realidade, o ethos como parte dessa visão, e sua aplicação concreta sob a primazia do amor ficaram unidas entre si. A primazia do logos e a primazia do amor ficaram unidas entre si. A primazia do logos e a primazia do amor se mostraram idênticas. O logos se mostrava não só como razão matemática no fundamento de todas as coisas, mas como amor criador a ponto de “compadecer” com o criado. O aspecto cósmico da religião, que venera o Criador em seu poder sobre a existência, e seu aspecto existencial, a questão da redenção, vincularam-se e se transformaram em um só. De fato, toda explicação do real que não possa apoiar também um ethos com razões claras é necessariamente insuficiente.
Na realidade, a teoria da evolução também tenta dar uma nova fundamentação ao ethos do ponto de vista da evolução ao pretender se transformar em uma philosophia universalis. Mas esse ethos relacionado com a evolução, que encontra inevitavelmente seu conceito-chave no modelo de seleção, isto é, na luta pela sobrevivência, na vitória do mais forte, na adaptação com sucesso, pode oferecer pouco consolo. Embora se tente enfeitá-lo de diversas formas, continua sendo um ethos cruel. A tentativa de destilar o racional do que é em si irracional fracassa aqui de forma evidente. Tudo isto é pouco apropriado para uma ética da paz universal, do amor prático ao próximo e da necessária abnegação de cada um.
A tentativa de dar de novo um sentido claro ao conceito do cristianismo como religio vera no meio dessa crise da humanidade deve se basear igualmente, por assim dizer, no reto agir (ortopraxis) e no reto crer (ortodoxia). Seu argumento mais profundo deve consistir – ao fim e ao cabo como então – em que o amor e a razão coincidem como verdadeiros pilares fundamentais do real: a razão verdadeira é o amor, e o amor é a razão verdadeira. Em sua união constituem o verdadeiro fundamento e o objetivo do real.
____
- RATZINGER. Joseph. Deus existe? São Paulo: Planeta, 2009. www.ofielcatolico.com.br

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Doutrina, Espiritualidade, Reflexão, Teologia
4 comentários:

Juiz de direito31 de maio de 2017 13:20
SEMPRE CHORO AO LER OU OUVIR ESTE HOMEM SÁBIO, SANTO E GÊNIO.
DR.ITAMAR - JUIZ DE DIREITO Responder
Respostas
Felipe Marques31 de maio de 2017 19:27
De fato, ele é um gênio e um santo.
Responder
Adilson31 de maio de 2017 15:44
Sensacional! Mas seria também interessante saber o que o outro debatedor disse. Responder
Respostas
Felipe Marques31 de maio de 2017 21:28
Oi Adilson, boa noite. O debate é bem extenso, por isso não transcrevi. Mas o livro está disponível para compra e não é caro! No livro há um texto só do ateu. Abraços!
Responder
Carregar mais...
** Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração mensal de apenas R$7,00. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de "debates" e nem para disputas inter-religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por professores doutores, mestres e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.
Links para esta postagem
Criar um link
Ler a próxima páginaLer a página anterior
Assinar: Postar comentários (Atom)
Receba O Fiel Católico em seu e-mail
ASSINE NOSSA REVISTA!


+ + + + + + +
leitores online
Comentários recentes






+ + + + + + +
PESQUISA ESPECIAL

+ + + + + + +
GALERIA DIGITAL

+ + + + + + +
DICIONÁRIO ONLINE


+ + + + + + +
O FIEL CATÓLICO RECOMENDA A PARTICIPAÇÃO NAS CAMPANHAS:

+ + + + + + +
VÍDEO DA SEMANA
A nova e a nova-nova ordem mundial
+ + + + + + +
ESCUDO DA FRATERNIDADE LAICAL SÃO PRÓSPERO

+ + + + + + +
GUIA CATÓLICO





+ + + + + + +
EM CAMPANHA

Nós, fiéis católicos, quremos a Igreja livre da ideologia marxista e socialista!
+ + + + + + +
TU ES PETRUS ET SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM
+ + + + + + +


+ + + + + + +

+ + + + + + +
ESTUDOS POR ASSUNTO
Doutrina (571)
Tira-dúvidas (520)
Espiritualidade (511)
Colaboradores (460)
Em busca da verdade (451)
Polêmica (382)
Ser na prática (379)
Teologia (351)
Reflexão (331)
Notícia (268)
Crítica (225)
Denúncia (204)
Consciência política (202)
Vídeo (180)
Exemplo dos santos (155)
Prática (153)
Ação católica (138)
Data Litúrgica (124)
Acusações protestantes/evangélicas (121)
Testemunho (119)
História (105)
Apostasia na Igreja (97)
Sacramentos (95)
Sagrada Escritura (95)
Perseguição aos cristãos (94)
Ciência e Fé (93)
Protestantes (82)
Eucaristia (70)
História da Igreja (66)
Igrejas Evangélicas (64)
Dica (61)
Nossa Senhora (61)
Biografia (56)
Liturgia (56)
Oração (53)
Curso bíblico (48)
Atualidades (46)
Filosofia (40)
Aparições e revelações (39)
Milagre (37)
Acusações de ateus (36)
Arte e espiritualidade (28)
Espiritismo (22)
Biblioteca católica (20)
Sermão (11)
Imagem da semana (10)
Milagres Eucarísticos (10)
Pecados Capitais (10)
Santo Tomás de Aquino (10)
Concílio de Trento (9)
Livro (9)
Aborto (7)
Homilias (6)
Sacramentais (4)
Downloads (2)
Islamismo (2)
Mais lidos esta semana
Diferença entre orar e rezar – as "vãs repetições"
ASSIM COMO bem atestam o Aurélio , o Michaellis e todos os dicionários da língua portuguesa, os termos "orar" e "rezar...
Aprenda a rezar o Terço Bizantino
** Como rezar A ORAÇÃO através deste terço é um caminho para a libertação que o Nome de Jesus pronunciado constantemente traz ao noss...
A Igreja Católica foi fundada por Constantino?
ESTE ARTIGO poderia ser classificado como mais um da série "falácias 'evangélicas'"... Sim, esta é mais uma das "in...
O Sacramento da Crisma ou da Confirmação
EM NOSSO ESTUDO anterior apresentamos uma exposição sobre o Sacramento do Batismo. - Vimos que neste Sacramento somos mergulhados no Espír...
Imagens católicas exclusivas para uso livre na web
As imagens desta galeria podem ser usadas livremente (clique sobre as imagens para ampliar): novas imagens são adicionadas esporadicamente....
A crise do cristianismo no início do terceiro milênio, por Ratzinger
NA SEGUNDA EDIÇÃO do livro “Deus existe? ”, lançado pela editora Planeta, temos a transcrição do debate que ocorreu em 21 de fevereiro d...
Os dogmas da Igreja Católica
'A Assunção da Virgem', por Egid Quirin Asam (1692-1750) PARA A IGREJA Católica, dogma é uma verdade de fé revelada por Deus. Lo...
+ + + + + + + + + + + +
Assine a revista 'O Fiel Católico' (versão digital ou impressa)
Por apenas R$7,00 receba mensalmente os nossos conteúdos exclusivos
+ + + + + + + + + + + +
MAIS LIDOS

Os versículos que eu nunca vi – quando era protestante

Imagens católicas exclusivas para uso livre na web

Diferença entre orar e rezar – as "vãs repetições"

A Igreja Católica foi fundada por Constantino?

O Sacramento da Crisma ou da Confirmação

O Sacramento do Batismo

Soldados católicos erguem cruz e rezam após derrotar o Estado Islâmico em Mossul: assista!
Aprenda a rezar o Terço Bizantino

Cristão pode fazer tatuagem? As tatuagens e a Bíblia Sagrada

Símbolos satânicos junto ao presépio: população é obrigada a aceitar em nome da 'tolerância' e do 'respeito'
+ + + + + + + + + + + +
Seguidores BLOGGER
Seguidores Google+
+ + + + + + +

+ + + + + + +
A BÍBLIA CONFIRMA A IGREJA
“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular.” (2 Pedro 1,20)-
“Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.” (1Timóteo 3,15) -
“Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (...). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”(Mateus 16, 18) -
“...Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”(João 5,39-40) -
“Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.” (2 Tessalonicenses 3,6) -
“Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”(2 Tessalonicenses 2, 15) -
“(Pedro,) apascenta o meu rebanho.” (João 21,15-17) -
“Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.” - S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo(Atos dos Apóstolos 15, 7) -
“Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” - Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32) -
“De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.” - Maria, a Mãe de Nosso Senhor (Lucas 1, 48) -
“Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.” (Gálatas 1, 8) -
“Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.” (João 6, 56) -
“Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”(João 6, 55) -
“O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?” (1ª aos Coríntios 10, 16) -
“E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.” (Apocalipse 8, 4) -
“Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.” (Apocalipse 14, 12) - Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (...); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.(2Cor 3,3.6)

+ + + + + + +
NOSSO PATRONO
"(Advertimos àqueles que,) deixando de reconhecer a Deus como Autor de suas capacidades, professaram-se sábios; gloriando-se não em Deus, mas em si mesmos, como se tivessem atingido o conhecimento da Verdade pelos esforços do seu próprio raciocínio."São Próspero de Aquitânia (Chamado às Nações, IV, vs. 17-20)
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Fraternidade de Blogs Católicos
Rainha dos Mártires

Há uma hora
Orações Católicas
41 Orações de Santo Afonso Maria de Ligório - 2 - ORAÇÃO II Ó Deus de minha alma! eu vejo que quereis salvar-me por todos os meios. Meus pecados já me tinham perdido; eu me tinha condenado a mim mesma ao ...
Há uma hora
Catholicism.Org
Open Letters to Catholic Graduates - [Note: This book is now available for pre-order from Rafka Press. Their Website with ad for the book is:http://rafkapress.com/coming-soon.html. If you wi...
Há 2 horas
The American Catholic
Bye, Bye, Miss Empire Pie -
Há 3 horas
Defenders of the Catholic Faith by Stephen K. Ray
Oberammergau Play 2020 with Germany, Switzerland and Italy - We are going to Oberammergau Germany in 2020 for the Passion Play with visits to Munich, Dachau, sites in Switzerland (Zurich and St. Galen with Swiss Gua...
Há 3 horas
RORATE CÆLI

Há 4 horas
Aprendendo a Ser Católica

Há 4 horas
Senza Pagare

Há 5 horas
The Raccolta
I came out of the mouth of the most High, the firstborn before... - St. Luke Pope Pius XII St. Jerome King David I came out of the mouth of the most High, the firstborn before all creatures: I dwelt in th...
Há 5 horas
TradiNews

Há 5 horas
A Blog for Dallas Area Catholics
Awesome – Whittle Destroys Nye in Battle of the Bills - I remember back in college, having the pathetic choice of only 30 or 40 basic cable channels to choose from, being annoyed that it seemed like Bill Nye The...
Há 5 horas
Agência Boa Imprensa – ABIM
Aviltamento acinzentado - O Brasil, chocado, teve notícia da delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, a gigante do agronegócio brasileiro. Deixo de lado ...
Há 5 horas
Khristianós
Ouro Preto (MG) – Restauração revela pinturas escondidas em igreja de Cachoeira do Campo - Intervenções na Igreja Nossa Senhora das Dores, no distrito de Ouro Preto, trazem de volta obras de arte sob várias camadas de tinta no forro e nas parede...
Há 5 horas
Adelante la Fe
El sacerdote ha de ser varón y célibe - Cristo eligió a doce Apóstoles, entre sus numerosos discípulos, haciéndoles partícipes de su misión y de su autoridad. 1.Ministro del sacramento del Orde...
Há 6 horas
SENDARIUM
POR QUE AS ALMAS SÃO DESIGUAIS... - Durante muito tempo eu me perguntava por que Deus tinha preferências, por que todas as almas não recebiam a mesma medida de graças. Estranhava ao vê-lo pro...
Há 7 horas
Em Defesa da Vida, da Igreja e da Verdade

Há 7 horas
New Liturgical Movement

Há 8 horas
Blog Carmadélio
* O impactante comercial antiterrorismo de uma empresa telefônica árabe. - A tradução dos diálogos do vídeo abaixo é a seguinte: Criança: Vou contar tudo a Deus. Que vocês encheram os cemitérios com as nossas crianças, esvaziando ...
Há 8 horas
A História dos Hebreus – Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR)
PROGRAMA EXPERIÊNCIA DE DEUS - Boa tarde, Amados de Nosso Senhor Jesus Cristo… Salve Rainha!!! Vamos acompanhar o segundo (2º) dia da Novena do Divino Espírito Santo no PROGRAMA EXPERIÊN...
Há 8 horas
Mulher Católica ♡
Bolo de cacau e café - Fiz este bolo de cacau e café para o aniversário do meu marido. Bastante simples, mas feito com muito amor. O post Bolo de cacau e café apareceu primeir...
Há 9 horas
Dominus Est
VENDA DO DVD – CURSO SOBRE SÃO JOÃO DA CRUZ - Prezados amigos, leitores e benfeitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Em fevereiro havíamos lançado uma campanha para divulgação do trabalho da ...
Há 9 horas
Padre Paulo Ricardo – Christo Nihil Praeponere
A inteligência e a sabedoria - [image: 9 frame] ------------------------------ No último dia de nossa novena, falaremos dos dons mais elevados do Espírito: a inteligência e a sabedoria. ...
Há 10 horas
† Livros Católicos para Download

Há 10 horas
MiL - Messainlatino.it

Há 10 horas
Olhar Católico
É O POVO OU A MASSA? - Dom Fernando Arêas Rifan* Estamos no tempo de manifestações populares, a voz das ruas, pedindo tal ou tal coisa: a voz do povo! E cita-se o provérbio: “Vox...
Há 11 horas
SANCTORUM

Há 12 horas
Catholicism Pure & Simple
The Feast of the Visitation of the Blessed Virgin Mary - From “Divine Intimacy” “And Mary, rising up in those days, went into the hill country with haste into a city of Judah” – (Luke 1:39-47). Mary, in the exqu...
Há 13 horas
Não Deixe que um Professor Comunista Adote Seu Filho
Peladas contra nós homens, que, segundo elas, não prestamos - Buenos Aires 30/05/2017 – 19:45 com Sociedad Mujeres desnudas se manifestaron contra los femicidios en Tribunales, Plaza de Mayo y Congreso Se trató de una...
Há 14 horas
Le Blog d'Yves Daoudal
Encore un coup du lobby - « Etienne Cardiles s'est marié à titre posthume, mardi soir à la...
Há 15 horas
Fratres in Unum.com
Geo-estrategista italiano alimenta debate sobre a renúncia do Papa Bento XVI. - Por Maike Hickson – OnePeterFive, 23 de maio de 2017 | Tradução: FratresInUnum.com: Um artigo publicado recentemente por um geo-estrategista e professor un...
Há 15 horas
Catholic Herald
Pope Francis: A good shepherd knows when to step down - 'A shepherd must be ready to step down completely from his church, rather than leave in a partial manner,' the Pope said
Há 16 horas
O Segredo do Rosário

Há 16 horas
Instavrare omnia in Christo
Festa de Nossa Senhora Maria Rainha Paz - Fonte: Escravas de Maria 31/05 Quarta-feira Festa de Primeira Classe Paramentos Brancos . A encíclica Ad Caeli Reginam (Rainha do Céu), do Papa Pio XII,...
Há 16 horas
Instavrare Omnia in Christo
Festa de Nossa Senhora Maria Rainha Paz - Fonte: Escravas de Maria 31/05 Quarta-feira Festa de Primeira Classe Paramentos Brancos . A encíclica Ad Caeli Reginam (Rainha do Céu), do Papa Pio XII,...
Há 16 horas
Rumo à Santidade
Fim do mês Mariano - Meditação para o Dia 31 de Maio 1. Termina hoje o mês de tua Mãe do céu. “Eis aí tua Mãe” Maria é tua, sim, tua Mãe. Ela sabe quanto careces da sua materna...
Há 17 horas
São Pio V
Dom Columba Marmion - Jesus Cristo nos seus mistérios. - XVI « . . . E AGORA, PAI, GLORIFICA O TEU FILHO» DEPOIS da Ressurreição, Nosso Senhor Jesus Cristo ficou apenas quarenta dias com os discípulos. Diz S. Leã...
Há 17 horas
Onde está a perder-se? | Em Portugal se conservará sempre o dogma da fé

Há 19 horas
Dom Fernando Rifan
É O POVO OU A MASSA? - Estamos no tempo de manifestações populares, a voz das ruas, pedindo tal ou tal coisa: a voz do povo! E cita-se o provérbio: “Vox populi, vox Dei”, ...
Há 19 horas
Heróis medievais

Há 19 horas
Luz de Cristo x Trevas da Irracionalidade

Há 19 horas
Roma Sempre Eterna

Há 19 horas
Fé, Verdade e Caridade (Padre Francisco Faus)
MARIA E AS ALEGRIAS COTIDIANAS - MARIA E AS ALEGRIAS COTIDIANAS Cerca de trinta anos Quando São Lucas começa a narrar a vida pública de Cristo diz que, ao iniciar o seu ministério Jesus ti...
Há 20 horas
Orações da Igreja Católica

Há um dia
As Muralhas da Cidade

Há um dia
Pale Ideas - Tradição Resistente

Há um dia
Aluizio Amorim

Há um dia
Movimento dos Amigos da Realeza de Cristo
Há um dia
Associação Redemptionis Sacramentum

Há um dia
France Jeunesse Civitas
Céline Thomas, mère au foyer et candidate Civitas dans la 5e circonscription de la Loire - Dans le 42 – Haute Loire –, sur la 5ème circonscription (région de Roanne),...
Há um dia
Vista Direita
Explicando a Ação na Cracolândia - Vejam este contundente relato de *Gisleine Caron,* sobre as recentes ações da prefeitura de São Paula na área conhecida como “Cracolândia” onde traficant...
Há um dia
Femina - Modéstia e elegância

Há um dia
Our Lady of Good Success Mission
Fr. David Hewko Sermon – Sunday within the Octave of the Ascension 2017 – Boston, Kentucky -
Há um dia
A Cidade Medieval

Há um dia
Lei Islâmica em Ação

Há 2 dias
Família Católica

Há 2 dias
Fazendo-me ao Largo

Há 2 dias
Sebastian Baldi - Blog Cattolico Romano
Fabricante de Papas: O Sindicato de Soros - Católicos, Salve Maria! Fabricante de Papas: O Sindicato de Soros*leia aqui*
Há 2 dias
Tesouros da Igreja Católica
Santa Julia Billiart - Muitos católicos foram contrários à Revolução Francesa, que perseguiu a Igreja e destruiu muitos templos. Talvez a mais surpreendente destes católicos seja...
Há 2 dias
O Camponês
sacro lavoro - Paulo Leminski as mãos que escrevem isto um dia iam ser de sacerdote transformando o pão e o vinho forte na carne e sangue de cristo hoje transformam pala...
Há 2 dias
Heroinas da Cristandade

Há 2 dias
A Aparição de La Salette e suas Profecias

Há 2 dias
Luzes de Esperança

Há 2 dias
ZELO ZELATUS SUM
AS TRÊS PROCISSÕES DE SÃO BENTO LABRE - LEITURA ESPIRITUAL MEDITADA Diz S. Bento Labre que há três classes de pecadores que se confessam: penitentes perfeitos, penitentes imperfeitos, penitentes...
Há 2 dias
Traditional Catholic Priest
Pope Francis Is Not Saving Souls, But Losing Them – Repost - Father Carota wrote this in February of 2015. I wonder what he would say today if he were still here……. Pope Francis’ concept of the Catholic Church i...
Há 3 dias
Estudos Tomistas

Há 3 dias
Glória da Idade Média

Há 3 dias
Contos e Lendas da Era Medieval

Há 3 dias
VIA-VERITAS-VITA
ASCENSÃO DE JESUS CRISTO - Por São Boaventura "A ternura e bondade de Nosso Senhor tinham-Lhe conciliado tanto a afeição dos discípulos e principalmente dos Apóstolos, que não podia...
Há 3 dias
Vultus Christi
Our Lady of the Cenacle in Armenian Iconography - After his brilliant latest essays on *Julien Green*, and on *Saints Benedict and Philip Neri*, Mr Rick Yoder, only recently graduated from The University...
Há 3 dias
A Fé Explicada
A música na Missa - 1- Ritos iniciais Canto de Entrada: é o “cartão de visita”. Deve ser feito um grande esforço para que ele tenha algo a ver com o tema daquela Missa. Se i...
Há 4 dias
Escritos Católicos

Há 4 dias
Caminho Mariano

Há 4 dias
TV Criança Católica - YouTube
VEM ESPÍRITO SANTO - Pentecostes para crianças -
Há 4 dias
Modéstia e Pudor

Há 5 dias
A Grande Guerra

Há 5 dias
Apologética Católica | Deus, Pátria, Família
Extremismo de direita e de esquerda -
Há 6 dias
Blog do Angueth

Há uma semana
Missa Tridentina em Brasília
[Vídeo] A vida dos Pastorinhos após as Aparições – Nossa Senhora de Fátima e a santificação - 1ª Conferência da Jornada de Fátima: A vida dos Pastorinhos após as Aparições – Nossa Senhora de Fátima e a santificação. Pe. Thiago Bonifácio.
Há uma semana
Valores Inegociáveis

Há uma semana
Deus lo Vult!
A apatia dos católicos clama aos Céus vingança - As redes sociais divulgaram recentemente um vídeo, ao que parece feito em uma paróquia de Fortaleza, durante uma Missa, onde se vê um homem entrar na fila ...
Há uma semana
Amor a Nossa Senhora
10 frases do Papa Francisco sobre a Confissão - 10 frases do Papa Francisco sobre a Confissão Uma seleção feita a partir das respostas do Papa Francisco ao jornalista Andrea Tornielli 1. Costumo dizer ao...
Há uma semana
As Cruzadas

Há uma semana
Ciência Confirma a Igreja

Há uma semana
Catolicos Alerta!
Nossa Senhora de Fátima - As Aparições de Nossa Senhora a três pastorinhos no início do século, e a influência delas no contexto mundial, levanos a pensar que o futuro da nossa civi...
Há uma semana
Marxismo Cultural

Há uma semana
Orações e Milagres Medievais

Há uma semana
Missão Sagrada Família - Betim/MG

Há uma semana
Suma Teológica – Summae Theologiae
Novo livro para baixar: São Tomás de Aquino em 90 minutos - DISPONÍVEL NA PÁGINA DE DOWNLOAD
Há 2 semanas
Almas Castelos

Há 3 semanas
Vida e Castidade

Há 4 semanas
Sim, sou Católico

Há 4 semanas
Solluz

Há 5 semanas
DEFENSORES DA SAGRADA CRUZ
A Missa é um reflexo do céu, diz Cardeal Sarah - ACI.- O Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, afirmou recentemente que a Missa é ...
Há 5 semanas
Salvem a Liturgia!

Há um mês
O Campanhense

Há um mês
Capela Santa Maria das Vitórias
Modernistas contraditórios e modernistas coerentes - Pe. João Batista de A. Prado Ferraz Costa A seita modernista assemelha-se ao famoso labirinto habitado pelo monstro Minotauro e construído engenhosamente p...
Há um mês
Permanência
QUINTA PARTE -
Há 2 meses
Luz de Maria para as Nações

Há 2 meses
Refletindo 7

Há 2 meses
Acies Ordinata
Luzeiros da Igreja em língua portuguesa – CXV - Uma prova fácil da Existência de Deus: a ordem do Mundo _______ Para sair do estado de espírito ateu, o primeiro passo e o mais importante é reconhecer...
Há 2 meses
Tradição em Foco com Roma

Há 2 meses
"Morro" por Cristo

Há 2 meses
Mystics of the Church

Há 3 meses
Sacramente
LITURGIA, MÚSICA E COSMOS - Bento XVI - "Como conclusão de minhas reflexões, citarei uma bela palavra do Mahatma Gandhi que eu encontrei recentemente num calendário. Gandhi evoca os três meios...
Há 3 meses
Contra Impugnantes

Há 3 meses
Grupo Santo Tomás de Aquino
Há 3 meses
LAUDEM GLORIAE

Há 4 meses
Aquileia - São Paulo
Maquiagem para Homens, Brinquedos Azuis para Meninas e Coisas do Gênero - Ontem minha esposa comentou comigo a respeito de uma postagem no Facebook sobre uma marca de maquiagens que adotou um modelo masculino, presumivelmente par...
Há 4 meses
Somar Para Vencer | A Verdade como regra das ações | Movimento Patriótico
As pessoas são descartadas ao lixo desde a concepção - O presente ensaio foi redigido por Kellin Borges, paraguaya filha de brasileiros, formada em Psicologia e colaboradora do Movimento Somar Para Vencer. Inic...
Há 4 meses
† Almas Devotas

Há 4 meses
Subsídios Litúrgicos Summorum Pontificum

Há 5 meses
O Diário Alexandrino

Há 5 meses
Sword of Peter

Há 5 meses
Fim da Farsa

Há 5 meses
Corpo Místico
Encontrar a Cristo - Jesus se deixa encontrar em diversos momentos de nossas vidas, para não dizer a todo momento. Esse post Encontrar a Cristo foi criado em Corpo Místico.
Há 6 meses
Salve Regina
La Civiltà Cattolica: O modernismo crítico – 1908 (I) - La Civiltà Cattolica Roma 1908. [Tradução: Gederson Falcometa] A crítica está na boca de todos: é o mérito da idade moderna. E se fosse mérito sincero, h...
Há 7 meses
Sentimientos De Pasion

Há 7 meses
Movimento Ordem – Vigilia Contra a Corrupção
Trump acusa Hillary de ‘corrupção digna do Terceiro Mundo’ "É uma vergonha! Uma vergonha absoluta que nosso secretário de Estado possa ser comprado, subornado ou vendido!" — exclamou Trump em comício - *VEJA* O candidato republicano, Donald Trump, acusou nesta terça-feira sua adversária democrata na corrida pela presidência dos EUA, Hillary Clinton, de t...
Há 9 meses
OCC - Alerta Brasil

Há 9 meses
Missa Tridentina na Paróquia São Sebastião

Há 9 meses
Santa Igreja

Há 10 meses
Allan L. Dos Santos
Maconha do Paraguai, cocaína da Bolívia, armas da Venezuela — Terça Livre - O Brasil é o buraco mais violento do mundo. Se Alexandre de Moraes conseguir realizar seu plano de policiar as fronteiras, isso finalmente poderá mudar. Em...
Há 10 meses
COETUS FIDELIUM

Há 10 meses
Holy Card Heaven

Há 11 meses
Edições Cristo Rei
DOAÇÕES PARA O APOSTOLADO DO REV. PE. CARDOZO - Prezados benfeitores da Editora Missões Cristo Rei que têm ajudado muito o apostolado do Rev. Pe. Cardozo adquirindo nossos calendários, ou livros, ou sacr...
Há 11 meses
Católicos Resistentes
Padres Inventores – A ciência e a Igreja Católica - Católicos Resistentes - Católicos fiéis a Tradição Bimilenar da Santa Igreja - Somos Católicos que RESISTIMOS ao modernismo que se apoderou da Santa Igre...
Há 11 meses
Catolicismo Puro & Simples
O Paraíso Perdido e a Utopia Marxista - Imagem: Morjer’s Art A repulsa de um ateu esquerdista pela fé cristã como “fantasia”, “conto de fadas” e outras definições similares é um tanto estranha – ...
Há um ano
Associação Santo Atanásio

Há um ano
Coração Esmagado de Jesus
- comunicado: troca de endereço do blog Prezados amigos, Comunicamos que a partir deste domingo (10/04) o endereço de acesso deste blog será trocado de www...
Há um ano
Associação Dom Vital

Há um ano
BLOGONICVS

Há um ano
Joseph Sciambra: How Our Lord Jesus Christ Saved Me From Homosexuality, Pornography, and the Occult

Há um ano
Leonardo Faccioni - Libertas virorum fortium pectora acuit

Há um ano
MJ RUAH

Há um ano
Catolicismo & Conservadorismo

Há um ano
Assoc. Cultural Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Há um ano
Católico com Muito Orgulho
Há um ano
Laetitia Puerorum

Há um ano
Territory of Exile
Há um ano
Aliança Sacerdotal

Há um ano
Resistência Católica Exercito de Deus!
Administrador do blog - Caríssimos, quero pedir desculpas pelo tempo que fiquei ausente no blog, não pude estar fazendo postagens pois estive em obediência ao meu diretor espiritu...
Há um ano
Canon Law Centre
The “et cetera” time bomb in article 14 §1 of the Ratio procedendi - Prescinding from the larger question as to what extent the present ordinary process for adjudicating marriage nullity cases is in need of reform, there can...
Há um ano
Palavra Indicada
Indicação: No dia 14 de setembro a Igreja celebra a festa da exaltação da santa cruz - Indicação do texto disponível em: http://cleofas.com.br/o-sinal-da-cruz-3/ O Sinal da Cruz POR PROF. FELIPE AQUINO Em nome do Pai e do Filho e do Espírito ...
Há um ano
Called to Communion
Lawrence Feingold on Purgatory - On February 25, 2015, Dr. Lawrence Feingold, Associate Professor of Philosophy & Theology at Kenrick-Glennon Seminary in Saint Louis, Missouri, and author ...
Há 2 anos
Regi Saeculorum
Deus não morre. - Não temos um, mas dois bispos. Promessa de futuro. A Tradição será transmitida. Que Deus seja para ambos o Único amor, o Único bem, a Única razão para toda...
Há 2 anos
A Casa de Sarto
Há 2 anos
Apostolado Anima Christi
Aviso - Salve Regina! O Apostolado Anima Christi reserva para si o direito de postar todos os debates, críticas e dúvidas enviadas pelos internautas, de acordo com...
Há 2 anos
Caritas in Veritate
Creio na Santa Igreja Católica - Neste vídeo apresentamos a fundamentação da Igreja de Cristo através das Sagradas Escrituras, que precisa ser Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana! =)
Há 3 anos
Associação Cristo Rei de Cultura e Civismo
Carta aberta aos Reverendíssimos Padres da Diocese de Toledo-PR. - *Laudetur Jesus Christus!* Toledo, 16 de julho de 2013. Festa de Nossa Senhora do Carmo. Assunto: Projeto de Lei da Câmara 03/2013. *“Oh, Atenienses! Cert...
Há 3 anos
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
BIBLIOTECA CATÓLICA
+++
+++
+++
+++
+++
+++
+++
+++
+++
+++

+++
+++
+++
+++

+++
+++
+++
+++

+++
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
AVISO
Os blogues elencados na seção "Fraternidade de Blogs Católicos" são submetidos à análise e aprovação pelos coordenadores da Associação São Próspero, segundo os princípios tradicionais e ortodoxos da Igreja Católica Apostólica Romana. A divulgação dos blogues, entretanto, não representa indicação de garantia da ortodoxia de seus conteúdos, sendo estes da inteira responsabilidade dos seus autores.
+ + + + + + +
+ + + + + + +
Estatísticas do blog
visitantes desde 2/2010
Arquivos do blog Fiel Católico
► 17 (70)
► 16 (206)
► 15 (236)
► 14 (92)
► 13 (4)
► 12 (1)
► 11 (32)
► 10 (70)
▼ 07 (44)
► 06 (1)
▼ 05 (7)
A crise do cristianismo no início do terceiro milê...
Centenário de Fátima – Uma experiência única em mi...
Há cem anos, no mês de maio
O milagre da canonização dos 'Pastorinhos' de Fáti...
DECET ROMANUM PONTIFICEM (Bula de excomunhão de Ma...
Terrorismo islâmico – com atentado a bomba – ating...
A proposta de reforma trabalhista do governo Temer...
► 04 (10)
► 03 (7)
► 02 (9)
► 01 (10)
► 06 (143)
► 05 (195)
► 04 (53)
► 01 (40)
► 00 (82)
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Ato de Desagravo e Adoração

“Servi ao Senhor com respeito e exultai em Sua Presença; prestai-lhe homenagem com temor.” (Sl 2,11) † † † Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A TODO MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Santo Arcanjo Miguel, defendei-nos no combate!

Sancte Michael Archangele, defende nos in prælio; contra nequitiam et insidias diaboli esto præsidium. Imperet illi Deus, supplices deprecamur: tuque, Princeps Mlitiæ Cælestis, Satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, Divina Virtute in infernum detrude. Amen.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para fazer perder as almas. Amém.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Henrique Sebastião, bacharelando em Filosofia pelo Mosteiro de São Bento (SP), pesquisador da ciência das religiões, redator e articulista do semanário "O São Paulo" (órgão de comunicação oficial da Arquidiocese de São Paulo), é fundador e diretor da Associação Laical São Próspero. Se você gostou deste trabalho e também acha que a fé católica tradicional precisa ser anunciada, ajude-nos fazendo uma assinatura da revista impressa.
:: Veja aqui como assinar a revista "O Fiel Católico" ::
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Criação e layout de Henrique Sebastião. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário