O Fiel Católico
Quais as diferenças entre católicos e ortodoxos orientais?
Posted: 26 Apr 2016 01:59 PM PDT

DE TEMPOS EM TEMPOS, surge algum leitor que nos propõe esta pergunta. Entendemos, então, que chega o momento de respondê-la: em síntese, são treze as diferenças doutrinárias e disciplinares que distanciam os ortodoxos orientais da Igreja Católica...
You are subscribed to email updates from O Fiel Católico.
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States
Quais as diferenças entre católicos e ortodoxos orientais?
Pelo zelo na Liturgia e na Arte sacra, igrejas ortodoxas orientais são belas e ricamente ornamentadas em qualquer lugar do mundo; acima, a vista interna da igreja da paróquia ortodoxa russa do Cazaquistão
DE TEMPOS EM TEMPOS, surge algum leitor que nos propõe esta pergunta. Entendemos, então, que chega o momento de respondê-la: em síntese, são treze as diferenças doutrinárias e disciplinares que distanciam os ortodoxos orientais da Igreja Católica.
É interessante notar que a maioria daqueles que de modo superficial simpatizam com a rica tradição ortodoxa oriental acabam por entender que ela perde, por assim dizer, o "encanto" quando conhecida a fundo e vista bem de perto. Apesar do grande respeito que temos por estes nossos queridos irmãos cismáticos, não temos como negar que boa parte dos argumentos que eles utilizam para justificar os desacordos entre eles e nós, como veremos, são flagrantemente desprovidos de qualquer fundamento.
Os ortodoxos não aceitam: 1) o primado e 2) a infalibilidade do Papa; 3) a Processão do Espírito Santo a partir do Filho; 4) o Purgatório póstumo; 5) os dogmas da Imaculada Conceição e 6) da Assunção de Maria Santíssima (apenas enquanto dogmas); 7) o Batismo por infusão e não por imersão; 8) a falta da Epiclese na Liturgia Eucarística; 9) o pão ázimo (sem fermento) na Celebração Eucarística; 10) a Comunhão Eucarística sob a espécie do pão apenas; 11) o Sacramento da Unção dos Enfermos como é ministrado no Ocidente; 12) a indissolubilidade do Matrimônio; 13) o celibato do clero.
Seja observado, logo de início, que em geral os orientais têm por ideal a volta da Igreja ao que ela era até o sétimo Concílio Geral (Nicéia II em 787), pois aceitam plenamente os Concílios de Nicéia I (325), Constantinopla I (381), Éfeso (431), Calcedônia (451), Constantinopla II (553), Constantinopla III (681), Nicéia II (787). O Concílio de Constantinopla IV, que excomungou o Patriarca Fócio em 869/870, evidentemente é rejeitado pelos orientais.
Como se pode ver, nem todos esses pontos diferenciais são da mesma importância. O que mais concorre para a manutenção do Cisma é o da fidelidade ao Papa como Pastor Supremo, assistido pelo Espírito Santo em matéria de fé e de Moral. A seguir, comentamos e procuramos esclarecer cada um destes pontos:
1. Primado do Papa
Alega a Teologia ortodoxa que a jurisdição universal e suprema do Papa implicaria que os outros bispos são subordinados a ele como nada além de seus representantes, o que eles consideram um desvio ou um erro. A esta concepção equivocada, porém, respondeu o Concílio do Vaticano II:
“Aos Bispos é confiado plenamente o ofício pastoral ou o cuidado habitual e cotidiano das almas. E, porque gozam de um poder que lhes é próprio e com toda razão são antístites dos povos que eles governam, não devem ser considerados (meros) vigários (representantes) do Romano Pontífice.”
(Constituição Lumen Gentium 27)
Como demonstra muito facilmente a mais elementar noção do senso comum (entenda), não há nenhum sentido em se questionar o primado do Bispo de Roma, o Papa, que garante a unidade e a coesão da Igreja, preservando-a de iniciativas meramente pessoais e subjetivas. Exatamente por isso o discípulo Simão, e apenas ele, recebeu o nome-título de Pedra-Cefas (entenda).
2. Infalibilidade do Papa
Em 1870, fazendo eco à fé antiquíssima dos cristãos, o Concílio do Vaticano I declarou o Papa infalível quando fala em termos definitivos para a Igreja inteira e em matéria de fé de moral (entenda). – Já segundo a Teologia ortodoxa oriental, esta definição extinguiria a autoridade dos Concílios.
Evidente que tal contestação não em nenhuma razão de ser, pelo simples fato de que o Papa não pode "decidir" nada contrário àquilo que foi definido dogmaticamente em qualquer Concílio da Igreja. Já no tempo dos Apóstolos ocorreu o primeiro Concílio, em Jerusalém1. Segundo a Igreja Católica, então, os Concílios gerais ou universais têm plena razão de ser, já que também o Papa participa deles (por si ou por seus delegados) e aprova as suas conclusões. Nos nossos dias, mais e mais se têm insistido sobre a colegialidade dos Bispos.
3. A procedência do Espírito Santo a partir do Filho (Filioque)
Esta é possivelmente a mais conhecida discordância entre católicos e ortodoxos e que, mais uma vez, não tem nenhuma razão de ser a não ser a pura incompreensão e a inflexibilidade para o diálogo aberto e fraterno, como era a característica de um determinado período histórico. A concepção da Igreja Católica decorre do fato de que em Deus não há distinções, a não ser onde haja oposição relativa, como no caso do Filho que possui Natureza humana, sedo que o mesmo não se pode afirmar do Pai e do Espírito Santo. Entretanto, não podemos jamais nos esquecer de que não somos politeístas: cremos e adoramos apenas um Deus, que se manifesta a nós em Três Pessoas diferentes, mas não separadas2.
Se, portanto, entre o Filho e o Espírito Santo não há a separação de Espirante e Espirado, um não se distingue do outro ou, em outras palavras, o Filho e o Espírito Santo são um só em Deus. Nosso Senhor Jesus Cristo, no Evangelho segundo S. João (15, 26) afirma textualmente que o Espírito procede do Pai; claramente, porém, não tenciona propor aí uma Teologia sistemática e exclusiva, mas põe em relevo um aspecto da verdade, – assim como em tantas e tantas outras ocasiões, – sujeito a ser completado pela reflexão.
De fato, no caso desta questão, a dificuldade é mais de linguagem do que de doutrina. Tanto assim que os orientais preferem dizer que o Espírito Santo procede do Pai "através do Filho", – o que claramente é apenas uma maneira diferente de dizer praticamente a mesma coisa ou, no mínimo, algo muito parecido. Torna-se evidente que, com um pouco de boa vontade, poderia-se facilmente conciliar as posições.
4. Purgatório
Este é um caso curioso e que (infelizmente precisamos dizer) evidentemente depõe contra a boa vontade dos teólogos orientais. Ocorre que os ortodoxos do Oriente aceitaram a existência do Purgatório sem nenhuma dificuldade até o século XIII. Foi somente no ano 1231 ou 1232 que o metropolita Georges Bardanes, de Corfu, pôs-se a impugnar a doutrina bíblica e apostólica do fogo do Purgatório (entenda), apenas porque não haveria, literalmente, fogo no Purgatório(!).
Os teólogos orientais subsequentes lamentavelmente vieram a apoiar a contestação de G. Bardanes, mas nem por isso ousaram negaram a realidade (como dissemos antes, plenamente bíblica e plenamente fundamentada na Tradição apostólica) da necessidade de um estado de purificação intermediário entre a vida terrestre e a bem-aventurança celeste para as almas daqueles que morrem com resquícios de pecado: estes seriam perdoados por Deus em vista da oração da Igreja; estariam assim fundamentados os sufrágios pelos defuntos.
A recusa do Purgatório, então, só ocorreu entre os orientais, absurdamente, no século XVII(!) e sob a influência de autores protestantes(!!). Ora, admitir uma doutrina que teria, então, estado errada por dezessete séculos, não é o mesmo que admitir a sua fragilidade também depois da mudança?
Por fim, o fato histórico é que daí por diante a Teologia oriental tornou-se em parte dividida; muitos teólogos ortodoxos continuam admitindo a necessidade de um estado intermediário entre a morte e a bem-aventurança celeste, assim como também reconhecem o valor dos sufrágios pelos defuntos. Eis aí mais um fato histórico e teológico que só vem a confirmar para todo o povo cristão a exclusividade da Igreja Católica no papel de única Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo e mantida pelo Espírito Santo.
5. A Imaculada Conceição de Maria
Esta, incrivelmente, é por vezes confundida com um pretenso nascimento virginal de Maria (segundo tal confusão absurda, Santa Ana teria concebido sem a colaboração de São Joaquim!). Assim, simplesmente porque tal concepção virginal carece de qualquer fundamento (evidente, e nunca foi parte da Teologia católica!), também a verdadeira doutrina da Imaculada Conceição é em algum nível contestada pelos orientais, embora não seja negada por eles.
Contraditoriamente, porém, toda a literatura, a Liturgia e as mais tradicionais devoções dos ortodoxos enaltecem grandemente e com insistência (provavelmente até maior do que o fazem as obras clássicas católicas) a pureza plena e absoluta da Virgem Maria, professando a mesma coisa que nós, católicos, de modo implícito. Concretamente, a única diferença real é que eles não formularam nem definiram um dogma de fé específico a respeito desta realidade, que na prática creem de modo idêntico ao nosso, – e isto é algo bastante fácil de se confirmar, bastando que se observe a arte sacra oriental, eivada do princípio ao fim de belos e múltiplos ícones em honra à santidade incomparável de Maria Santíssima.
6. A Assunção de Maria Santíssima
Este ponto, juntamente com o anterior, é de surpreender o leigo, pois como já dissemos a devoção dos ortodoxos por Nossa Senhora é evidente e profundíssima, tanto que á primeira vista dá a impressão de ser tão grande quanto a católica ou até mesmo maior, em certas cerimônias, usos e costumes.
Crida pelos cristãos desde a Antiguidade, foi proclamado este dogma de fé pela Igreja Católica em 1950, pelo Papa Pio XII, de acordo com as tradições teológicas ocidental e oriental. Merece especial atenção, novamente, a iconografia oriental, que representa de maneira muito expressiva a Virgem sendo assunta aos Céus por seu Divino Filho (daí a diferença entre os termos 'Ascensão do Senhor' e 'Assunção de Maria': ela, elevada por Ele, que é Deus e se eleva por seu próprio Poder Divino).
Qual é, então, o problema? De fato, o que fere os orientais neste caso, – assim como no caso da Imaculada Conceição, – não é a proclamação da Assunção em si, simplesmente porque eles também creem nisto; o problema está, apenas e tão somente, na promulgação do dogma, a qual eles consideram que não deveria ter ocorrido (até por não terem tomado parte em sua elaboração).
7. Batismo por infusão ou aspersão da água
Aqui está um problema difícil de compreender, não só pelos católicos como também pela maior parte dos próprios cristãos orientais, que discordam da estranha posição ortodoxa oriental. Dizem esses teólogos que é importante no Batismo o contato da água com o corpo inteiro da pessoa, simbolizando purificação.
Para nós, católicos, tanto os de rito romano quando de rito oriental, o Sacramento é um sinal que realiza o que significa; logo, a Água batismal significa e realiza a purificação da alma. Basta lembrar que os Apóstolos, nos primeiríssimos anos, quando saíram aos quatro cantos do mundo para levar o Evangelho, nas mais diversas situações nem sempre dispunham de rios ou de grandes volumes de água para imergir os batizandos que surgiam a todo instante. Foi este, aliás, o caso do próprio S. Paulo Apóstolo, sem dúvida o mais emblemático3.
8. Epiclese
Os orientais julgam essencial na Liturgia Eucarística a Invocação do Espírito Santo (Epiclese) antes das palavras da Consagração; ora, estas faltam no Cânon Romano (Oração Eucarística nº 1), pois os latinos julgam que a Consagração do pão e do vinho se faz pela repetição das palavras do Cristo, assim como Ele ordenou: “Isto é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue…”.
Assim, as Orações Eucarísticas compostas depois do Concílio VII (1962-65) têm a Epiclese não para corrigir uma pretensa "falha" anterior, mas para salvaguardar uma antiga Tradição.
9. Pão ázimo
Jesus, em sua última ceia, observou o ritual da Páscoa judaica, que prescrevia (como ainda prescreve) o uso do pão ázimo ou não fermentado. A Igreja Católica também guardou o costume, – que foi, assim, guardado pelo próprio Cristo, – na Celebração da Eucaristia. Está mais do que bem respaldada, como se vê.
Uma observação importante: o uso do pão fermentado não é excluído por nós, católicos, pois, em última análise, se trata sempre de pão.
10. A Comunhão Eucarística sob as espécies do pão apenas
Até o século XII, a Comunhão era ministrada sob as duas espécies, pão e vinho; o uso foi abolido em razão dos graves inconvenientes que gerava (profanação, sacrilégios…). Todavia, após o Concílio VII é permitido que se dê a Comunhão sob as duas espécies a grupos devidamente preparados.
11. Unção dos Enfermos
Baseados na Epístola de S. Tiago (5,14ss), os orientais ortodoxos têm a Unção dos Enfermos como Sacramento. Divergem, porém, dos ocidentais em dois pontos:
a) A Unção não é reservada aos gravemente enfermos nem tem a marca de preparação para a morte, mas, ao contrário, vem a ser um rito de cura para qualquer enfermo;
b) A Unção, no Oriente, tem forte caráter penitencial, a tal ponto que ela é conferida também aos pecadores, mesmo os sadios, a título de satisfação pelos pecados.
Pode-se dizer, portanto, que a Unção “dos Enfermos” nas comunidades orientais ortodoxas é dada a todos os fiéis que tenham algum problema de saúde corporal ou espiritual. Isto ocorre especialmente na Semana Santa e entre os russos.
Essas diferenças, bastante suaves e simples de contornar, infelizmente foram muito exploradas nos debates entre latinos e gregos. Os ocidentais reservam a Unção para os casos de moléstias graves ou sério perigo de vida (entenda a Unção dos Enfermos).
12. Divórcio
Baseados no Evangelho segundo S. Mateus (5,32 e 19, 9) mas indo contra ao que dizem os Evangelhos segundo S. Marcos (10, 11s) e S. Lucas (16,18), e a 1ª Carta de S. Paulo aos Coríntios (7,10ss), os ortodoxos reconhecem o divórcio.
A Igreja Católica, por coerência, não interpreta S. Mateus em sentido contrário a S. Marcos, S. Lucas e S. Paulo, o que seria absurdo; assim, não reconhece o divórcio de um Matrimônio sacramental validamente contraído e consumado, mas entende que em Mt 5 e 19 se trata da dissolução dos casamentos ilícitos, o que ela pratica até hoje (entenda).
13. Celibato do Clero
Segundo a compreensão desses nossos irmãos, seria esta uma restrição imposta nos séculos posteriores, contrária à decisão do primeiro Sínodo Ecumênico no ano 325. Há alguma verdade nisso?
O celibato do clero tem seu fundamento na 1ª Carta de S. Paulo aos Coríntios (7, 25-35), onde S. Paulo recomenda expressamente a vida una ou indivisa. Esta foi sendo praticada espontaneamente pelo clero até que, em aproximadamente 306, o Concílio regional de Elvira (Espanha) a sancionou para os eclesiásticos de grau superior. A legislação de Elvira foi-se propagando no Ocidente por obra de outros Concílios regionais.
Diferentemente, os orientais estipularam que, após a Ordenação, os clérigos de grau superior (do diaconato para cima) não poderiam contrair Matrimônio, mas eram autorizados a manter o uso do Matrimônio os que tivessem casado antes da ordenação. O Concílio de Niceia I (325) rejeitou a proposta segundo a qual o celibato no Oriente seria observado sem exceções, como no Ocidente; isto por protesto do Bispo egípcio Pafnúncio, o qual guardava pessoalmente o celibato. Os Bispos orientais são todos celibatários e, por isto, recrutados entre os monges.
† † †
Como se vê, no último item como em outros, muitas das diferenças são disciplinares e não impedem a volta à unidade entre cristãos orientais e ocidentais. Podem-se admitir o pão fermentado na Eucaristia, a Epiclese como regra, que parte do clero seja casada. Outros pontos podem ser discutidos com muita tranquilidade, e com alguma revisão de termos, chegar-se a um termo, como é o caso da procedência do Espírito Santo. O maior obstáculo permanece o do primado do Papa.
Paulo VI e João Paulo II demonstraram compreender bem o problema, que acreditavam (como a Igreja ainda crê) que pode ser resolvido satisfatoriamente sem que se abra mão dos pontos inegociáveis de nossa fé e doutrina. Escreveu S. João Paulo II em sua encíclica Ut Unum Sit ('Para que seja um'), a qual é muito recomendável que seja lida e compreendida por todos os católicos:
- “Entre todas as Igrejas e Comunidades Eclesiais, a Igreja Católica está consciente de ter conservado o Ministério do sucessor do Apóstolo Pedro, o Bispo de Roma, que Deus constituiu como perpétuo e visível fundamento da unidade e que o Espírito ampara para que torne participantes deste bem essencial todos os outros.
- Segundo a feliz expressão do Papa Gregório Magno, o meu Ministério é de Servus servorum Dei. Por outra parte, como pude afirmar por ocasião do Encontro do Conselho Mundial das Igrejas em Genebra aos 12 de junho de 1984, a convicção da Igreja Católica de, na fidelidade à Tradição apostólica e à fé dos Padres, ter conservado, no Ministério do Bispo de Roma, o sinal visível e a garantia da unidade, constitui uma dificuldade para a maior parte dos outros cristãos, cuja memória está marcada por certas recordações dolorosas. Por quanto sejamos disso responsáveis, como o meu Predecessor Paulo VI, imploro perdão.
- Com o poder e a autoridade sem os quais tal função seria ilusória, o Bispo de Roma deve assegurar a comunhão de todas as Igrejas. Por este título, ele é o primeiro entre os servidores da unidade. Tal primado é exercido em vários níveis, que concernem à vigilância sobre a transmissão da Palavra, a celebração sacramental e litúrgica, a missão, a disciplina e a vida cristã. Compete ao Sucessor de Pedro recordar as exigências do bem comum da Igreja, se alguém for tentado a esquecê-las em função dos interesses próprios. Tem o dever de advertir, admoestar e, por vezes, declarar inconciliável com a unidade da fé esta ou aquele opinião que se difunde. Quando as circunstâncias o exigirem, fala em nome de todos os Pastores em comunhão com ele. Pode ainda – em condições bem precisas, esclarecidas pelo Concílio do Vaticano I – declarar ex cathedra que uma doutrina pertence ao depósito da fé. Ao prestar este testemunho à verdade, ele serve à unidade
- Dirigindo-me ao Patriarca Ecumênico Sua Santidade Dimitrios I, disse estar consciente de que, 'por razões muito diferentes, e contra a vontade de uns e outros, o que era um serviço pôde manifestar-se sob uma luz bastante diversa'. Mas é com o desejo de obedecer verdadeiramente à Vontade de Cristo que eu me reconheço chamado, como Bispo de Roma, a exercer este Ministério. (…) O Espírito Santo nos dê sua Luz e ilumine todos os pastores e os teólogos das nossas Igrejas, para que possamos procurar, evidentemente juntos, as formas mediante as quais este Ministério possa realizar um serviço de amor reconhecido por uns e por outros.”
- (Ut Unum Sit nºs 88/94-95, 25/5/1995)
Vemos que o Papa não abdica (nem poderia abdicar) do seu Ministério, que garante a unidade da Igreja, antes o afirma com todas as letras; mas pede que os teólogos proponham modalidades de exercício desse Ministério que satisfaçam a todos os cristãos (leia a Ut Unum Sit na íntegra).
Suplicamos, humildes, ao Espírito Santo que inspire os responsáveis para que realmente colaborem para a solução das dificuldades que os cristãos não católicos enfrentam no tocante ao primado do Papa!
_____
Notas:
- 1. Por volta do ano 48, apresenta-se em Antioquia o problema relativo à oportunidade da circuncisão para os não-judeus, quando cristãos provenientes da Judeia reclamam a 'liberdade adquirida em Cristo Jesus', que Paulo e Barnabé também invocam para não impor esse rito aos cristãos vindos do paganismo. A comunidade então interpelar os Apóstolos e os Anciãos de Jerusalém e lhes enviam Paulo e Barnabé, com seu companheiro grego Tito, acompanhados de uma delegação.
- (N. do A., conf. Portal do Vaticano: Basilica San Paolo Fuori le Mura, disp. em:
- vatican.va/various/basiliche/san_paolo/po/san_paolo/concilio.htm
- Acesso 26/4/016)
- 2. 'As Pessoas divinas são relativas umas às outras. Por não dividir a Unidade divina, a distinção real das Pessoas entre si reside unicamente nas relações que as referem umas às outras: nos nomes relativos das Pessoas, o Pai é referido ao Filho, o Filho ao Pai, o Espírito Santo aos dois; quando se fala destas três Pessoas, considerando as relações, crê-se todavia em uma só Natureza ou Substância. Pois tudo é uno n'Eles, onde não se encontra a oposição de relação. Por causa desta Unidade, o Pai está todo inteiro no Filho, todo inteiro no Espírito Santo; o Filho está todo inteiro no Pai, todo inteiro no Espírito Santo; o Espírito Santo, todo inteiro no Pai, todo inteiro no Filho'.
- (CIC §255)
- 3. O Batismo por aspersão (com a água aplicada geralmente sobre a cabeça) é explicitamente descrito nas Sagradas Escrituras como prática comum da Igreja (ainda que não exclusiva) desde os primeiríssimos tempos. No caso do Apóstolo Paulo, ainda chamado Saulo quando partiu para Damasco em perseguição à Igreja (At 9,1-2), após a sua maravilhosa conversão mediante a visão do Senhor, foi recebido em casa de um Judas (onde permaneceu, cego e em jejum absoluto, por três dias) e ali mesmo foi batizado por Ananias, dentro de um quarto e em pé: 'Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. Depois tomou alimento e sentiu-se fortalecido.' (At 9,18-19). Na expressão no original em grego koiné, ANASTAS EBAPTISQH (anastas ebaptisthê), o particípio 'anastas' indica uma ação imediata entre o levantar e ser batizado. Havia certamente água no quarto porque já era prática judaica aspergirem-se frequentemente em diversas situações.
• Além deste caso, o mesmo Livro dos Atos menciona carcereiro de Filipo, que foi igualmente batizado 'imediatamente' em sua casa, juntamente com 'toda a sua família' (At 16, 33), em sua residência, logo após lavar as chagas de Paulo e Silas, sem nenhuma menção a rio, piscina ou grande tanque. • O segundo capítulo do Livro dos Atos ainda menciona que 'mais ou menos três mil' foram batizados em Jerusalém. Note-se que não havia rio ou água corrente dentro da cidade que permitiria a imersão de milhares de pessoas naquela ocasião.
___
Ref.:
BETTENCOURT, Estevão, osb, revista 'Pergunte e responderemos' nº 480, 2002, pp. 200ss
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assine a revista O Fiel Católico digital e receba nossas novas edições mensais em seu e-mail por uma colaboração de apenas R$7,00. Ajude-nos a continuar trabalhando pelo esclarecimento da fé cristã e católica!
Links para esta postagem
Assinar: Postar comentários (Atom)
Receba O Fiel Católico em seu e-mail
ASSINE NOSSA REVISTA!
+ + + + + + +
Comentários recentes

+ + + + + + +
PESQUISA ESPECIAL
+ + + + + + +
GALERIA DIGITAL
+ + + + + + +
O FIEL CATÓLICO PARTICIPA E RECOMENDA A PARTICIPAÇÃO NAS CAMPANHAS:
+ + + + + + +
VÍDEO DA SEMANA
Como fazer uma boa confissão (Pe. Paulo Ricardo de A. Jr.)
+ + + + + + +
ESCUDO DA ASSOCIAÇÃO LAICAL SÃO PRÓSPERO

+ + + + + + +
GUIA CATÓLICO



+ + + + + + +
DICIONÁRIO ONLINE
+ + + + + + +
EM CAMPANHA
Nós, fiéis católicos, quremos a Igreja livre da ideologia marxista e socialista!
+ + + + + + +
TU ES PETRUS ET SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM
+ + + + + + +
BRASÃO VATICANO
- BRASÃO PAPA FRANCISCO
"Miserando Atque Eligendo" - BRASÃO DOM ODILO PEDRO SCHERER
In Meam Commemorationem



+ + + + + + +
+ + + + + + +
ESTUDOS POR ASSUNTO
Doutrina (479)
Tira-dúvidas (430)
Espiritualidade (403)
Em busca da verdade (341)
Colaboradores (328)
Polêmica (311)
Teologia (308)
Ser na prática (291)
Reflexão (211)
Crítica (194)
Denúncia (162)
Notícia (159)
Consciência política (153)
Prática (143)
Vídeo (128)
Exemplo dos santos (114)
Data Litúrgica (108)
Ação católica (95)
Sacramentos (86)
Ciência e Fé (83)
História (83)
Testemunho (78)
Sagrada Escritura (77)
Eucaristia (64)
Protestantes (63)
Apostasia na Igreja (59)
História da Igreja (57)
Igrejas Evangélicas (52)
Nossa Senhora (49)
Biografia (46)
Dica (42)
Liturgia (42)
Oração (42)
Acusações de ateus (33)
Curso bíblico (30)
Filosofia (29)
Milagre (25)
Biblioteca católica (16)
Espiritismo (14)
Imagem da semana (10)
Pecados Capitais (10)
Livro (5)
Homilias (4)
Sacramentais (4)
Downloads (2)
+ + + + + + +
Downloads gratuitos
+++
+++
+++
+++
MAIS LIDOS ESTA SEMANA
+ + + + + + +
MAIS LIDOS
+ + + + + + +
Seguidores BLOGGER
Seguidores Google+
+ + + + + + +
+ + + + + + +
A BÍBLIA CONFIRMA A IGREJA
“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” (2 Pedro 1,20)-
“Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.” (1Timóteo 3,15) -
“Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (...). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”(Mateus 16, 18) -
“...Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”(João 5,39-40) -
“Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.” (2 Tessalonicenses 3,6) -
“Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”(2 Tessalonicenses 2, 15) -
“(Pedro,) apascenta o meu rebanho.” (João 21,15-17) -
“Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.” - S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo(Atos dos Apóstolos 15, 7) -
“Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.” - Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32) -
“De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.” - Maria, a Mãe de Nosso Senhor (Lucas 1, 48) -
“Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.” (Gálatas 1, 8) -
“Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.” (João 6, 56) -
“Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”(João 6, 55) -
“O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?” (1ª aos Coríntios 10, 16) -
“E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.” (Apocalipse 8, 4) -
“Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.” (Apocalipse 14, 12) - Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (...); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.(2Cor 3,3.6) -

+ + + + + + +
NOSSO PATRONO

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Fraternidade de Blogs Católicos
Há 39 minutos
Meu Brasil. - Vídeo da Rádio Voz do Coração Imaculado.
Há uma hora

Há uma hora
Sacramentos católicos ¿o luteranos? - os siete Sacramentos: Bautismo, Confirmación, Eucaristía, Penitencia, Extremaunción, Orden Sagrado, Matrimonio. Hasta la fecha, esto es lo que enseña la ...
Há uma hora

Há uma hora
Há 2 horas
OS CHATOS SÃO CHATOS - Estamos vivendo o que esperamos seja o ápice da era da ofensa irrelevante, da sensibilidade extrema, da pieguice, da idiotice intelectualizada e da glamo...
Há 3 horas

Há 3 horas
Há 3 horas
* França aprova lei que proíbe pagamento por sexo, como já o fazem outros seis países. Fim da prostituição? - Na Suécia, quem paga para ter relações sexuais é um delinquente. O país nórdico foi pioneiro, em 1999, em penalizar os clientes da prostituição, que podem ...
Há 4 horas
theraccolta:Mother, tell me, what am I to do? - theraccolta: Mother, tell me, what am I to do?
Há 4 horas
Luzeiros da Igreja em língua portuguesa – LXXIV - “DENOTA” NÃO IMPLICA EM “REALIZA” (10 mar. 1995) Patrick Henry Omlor Algumas pessoas acreditam erroneamente que a transubstanciação é a única coisa que...
Há 4 horas

Há 4 horas

Há 4 horas
Temer recebe sindicalistas e volta a falar em conciliação nacional - Por Felipe Frazão, na VEJA.com: Em reunião com o vice-presidente Michel Temer nesta terça-feira, as centrais sindicais UGT, CSB, Nova Central e Força Sindi...
Há 4 horas
China: No ‘Foreign’ Run Religions Allowed in China - Catholic Culture: Chinese President Xi Jinping has said that government officials should resist “foreign” religious influences. “We must resolutely guard a...
Há 5 horas
Há 6 horas
Um paralelo entre as Cruzadas e o terrorismo islâmico - [image: Guerra blog] *Por *James A. Lyons* | *Tradução:* Equipe CNP — Que o Islã precise passar por uma reforma interna, não é apenas uma questão abstrata ...
Há 8 horas
O PEQUENO NÚMERO DAQUELES QUE SÃO SALVOS – PARTE 2 - O ensinamento dos Padres da Igreja Não é vã curiosidade, mas precaução salutar proclamar a partir da altura do púlpito certas verdades que servem maravilho...
Há 8 horas
Há 9 horas

Há 10 horas
Encyclical on just war theory ‘plausible’, says cardinal - Cardinal Peter Turkson has called for a 'broad and deeply felt' debate on just war theory
Há 11 horas

Há 11 horas
Barraco nos 25 anos do Mercosur Mercosul - Escándalo en el acto por los 25 años de la creación del Mercosur Los delegados de Brasil se fueron y sólo un presidente asistió; queja venezolana http://w...
Há 11 horas

Há 12 horas
Ignorance as Brave New World - Much of leftist politics today consists of leftists stating that what is manifestly not true must be believed with a religious fervor that would put to...
Há 12 horas

Há 12 horas
Casamento e Família - Dom Tihamer Toth. - Conferência XII O CASAMENTO FELIZ Parte 1/8 Nas últimas instruções falamos tanto de casamento infeliz e das famílias infelizes, que já é tempo de falarmos ...
Há 13 horas

Há 14 horas
NO INFERNO SOFRE-SE SEMPRE - *[image: Picture-of-Hell]Cruciabuntur die ac nocte in saecula saeculorum* — “Serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos” (Apoc. 20, 10). *Sumá...
Há 14 horas

Há 14 horas

Há 15 horas
O NOVO PAI NOSSO - Publicado originalmente em Pela Fé Católica: No Sermão da Montanha, Nosso Senhor, interpelado por Seus discípulos a que Ele os ensinasse a como bem rezar a...
Há 17 horas
Há 20 horas
Horários de Missa (24/04 a 08/05/2016) - Horários de Missa (PDF) | Horários de Missa (PNG)
Há 20 horas
Nossa Senhora do Bom Conselho - No dia 26 de abril a Santa Igreja celebra a festividade de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano, cujo miraculoso quadro é venerado, desde 1467, na pe...
Há 21 horas

Há um dia
Francis: “Obstinate Christians are rebels and idolators” - And what makes you obstinate? Apparently, adhering to the constant belief and practice of the Faith. Put more harshly, but I think it can be fairly argue...
Há um dia
The New Mass as Sacrilege - http://www.catholicactionresourcecenter.com/sacrilegestthomasaq.htm
Há um dia
Milagre Eucarístico na Polônia: hóstia sangrante é tecido cardíaco humano! - Em 25 de dezembro de 2013, durante a distribuição da Sagrada Comunhão, uma hóstia consagrada caiu ao chão e foi logo recolhida e depositada em um recipient...
Há um dia
Bishop Schneider weighs in on Amoris Laetitia - Thanks to Veri Catholici for the translation of the original Italian text of Bishop Schneider’s reaction to the Exhortation “Amoris Laetitia”: The paradox ...
Há um dia
Importante lançamento: "Pedro, tu me amas?", de Daniel Leroux - Para comprar, clique aqui.
Há um dia
Há um dia
A Mulher Sacerdotal ou o Sacerdócio do Coração (Jo Croissant), excertos - “Crendo dever desvencilhar-se da dominação do homem, ela assume estilos masculinos, em detrimento de sua própria feminilidade, abdicando de sua natureza pr...
Há um dia

Há um dia

Há um dia
Milagre eucarístico de Legnice: para médicos, hóstia é tecido humano - [image: A hóstia que devia se dissolver começou a transudar sangue e formar tecido (foto acima). Embaixo ampliação.] A hóstia que devia se dissolver começo...
Há um dia

Há um dia

Há um dia

Há um dia

Há um dia
O Paraíso Perdido e a Utopia Marxista - Imagem: Morjer’s Art A repulsa de um ateu esquerdista pela fé cristã como “fantasia”, “conto de fadas” e outras definições similares é um tanto estranha – ...
Há 2 dias
São Jacinto e o milagre eucarístico de Legnice: para médicos, hóstia é tecido humano - [image: São Jacinto foge de Kiev em chamas salvando a Eucaristia e a imagem de Nossa Senhora. Leandro Bassano (1557-1622), igreja de São João e São Paulo,...
Há 2 dias
To prove the world wrong - *[image: Pentecostecorsiniparticolare_000] The Gift Above All Gifts *Already today, the sacred liturgy begins to prepare our souls for the Gift above a...
Há 2 dias
O NOVO MANDAMENTO - *Páginas do Evangelho - Quinto Domingo da Páscoa* Deus, em sua infinita misericórdia, destinou ao homem, não apenas a plenitude de uma felicidade purament...
Há 2 dias

Há 2 dias
DA JUSTIÇA E DA MISERICÓRDIA DE DEUS - LEITURA ESPIRITUAL - Dia 24 de abril *"O Senhor é justo e ele ama a justiça" *(Salmo X, 8) "*A misericórdia e a verdade (=justiça) se encontraram; a justiça...
Há 2 dias
Tenho um filho de 7 anos e há 3 meses a madrinha de batismo dele faleceu. Posso convidar outra pessoa para ser madrinha dele? - Salve Maria! O Batismo (válido) só é realizado uma vez. Ora, se ele já foi batizado, não poderá ser batizado novamente, assim, não terá como chamar outra...
Há 2 dias
Há 3 dias
Did John the Baptist Doubt that Jesus was the Messiah? - I get asked this question a lot and thought others would find my answer helpful. Not that I claim to have discovered this myself but reading and gleaning h...
Há 3 dias

Há 4 dias
EXEMPLO: 4 – O BOM PASTOR - EXEMPLO – 4- O BOM PASTOR Passos que assinalam o caminho Na bela parábola do Bom Pastor, Cristo reúne mensagens cheias de riqueza espiritual. É claro que a...
Há 5 dias
Pastor de Sooretama é preso por suspeita de homicídio em Aracruz - [image: Resultado de imagem para Pastor de Sooretama] Crime teria acontecido na Serra, em 2008. Pastor tinha um mandado de prisão em aberto e fugiu da cida...
Há 6 dias
Hijab day - Aujourd’hui c’est le « hijab day » à Sciences Po. Dans le cadre...
Há 6 dias
MOMENTO POLÍTICO - Muitos cobram da Igreja um pronunciamento sobre o momento político. Permanecendo no campo dos princípios, “a Igreja não tem soluções técnicas para o...
Há 6 dias
Mondialisme, immigration, déchristianisation et émasculation de notre société (Alain Escada) - Dimanche 17 avril 2016 se tenait le traditionnel Congrès Nationaliste...
Há 6 dias

Há 6 dias
FRASES DITAS POR CHE GUEVARA QUE REVELAM QUEM ELE REALMENTE FOI - Da próxima vez que seu filho chegar em casa em uma camiseta do Che Guevara, pergunte-lhe se ele sabe que o assassino cubano realmente representava ? Faça-...
Há 6 dias
Oração para antes de ligar a Internet (Santo Isidoro de Sevilha) - Católicos Resistentes - Católicos fiéis a Tradição Bimilenar da Santa Igreja - Somos Católicos que RESISTIMOS ao modernismo que se apoderou da Santa Igre...
Há uma semana

Há uma semana
O que comiam os medievais? Passavam fome? - Luis Dufaur Escritor, jornalista, conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs Uma lenda tenazmente arraigada fez ...
Há uma semana
Há uma semana

Há uma semana
Sobre a Ideologia e o Bom Senso - Depois de escrever uma série de artigos para O Fiel Católico sobre o liberalismo, que terminou com um artigo sobre A Moral e o Senso Comum, s...
Há uma semana

Há uma semana

Há uma semana

Há uma semana
Conferência Filipina libera comunhão para adúlteros — obedecendo ao Papa? - Cleaner, cleaner… você continua o mesmo, hein? Essa sua igreja conciliar não consegue mudar essa sua índole de jeito nenhum, hein? Observando, através dos ...
Há uma semana
São Turíbio de Astorga, São Turíbio de Liébana e a Santa Cruz. - *São Turíbio de Astorga nasceu em torno do ano *400. Quando adulto decidiu vender todas suas posses e peregrinar até Jerusalém, onde conheceu o Patriarca J...
Há uma semana

Há uma semana
Uma breve contribuição para compreender Francisco I - Pe. João Batista de A. Prado Ferraz Costa O papa Francisco tem sido acusado de ser infiel à doutrina da Igreja sobre a indissolubilidade do matrimônio e au...
Há uma semana
A ingratidão de um pequeno homem - MISSÃO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS– CONTAGEM/MG -Eugênio Mendes Esta nas sagradas letras: "Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a di...
Há 2 semanas

Há 2 semanas
- comunicado: troca de endereço do blog Prezados amigos, Comunicamos que a partir deste domingo (10/04) o endereço de acesso deste blog será trocado de www...
Há 2 semanas
É A VERDADE QUE LIBERTA - “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos tornará livres.” (J 8,32 Jesus mesmo apresentou-se como a Verdade enviada ao mundo pelo Pai. Ele disse haver nas...
Há 2 semanas

Há 2 semanas
Há 2 semanas

Há 2 semanas

Há 3 semanas

Há 3 semanas
Sermão de Santo Antônio de Pádua sobre a Anunciação - “10.“O anjo Gabriel foi enviado” etc. Acabamos de ouvir de que maneira a Virgem Maria concebeu o Filho de Deus Pai. Vamos ver agora, brevemente, de que jei...
Há 3 semanas
Há 3 semanas
Curso de Olavo de Carvalho sobre Política e Cultura no Brasil - Acompanho a obra do filósofo Olavo de Carvalho há quase duas décadas, lendo seus livros, fazendo alguns de seus cursos; principalmente o curso de filosofia...
Há 3 semanas

Há 3 semanas

Há 3 semanas
A Páscoa do discípulo - A celebração da Páscoa é mais do que simples lembrança: é mudança efetiva na vida do Cristão. Mortos com Cristo para o pecado, ressuscitamos e vivemos com ...
Há 4 semanas
An Interesting Quote - “I believe a man is happier, and happy in a richer way, if he has ‘the free-born mind.’ But I doubt whether he can have this without economic independenc...
Há 4 semanas
E-BOOK - Segue um pequeno e-book que poderá auxiliá-lo na compreensão do atual quadro político brasileiro. Boa leitura! Para Compreender a Política Brasileira.pdfAr...
Há 4 semanas

Há 4 semanas
A BONDADE DE DEUS - *"Deus charitas est" * *"Deus é Amor" *(1 João IV, 16) Nosso Senhor Jesus ensinou-nos a dirigirmo-nos a Deus chamando-O Pai: *"Pai Nosso que estais no Céu...
Há 4 semanas
Ressuscitou! - Gustavo Corção - Não há em todo o ano litúrgico, que é o vôo circular em que a Igreja contempla amorosamente os mistérios de Cristo, momento mais jubiloso e mais belo em...
Há 4 semanas
Há 4 semanas

Há 4 semanas
Há 4 semanas

Há 4 semanas
Domingo de Ramos em Fortaleza - Missa Gregoriana Summorum Pontificum
Há 5 semanas

Há 5 semanas

Há um mês

Há um mês
Há um mês

Há 2 meses
Reformulando/Repensando/Descansando - Até qualquer dia!
Há 2 meses
Há 2 meses
Há 2 meses

Há 2 meses

Há 2 meses

Há 2 meses
Estes foram os maiores eventos católicos já registrados na história - Logo depois da impactante procissão eucarística realizada no último fim de semana em Cebu (Filipinas), da qual participaram cerca de dois milhões de fiéis,...
Há 2 meses
Cartas Pastorales y Escritos - CARTAS PASTORALES Y ESCRITOS Las Cartas Pastorales que Mons. Marcel Lefebvre escribió entre 1947 y 1968. En aquellos años era obispo de la diócesis de Daka...
Há 2 meses

Há 2 meses

Há 3 meses

Há 3 meses
Há 3 meses
A fé católica de Kobe Bryant foi decisiva para enfrentar o momento mais difícil de sua vida - WASHINGTON DC, 04 Jan. 16 / 04:09 pm (ACI).- Kobe Bryant, astro da NBA e considerado um dos melhores jogadores de basquete da história, comentou recentemen...
Há 3 meses

Há 3 meses
Há 4 meses

Há 4 meses
Há 4 meses
Há 5 meses
Há 5 meses

Há 5 meses
Administrador do blog - Caríssimos, quero pedir desculpas pelo tempo que fiquei ausente no blog, não pude estar fazendo postagens pois estive em obediência ao meu diretor espiritu...
Há 6 meses
Há 6 meses
The “et cetera” time bomb in article 14 §1 of the Ratio procedendi - Prescinding from the larger question as to what extent the present ordinary process for adjudicating marriage nullity cases is in need of reform, there can...
Há 7 meses
Indicação: No dia 14 de setembro a Igreja celebra a festa da exaltação da santa cruz - Indicação do texto disponível em: http://cleofas.com.br/o-sinal-da-cruz-3/ O Sinal da Cruz POR PROF. FELIPE AQUINO Em nome do Pai e do Filho e do Espírito ...
Há 7 meses
Vida de oração - Vida de oração quer dizer relacionamento com Deus em nosso dia a dia. Como podemos nos relacionar com maior profundidade com Jesus e sermos verdadeiramen...
Há 7 meses
A CONDENADA devoção à Divina Misericórdia da Irmã Faustina - [image: Acta Apostolicae Sedis] [image: 10850063_10206520236912617_1089857296599056767_n] Tradução: Sagrada Congregação do Santo Ofício Ata da Santíssima Co...
Há 10 meses
Há 11 meses
Lawrence Feingold on Purgatory - On February 25, 2015, Dr. Lawrence Feingold, Associate Professor of Philosophy & Theology at Kenrick-Glennon Seminary in Saint Louis, Missouri, and author ...
Há um ano
Deus não morre. - Não temos um, mas dois bispos. Promessa de futuro. A Tradição será transmitida. Que Deus seja para ambos o Único amor, o Único bem, a Única razão para toda...
Há um ano
“DEUS CRIOU O MUNDO, MAS O ‘ALUGOU’ AOS VALENTES”, D. JUAN LUIS CIPRIANI, CARDEAL DE LIMA. - No sábado, dia 21 de março, ocorrerá em Lima, capital do Peru, a “Marcha pela Vida”, evento anual organizado por diversas entidades católic...
Há um ano

Há um ano
Há um ano
Aviso - Salve Regina! O Apostolado Anima Christi reserva para si o direito de postar todos os debates, críticas e dúvidas enviadas pelos internautas, de acordo com...
Há um ano
Você quer ser feliz? - [image: Niña sonriendo]*O segredo da felicidade é simples, basta colocá-lo em prática. * Gosto das pessoas *alegres*, as de sorriso e gargalhada fácil, a...
Há um ano
História interna V – D. Richard Williamson - Três bons jovens foram arrastados para o gelado lago mortal. Demos atenção a Nossa Senhora até nosso suspiro final. Na ocasião em que o plano de D...
Há um ano
CRISTO É REI E DEVE REINAR - A propósito da Festa de Cristo Rei PROF. ANDREA GRECO DE ÁLVAREZ Em 1925 o Papa Pio XI punha à luz sua Encíclica Quas Primas, sobre o reinado de Cristo....
Há um ano
Celebração no Algarve - Do blog Divini cultus sanctitatem 22 Novembro, Missa de Santa Cecília Se Deus quiser, comemoraremos o aniversário da constituição da nossa Escola de Música...
Há um ano

Há um ano

Há um ano
Há um ano
Há um ano
Get Ready for More! - This is the first of our new blog content! Stay tuned for more from Fr. Heilman right here at ChurchMilitant.com.
Há um ano
Vox Fundatoris: Venham todos !!!, a quem Maria Santíssima deixar !... - Vox Fundatoris: Venham todos !!!, a quem Maria Santíssima deixar !...: Salve Maria !! Eis que chegou o momento; preparado por Deus, escrito nas estrelas; e...
Há um ano

Há um ano
Creio na Santa Igreja Católica - Neste vídeo apresentamos a fundamentação da Igreja de Cristo através das Sagradas Escrituras, que precisa ser Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana! =)
Há 2 anos
Artesanato da canalhice: da fraude ao auto-engano - *Ora, um sujeito tão afável e educado não há de ser tão mau...* O charme do canalha está em que a sua pertinácia é instintivamente assimétrica, maleável...
Há 2 anos
A comovente oração de um soldado soviético que se converteu antes de morrer - Uma das metas do comunismo é destruir a fé, os jovens da URSS eram submetidos a um ateísmo massacrador, mas isso não impediu que vocações surgissem em meio...
Há 2 anos
Carta aberta aos Reverendíssimos Padres da Diocese de Toledo-PR. - *Laudetur Jesus Christus!* Toledo, 16 de julho de 2013. Festa de Nossa Senhora do Carmo. Assunto: Projeto de Lei da Câmara 03/2013. *“Oh, Atenienses! Cert...
Há 2 anos
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
BIBLIOTECA CATÓLICA
+++
+++
+++
+++
+++
+++
+++
+++
+++
+++

+++
+++
+++
+++

+++
+++
+++
+++

+++
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
AVISO
Os blogues elencados na seção "Fraternidade de Blogs Católicos" são submetidos a prévia análise e aprovação pelos coordenadores do apostolado Fiel Católico, segundo os princípios tradicionais e ortodoxos da Igreja Católica Apostólica Romana. A divulgação dos blogues, no entanto, não representa indicação de garantia da ortodoxia de seus conteúdos, sendo estes da inteira responsabilidade de seus autores e não representando a nossa própria posição.
+ + + + + + +
+ + + + + + +
Estatísticas do blog
"Às vezes, os batizados não são suficientemente evangelizados, por isso são facilmente influenciáveis, já que têm uma fé frágil e frequentemente baseada em uma ingênua devoção." – Papa Bento XVI
Arquivos do blog Fiel Católico
► 16 (65)
► 15 (248)
► 14 (94)
► 13 (4)
► 12 (1)
► 11 (35)
► 10 (80)
▼ 06 (45)
▼ 04 (11)
► 03 (15)
► 02 (7)
► 01 (12)
► 05 (195)
► 04 (52)
► 01 (40)
► 00 (80)
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Ato de Desagravo e Adoração
“Servi ao Senhor com respeito e exultai em Sua Presença; prestai-lhe homenagem com temor.” (Sl 2,11) † † † Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo; adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos Méritos Infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
GRAÇAS E LOUVORES SE DEEM A TODO MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Santo Arcanjo Miguel, defendei-nos no combate!
Sancte Michael Archangele, defende nos in prælio; contra nequitiam et insidias diaboli esto præsidium. Imperet illi Deus, supplices deprecamur: tuque, Princeps Mlitiæ Cælestis, Satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, Divina Virtute in infernum detrude. Amen.
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para fazer perder as almas. Amém.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Henrique Sebastião, bacharelando em Filosofia pelo Mosteiro de São Bento (SP), pesquisador da ciência das religiões, redator e articulista do semanário "O São Paulo" (órgão de comunicação oficial da Arquidiocese de São Paulo), é fundador e diretor da Associação Laical São Próspero. Se você gostou deste trabalho e também acha que a fé católica tradicional precisa ser anunciada, ajude-nos fazendo uma assinatura da revista impressa.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Criação e layout de Henrique Sebastião. Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário