Ciência confirma a Igreja: Quem foram os Reis Magos?
Não é o suplício que faz o mártir, mas a causa. (Santo Agostinho)
-
INICIO
CIÊNCIA CONFIRMA
Corpos incorruptos
VIDEOS
S.Sudário (videos)
S.Sudário (posts)
Guadalupe
ANJOS
Criação
Pirâmides
Astronomia
Bíblia
Jesus Cristo
Evangelho de Judas
Mar Morto
Torre de Babel
São Pedro
São Paulo
LOURDES
WEBCAM (Clássica)
VIDEOS
360º
FOTOS
FÁTIMA
Milagres
Fátima
O quê pedir?
Semana Santa
Santa Bernadette
Todas as aparições
UMA A UMA
LUZES DE ESPERANÇA
MUSICA
POLIFONICO
PIEDADE
VIDEOS
VIDA
360º
ORAÇÕES
Nossa SenhoraMilagres
Corpus Christi
São Bernardo
São Fernando
CANTICOS
VIDEOS
LA SALETTE
Tratado da Verdadeira Devoção
O Anticristo
A Santa Palestina
Beata Taigi
Fátima, pág. 1
Fátima, pág. 2
Fátima, pág. 3
HOLZHAUSER Completo
FOTOS DO BLOG
ESPAÑOL
FRANCÊS
INGLÊS - ENGLISH
PORTUGUÊS completo
UCRANIANO Ля Салет
VIDEOS
LUZ DE CRISTO
Pe. Leonel Franca S.J.
VIDEOS
VALORES INEGOCIÁVEIS
VIDA
VIDEOS
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
'A viagem dos Magos' (1894), Jacques-Joseph Tissot (1836-1902), pintor francês.
Luis Dufaur
Um antigo documento conservado nos Arquivos Vaticanos lança uma certa luz, embora indireta e sujeita a caução, sobre a pessoa dos Reis Magos que foram adorar o Menino Jesus na Gruta de Belém. A informação foi veiculada por muitos órgãos de imprensa e páginas da Internet.
O documento é conhecido como “A Revelação dos Magos”. Provavelmente seja algum “apócrifo”, nome dado aos livros não incluídos pela Igreja Católica na Bíblia. Portanto, não são “canônicos”, apesar de poderem ser de algum autor sagrado.
“Canônico” deriva de “Cânon”, que é o catálogo de Livros Sagrados admitidos pela Igreja Católica e que constituem a Bíblia. Este catálogo está definitivamente encerrado e não sofrerá mais modificação.
Há uma série de argumentos profundos que justificam esta sábia decisão da Igreja.
Entretanto, uma extrema ponderação em apurar a verdade faz com que a Igreja não recuse em bloco esses “apócrifos” e reconheça que pode haver neles elementos históricos ou outros que ajudem à Fé.
Por isso mesmo, o Vaticano conserva a maior coleção mundial desses “apócrifos”, e os põe à disposição dos críticos de todas as religiões que queiram estudá-los.
A Igreja não tem medo de que possa sair qualquer coisa que desdoure a integridade e a santidade da Bíblia. Antes bem, deseja ardentemente encontrar qualquer dado que possa ajudar a melhor compreendê-la.
O apócrifo “A Revelação dos Magos” aparenta ser um relato de primeira mão da viagem dos Reis do Oriente para homenagear o Filho de Deus.
Reis Magos, Nicolás de Verdun (1130 – 1205).
Urna dos Reis Magos na catedral de Colônia
Trata-se de uma cópia feita no século VIII a partir de algum original perdido que, por sua vez, fora transcrito meio milênio antes. Portanto, a fonte original desse apócrifo dos Reis Magos remonta a menos de um século depois do Evangelho de São Mateus.
O documento levanta questões em extremo interessantes: quem foram ao certo, os Reis Magos? Foram três? Quais eram seus nomes? De onde vieram? Por quê?
Vejamos primeiro o que nos diz a única fonte digna de fé religiosa, o Evangelho de São Mateus:
“1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.A narração de São Mateus contém tudo o que é necessário para a Fé. Mas com o beneplácito e a aprovação da Igreja a piedade popular acrescentou muitos outros pormenores, que foram transmitidos por tradição oral e que são aceitos sem contestação.
“2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
“3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
“4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.
“5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta:
“6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2).
“7. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.
“8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
“9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
“10. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
“11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.
“12. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.” (São Mateus, cap. 2, 1ss)
O que diz a Tradição sobre seu número, condição, proveniência e destino?
É aqui que entra o papel do grande São Beda, o Venerável (673-735), Doutor da Igreja e monge beneditino nas abadias de São Pedro e São Paulo em Wearmouth, e na de Jarrow, na Nortumbria, Inglaterra.Três Reis Magos, mosaico em San Apollinare Nuovo, Ravenna, Itália.
Apresentados com gorros frígios (chapéu originário da Ásia Menor.
No Irã era atributo do deus Mitra).
São Beda é uma das máximas autoridades dos primeiros tempos da Idade Média pelo fato de ter recolhido relatos transmitidos oralmente pelos Apóstolos aos seus sucessores, e destes aos seguintes.
São Beda é também considerado como fonte de primeira mão da história inglesa, sendo muito respeitado como historiador. Sua História Eclesiástica do Povo Inglês (Historia Ecclesiastica Gentis Anglorum) lhe rendeu o título de Pai da História Inglesa.
No tratado “Excerpta et Colletanea”, o Doutor da Igreja assim recolhe as tradições que chegaram até ele:
“Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”. É, pois, São Beda quem por primeira vez escreveu o nome dos três. Nomes com significados precisos que nos ajudam a compreender suas personalidades. Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”; Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.
Três Magos adoram o Menino Jesus.
Para São Beda – como para os demais Doutores da Igreja que falaram deles – os três representavam as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Neste sentido, eles representavam os reis e os povos de todo o mundo.
Também seus presentes têm um significado simbólico. Melquior deu ao Menino Jesus ouro, o que na Antiguidade queria dizer reconhecimento da realeza, pois era presente reservado aos reis.
Gaspar ofereceu-Lhe incenso (ou olíbano), em reconhecimento da divindade. Este presente era reservado aos sacerdotes.
Por fim, Baltasar fez um tributo de mirra, em reconhecimento da humanidade. Mas como a mirra é símbolo de sofrimento, vêem-se nela preanunciadas as dores da Paixão redentora. A mirra era presente para um profeta. Era usada para embalsamar corpos e representava simbolicamente a imortalidade.
Desta maneira, temos o Menino Jesus reconhecido como Rei, Deus e Profeta pelas figuras que encarnavam toda a humanidade.
Em coerência com essa visão, a exegese católica interpreta a chegada dos Reis Magos como o cumprimento da profecia de David:
Em livro – escrito a título pessoal, portanto não sendo documento do magistério eclesiástico – Joseph Ratzinger (S.S.Bento XVI) comenta que “a promessa contida nestes textos [N.R.: Salmo 72,10] estende a proveniência destes homens até ao extremo Ocidente (Tarsis, Tartessos em Espanha), mas a tradição desenvolveu posteriormente este anúncio da universalidade aos reinos de que eram soberanos, como reis dos três continentes então conhecidos: África, Ásia e Europa”, segundo informou “Religión Digital” de Espanha.
A amplidão do leque de possibilidades geográficas fica patente neste comentário.
Tarsis ou Tartessos ficaria na Andaluzia, Espanha, especificamente em “algum lugar compreendido entre Cádiz, Huelva e Sevilha”. Segundo o “ABC” de Madri, os sevilhanos acham que se Melquior, Gaspar e Baltasar fossem andaluzes teriam se manifestado mais alegremente, teriam cantado “sevilhanas” e levado pandeiros. A reação popular suscita um amável sorriso.
De acordo com uma tradição acolhida por São João Crisóstomo, Padre da Igreja, os três Reis Magos foram posteriormente batizados pelo Apóstolo São Tomé e trabalharam muito pela expansão da Fé (Patrologia Grega, LVI, 644).
A fama de santidade dos Reis Magos chega até os nossos dias.
Seus restos são venerados na nave central da Catedral de Colônia, Alemanha, em magnífica urna de ouro e de pedras preciosas que extasia os visitantes.
As relíquias deles foram descobertas na Pérsia pela imperatriz Santa Helena e levadas a Constantinopla, capital do Império Romano de Oriente.
Depois foram transferidas a outra capital imperial no Ocidente – Milão –, até que foram guardadas definitivamente na Catedral de Colônia em 1163 (Acta SS., I, 323).
Sem dúvida, seu caráter de “magos”, reconhecido pelo Evangelho de São Mateus, aponta para a área da civilização caldeia (cujo epicentro foi no atual Iraque, mas incluiu diversos países vizinhos, entre eles o Irã).
Com a decadência moral, os “magos” caldeus viraram uma espécie de bruxos, divulgadores de toda espécie de superstições.
Os Três Reis Magos teriam sido os últimos sacerdotes honrados daquele mundo pagão que aspiravam sinceramente conhecer o Salvador.
Porém, na Antiguidade, os patriarcas, ou chefes de grandes clãs, ou grupos étnico-culturais, governavam com poderes próprios de um rei, sem terem esse título ou equivalente. E seu reinado se concentrava sobre sua hoste, por vezes nômade.
São João Damasceno não recusava que eles fossem descendentes de Set, terceiro filho de Adão. E este pormenor nos leva de volta ao “apócrifo” do Vaticano.
Está escrito em siríaco, língua falada pelos primeiros cristãos da Síria e ainda hoje, bem como do Iraque e do Irã.
O Prof. Landau acredita que no apócrifo entra muita imaginação. Mas, há uma muito longa descrição das supostas práticas, culto e rituais dos Reis Magos.
Mistérios da fidelidade! Milênios aguardando, gerações morrendo na esperança e transmitindo aos filhos o anúncio de um dia remoto em que o mundo receberia o Salvador!
Segundo o Prof. Landau, o apócrifo diz que a estrela no fim “transformou-se num pequeno ser luminoso de forma humana que foi Cristo, na gruta de Belém”.
A afirmação não é procedente se a interpretarmos ao pé da letra. Mas, levando em conta o estilo altamente poético do Oriente, poderíamos supor que o brilho da estrela de Belém convergiu no Menino Jesus e desapareceu.
E, de fato, depois de encontrar o Menino Deus, os Magos não mais viram a estrela. Alertados por um anjo, voltaram por outro caminho às suas terras, como ensina o Evangelho de São Mateus, que não mais menciona a estrela no retorno.
A festa se comemora no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, ou 2 domingos após o Natal, dependendo do calendário litúrgico usado.
São João Crisóstomo completa dizendo: “porque buscavam um Rei celeste, embora nada descobrissem nele denotador da excelência real, contudo, contentes com o só testemunho da estrela, adoraram-no”.
Veja também: Dado essencial: houve o fenômeno astronômico denominado “estrela de Belém”
Astrônomo defende com computador a existência da estrela de Belém

Postado por Luis Dufaur às 01:00
Share |
Marcadores: astronomia, Belém, estrela, Natal, Reis Magos
55 comentários:

GdA18 de janeiro de 2012 12:12
Mutio bom. Parabéns pelo artigo e as informações!Responder
Respostas

WEB TV BRAZIL25 de dezembro de 2015 09:07
Esses artigos sao extremamente católicos.
Não existe na Bíblia nenhum lugar dizendo que eram reis e nem eram três e nem seus nomes. Nao me venham com crendices populares ou achismo !

oswaldo cunha31 de dezembro de 2015 11:13
Não sou católico, mas devo defender o autor nesse texto.
Em nenhum momento ele omitiu informações que nos levassem a crer que tudo o que está escrito é total verdade. Ele começa advertindo exatamente que a grande parte das informações são provenientes de tradições orais e culturais, bem como de escritos não canônicos.
Realmente a Bíblia não revela com precisão as respostas as quais o texto submete-se a responder, mas com certeza esses magos vieram de algum lugar, e eram mais de um, podendo ser 3, 6 ou 37. Precisar que eram 3 é impossivel, mas muito conveniente, haja visto o numero de presentes, o numero de etnias bases, e tradições orais de épocas mais próximas da nossa.
Enfim, bom trabalho de investigação do autor, legal mesmo
Deus abençõe!

Júlio5 de janeiro de 2016 15:33
E desde quando a Bíblia se propõe a ter todas as respostas e detalhes de todos os eventos lá descritos, WEB TV?

Anônimo5 de janeiro de 2016 23:32
Irmão, católicos acreditam na tradição da Igreja Católica.Se você não é católico, respeite a crença dos outros, ao menos.
A paz de Cristo.
Diego Mendes.
Responder

Anônimo23 de janeiro de 2012 18:41
Pax Christi!
Interessante o estudo dos apócrifos. Alguns confirmam a fé dos antigos cristãos na Virgindade Perpétua da Santíssima Mãe de Deus, Sua Gloriosíssima Assumpção etc.
Deste apócrifo: todos os homens somos descendentes de Set, exatamente porque todos somos descendentes de Noé, chamado na ladainha "segundo Adão". Todos os demais homens, sejam descendentes de Set, sejam de Caim ou de qualquer outro possível filho de Adão (excluindo Abel que fora assassinado antes da paternidade) padeceram no dilúvio, donde sermos todos descendentes de Noé e, consequentemente de Set.
Relato transmitido por Moisés, sob Inspiração Divina, no livro do Génesis, o qual coincide com a tradição oral de povos pagãos como os helênicos e os ameríndios (resguardadas as deturpações próprias dos povos gentios).
Vosso em Cristo,
sem. Rafael Martins (Rio de Janeiro)Responder
Respostas

Ronaldo Pereira Silva25 de dezembro de 2015 13:36
Querido irmao, paz! De acordo com 1 Cortintios 15.45 e 46, o segundo Adao e Jesus, e nao Noe.Embora o texto se inicie falando do "ultimo Adao", ele segue identificando CRisto como "segundo". Aprecio o estudo dos textos apocrifos, mas ainda tenho os canonicos como primazia.
Obrigado irmaos, ... Pastor Ronaldo Silva

Viviane Rodrigues7 de janeiro de 2016 10:15
Como Noé pode ser decendente só de Set? Na epoca de Adão, só tinha eles, os filhos dos filhos de Adão tinham que casar com as filhas dos irmãos deles. Dessa forma a descendência é bem misturada, não?
Responder

Guilherme Souza3 de fevereiro de 2012 09:53
Muito bom!
Parabéns pelo blog que é muito interessante e sábio!
Deus te abençoe!Responder
Respostas

Cintia Abreu4 de janeiro de 2014 20:42
isso mesmo

Anônimo16 de dezembro de 2014 16:13
mesmo isso
Responder

Anônimo2 de janeiro de 2013 09:44
Deve- se fazer uma correção: cita o Evangelho de Marcos mas o texto apresentado é de Mateus. No mais tudo maravulhoso.Responder
Respostas

Luis Dufaur2 de janeiro de 2013 10:48
Muito obrigado pela advertencia!
Já corrigimos o erro de digitação.
Por favor, nunca deixe de avisar em casos semelhantes, pois sempre passa alguma falha involuntária inadvertida.
Desejando que tenha passado um Santo Natal e que 2013 seja um ano cheio de graças para V. e sua família.
em Jesus e Maria
Responder

Maximino Feliciano6 de janeiro de 2013 14:36
obrigado pelos esclarecimentos,sempre quis saber mais sobre os magos.Que deus vos abençoe
Responder

GARÇON FRANÇA FESTAS E EVENTOS.19 de março de 2013 09:48
É OUTRO ARTIGO QUE TENHO PESQUISADO E ESTUDADO MUITO É OS MAGOS DO ORIENTES CHAMADOS DE REIS, QUE GUIADOS POR UMA ESTRELA, " JUNÇÃO DE TRÊS PLANETAS " DESCOBRIRAM UM REI SUPREMO, O ADORARAM E DERAM-LHES PRESENTES.
AMÉM.Responder
Respostas

Anônimo5 de janeiro de 2014 20:06
Como pode uma estrela ter parado sobre Belém, sendo que estrelas e planetas nuca param, como explicar isso, no mínimo estranho... será que não eram as tais famosas carruagens de fogo ou mais recentemente as tais bolas de fogo, vistas pelos pilotos da segunda grande guerra mundial???

Resistência Católica11 de dezembro de 2014 00:45
Cremos que seja assim pq assim é que ensinam a Biblia, o Magistério e a Tradição da Igreja. O católico não opina sobre esses assuntos. A Igreja ensina e nós cremos. Ponto final. Se quer fantasias, procure uma seita que atendas às suas expectativas. A Fé Católica não se adequa às pessoas, aos tempos, às opiniões.

Rogerio Lázaro2 de janeiro de 2015 14:18
Resistência Católica, na declaração acima o Anônimo tão somente questionou algo que ele não consegue compreender. Questionar não é pecado, apesar da tradição medieval ter implantado essa cultura entre os povos. Uma doutrina bem estruturada deve estar preparada para atender quaisquer questionamentos acerca do que ensina. Na incapacidade de esclarecer algum questionamento é necessário, pelo menos, humildade e sinceridade para admitir não haver resposta.
Lembrando sua própria declaração: "O católico não opina sobre esses assuntos. A Igreja ensina e nós cremos. Ponto final." ->ESTA É EXATAMENTE A PREMISSA DA IMENSA MAIORIA DAS SEITAS!

Anônimo5 de janeiro de 2016 23:35
Resistência Católica, gostei do título.E falastes bem, irmão.É isso aí, sejamos claros e diretos.Sejamos como espadas.
A paz de Cristo.
Diego Mendes.
Responder

Anônimo19 de setembro de 2013 00:28
o triste e as pessoas dar nomes aos maos, e tambem dizer que sao 3.A biblia deve ser a unica fonte de um cristao. O restante e achiologia.Responder
Respostas

Resistência Católica11 de dezembro de 2014 00:46
Os protestantes escolhem, na Bíblia, o que lhe interessa para uso próprio. Vade retro, Satana!
Responder

Anônimo16 de dezembro de 2013 11:45
Infelizmente não consegui sanar minhas duvidas,ou melhor,não me convenceu.Sou católica porem acredito somente nas verdades que estão escritas na BÍBLIA.lá não menciona se são reis, seus nomes e se são três. bem como também diz que encontraram Jesus numa casa não no estabulo.
Por favor me esclareçam melhor!Responder
Respostas

Resistência Católica11 de dezembro de 2014 00:51
Lamento, mas vc não é católica. Quem escolhe quais verdades e quais mandamento "prefere" não é católico, mas protestante. Além da Bíblia, a Igreja Católica tem o Magistério e principalmente a Tradição. Somente um mentecapto acreditaria que tudo o que Cristo disse em três anos de vida pública esteja contido na Bíblia. Não está, nem caberia. Seriam necessários mais cem livros. Cristo estabeleceu os Apóstolos e a eles entregou os detalhes da Revelação e tudo o que diz respeito à nossa salvação. E eles - a Tradição - transmitiram o depósito da Fé, de geração em geração. Hoje, a Igreja ensina exatamente o que ensinou Jesus. É ATO DE FÉ da Igreja: "Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas, realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. CREIO TUDO O MAIS QUE CRÊ E ENSINA A SANTA IGREJA CATÓLICA, APOSTÓLICA ROMANA, PORQUE DEUS, VERDADE INFALÍVEL, LHO REVELOU. E nesta crença quero viver e morrer". A Igreja não é casa da mãe-joana. O católico não opina, mas crê. Ou não, mas se não crê não pertence à Comunhão dos Santos: não é católico!

José Carlos2 de janeiro de 2015 10:38
Resistencia Católica: sua posição é correta, seus argumentos excelentes. A maneira como os expõe, no entanto, é desnecessariamente ofensiva. Não há necessidade de tanta agressividade. Um belo livro infanto-juvenil escrito por um Jesuita norte-americano, Padre Francis Finn, trás um capítulo chamado "Não é com vinagre que se apanha mosca", no qual o menino herói, Tom Playfair, muda de tática para converter um seu colega "mau carater": ao invés de contestá-lo e combatê-lo com agressividade, ele obtem autorização do diretor do colégio para que o personagem "mau carater" possa sair em passeio - a que estava proibido por seu comportamento - e assim o conquista e o converte. Nem todo católico que ignora alguma das posições da Igreja é protestante: pode ser somente mau informado. A mesma coisa, dita de uma maneira menos agressiva, tem mais chance de produzir bons efeitos... Salve Maria

Anônimo7 de janeiro de 2015 11:31
Nossa!! Fé é uma coisa e inteligência e curiosidade são outras. A igreja foi feita por homens e homens tb erram. Mas enfim.. Caro anônimo.. estudo a vida de Jesus há anos e independente de religiosidade.. se vc gosta de ler, sugiro q leia "Harpas Eternas". A coleção é muito boa.. são quatro livros longos e de leitura cansativa.. pq o primeiro é bem chato e histórico. Mas passe do primeiro.. são leituras únicas!! O segundo livro é mais tranquilo. Eu levei anos p ler tudo.. por causa da minha cabeça d católica foi sofrido rs. É muito esclarecedor. Vc vai aprender muito. A partir do nascimento de Jesus é tão emocionante q dá vontade d chorar. E p aqueles q tem um preconceito a respeito d leituras q n sejam a Bíblia.. os livros são estudos d uma carmelita. É lindo lindo lindo. Espero ter ajudado. Abraço.
Responder

REGINALDO SILVA RIBEIRO SILVA RIBEIRO24 de dezembro de 2013 20:12
MARAVILHOSO!!! ESTOU ENCANTADO COM A BELÍSSIMA HISTÓRIA DOS REIS MAGOS.Responder

Anônimo29 de dezembro de 2013 16:47
Tais divulgações nos mostram como devemos ter a Esperança de um Mundo melhor. Reportamo-nos nas palavras do próprio Cristo Se houve rum só justo-pouparei o mundo"...
Deus lhes pague. Foi legal para o meu trabalho .Responder

Anônimo23 de junho de 2014 23:03
Dúvidas sanadas. Obrigada por ser tão claro e sábio em ssuas palavras. Responder

Anônimo29 de setembro de 2014 19:59
Fiquei muito feliz ao ler estes textos que fortalecem minha esperança...certa vez ouvi que os magos não teriam existido, que seria apenas "uma forma literária" usada na época... eu não podia acreditar! Prefiro crer no Evangelho, puro e simples! Não importa se foram três, dois, dez ou sei lá: quantos forem ou se eram reis, o que importa é que os magos vieram e adoraram o Menino Jesus!!! Responder
Respostas

Resistência Católica11 de dezembro de 2014 00:53
Caro Anônimo, quem não crê no que a Biblia diz não é católico. Quem escolhe quais verdades e quais mandamentos prefere é protestante. Adão é Eva existiram, e nós descendamos deles, não são mitológicos, nem metafóricos. Não viemos dos macacos! Pelo menos, não eu! E se eles não existiram, pq Cristo morreu na Cruz?

Anônimo6 de janeiro de 2015 22:49
O Papa ja disse q Adao e Eva nunca existiram. E agora?

Anônimo26 de novembro de 2015 16:41
Chocada. Esse nome Resistência Católica já diz tudo. Na verdade todos nós, mas digo TODOS MESMO, temos dificuldades em entendermos tantas coisas que está na Bíblia. Nem tudo é tão claro assim como parece. E não importa se somos católicos, protestantes ou ateus..... As dúvidas vem do mesmo jeito.
Até os padres, pastores e líderes espirituais tem suas dúvidas, que talvez não são reveladas assim abertamente. Mas no fundo todos nós temos nossas crises, INCLUSIVE VOCÊ RESISTÊNCIA CATÓLICA.
Ninguém é perfeito. Nem VC. E essa atitude tua é uma VERGONHA para nós católicos.
Seja mais tolerante com seus irmãos. Se VC acredita que somos todos irmãos deve no mínimo COMPREENDER que as pessoas são diferente de VC .
Só o fato de ter vindo aqui ler sobre os reis Magos, é uma prova de que temos dúvidas, até VC pois não acredito que entrou aqui só para criticar as pessoas que queriam aprender um pouquinho mais.
PARABÉNS ao texto. Esclareceu bastante.
Responder

Anônimo30 de dezembro de 2014 10:34
Que belo texto. Mostra a poesia e a beleza. Revela ciência e sabedoria. Obrigado por partilha-lo conosco. Que o DEUS Menino os abençoe! Prof. Geraldinho de Paula Corrêa - BH/MGResponder

Anônimo2 de janeiro de 2015 21:19
A Bíblia não é um compêndio científico,mas trata da fé.Quem quiser explicações científicas não encontrará lá...De qualquer forma,sempre é bom estudar,fazer cursos bíblicos,acessar sites como o padrepauloricardo.org,etc.No mundo difícil em que estamos é bom meditar e até sonhar com a história dos reis magos...Obrigada ao site,mantenham sempre a tradição...Responder

Anônimo3 de janeiro de 2015 17:39
Sugiro ao site acrescentar a esta maravilhosa pesquisa alguns dados do livro Nossa Senhora dos Hereges de Alberto Maggi
o autor explora a visao judaica a respeito dos magos...nao dando a eles oportunidade de se aproximarem do messias. Jesus acolhe a todos e os fazem pessoas melhores ...propagadores da fé. Com alegria! Responder

Jorge Garcia de Sena6 de janeiro de 2015 07:35
Que esta excelente matéria seja publicada o quanto antes em forma de livro. Que a Petrus Editora tenha especial interesse por ela. Cordialmente Garcia de SenaResponder

Anônimo9 de janeiro de 2015 12:10
Parabéns pela excelente matéria! Adoraria apenas tecer algum comentário sobre o belo texto. Mas, sou Cristã de corpo, alma e dentro da minha humanidade em atitudes. Me entristece profundamente perceber a intolerância, que não procede de Deus ou dos ensinamentos de Jesus, por quem se diz Cristão, sob a bandeira da pseudo resistência católica. Muito sangue foi derramado e injustiças cometidas em nome de Deus. Quando o Deus se fez menino e se apresentou primeiro aos Reis Magos, nos ensinou a viver sem preconceito com outras raças ou credos. A resistência CRISTÃ se faz de fato quando seguimos o mandamento máximo de Jesus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Fiquem com Deus!Responder

Michael Fellipe3 de março de 2015 01:08
Ótimo ArtigoResponder

Hardinho4 de março de 2015 19:00
Aleluia Jesus.Responder

Anônimo12 de março de 2015 12:15
O cânon do Antigo e Novo Testamentos já haviam sido estabelecido bem antes da igreja católica existir "ver história da igreja". Os apócrifos foram livros rejeitados no cânon e depois acrescido pelo concílio da referida igreja.
Responder

Anônimo18 de abril de 2015 00:33
ESTOU ASSUSTADA COM TANTA GROSSERIA DE UM HOMEM QUE SE DIZ CRISTÃO INDEPENDENTE DE RELIGIÃO, NO SEU ATO DE TRATAR O OUTRO SEM RESPEITO , JESUS DISSE APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO , UMA PESSOA QUE SE NOMEIA COMO RESISTENCIA CATOLICA DEVERIA SABER SE EXPRESSAR COM MAIS EDUCAÇÃO. RESPEITO E AMOR A SEU PROXIMO . Responder

Anônimo5 de junho de 2015 15:09
Texto interessante, mas se eu não estiver enganado Baltazar tem origem babilônia e significa "Salve a vida do rei" ou "Salve a vida do senhor". Também pode ser entendido como " Salve a vida de Baal", a divindade Babilônia da época. Responder

Anônimo5 de junho de 2015 15:11
Texto interessante. Só que se eu não estiver enganado, Baltazar significa "Salve a vida de Baal" ou "Salve a vida do senhor".Responder

Alisson21 de julho de 2015 11:57
Só uma correção. A citação “Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão presentes, os reis da Arábia e de Sabá oferecer-lhe-ão seus dons. 11. Todos os reis hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações”. Pertece ao Salmos 72: 10-11 e não ao Sl. 71, 10-11.
Interessante texto, minha curiosidade sobre os Magos vinha de longa data, mas foi instigada após ler um comentário do Dr Mário Veloso e um capitulo do Livro O desejado De Todas As Nações. Eu estou impressionado em como tantas pessoas esperavam esse acontecimento, mas Jerusalém praticamente dormia sobre o assunto (embora creia que muitos na cidade sabiam mas tinham medo por conta do rei que estava no poder) Responder

Miranda Lima31 de julho de 2015 11:04
GOSTO MUITO DE PESQUISAR SOBRE A VIDA DE CRISTO, ONDE MOROU, SEUS AMIGOS, COMO TRABALHAVA. ENFIM .ACHO ALUCINANTE ESSAS HISTÓRIAS. AS VEZES TENHO MUITO VONTADE DE DIVIDIR, OU MESMO SOMAR COM VOCÊS, MAS, APARECE TANTA GENTE GROSSA DANDO OPINIÕES, QUE SINCERAMENTE...PARECE QUE ENTRAM NOS COMENTÁRIOS SOMENTE PARA ESTRA VAZAR ALGUM TIPO DE FRUSTRAÇÃO EM CIMA DAS PESSOAS QUE NEM CONHECEM....GOSTEI MUITO DE ALGUNS ESCLARECIMENTOS.SEMPRE TIVE VONTADE DE SABER SOBRE OS MAGOS..NOSSA DESCENDÊNCIA , É DE ADÃO.. POIS , NOÉ É DESCENDENTE DE ADÃO..A PROPOSITO..SOU CRISTÃ. ESPERO QUE NÃO ME XINGUEM POR ISSO.INDEPENDENTE DA RELIGIÃO, SOMOS TODOS IRMÃOS, FILHOS DO MESMO PAI.. NOSSO PAI, JEOVÁ.
Responder

Anônimo11 de setembro de 2015 13:29
Bom. Mas o salmo referido está errado...seria samos 72 e não 71. Na PAZ de DEUS. Gilmar Alberto Daniel.Responder

Luis Dufaur14 de setembro de 2015 16:42
Na Bíblica católica, bom número de salmos têm dupla numeração, herdada da dupla numeração que tinha o Antigo Testamento no tempo de Nosso Senhor:
1) a da Bíblia em hebraico,
2) a da Bíblia em grego, feita pelos 70 sábios de Israel, ou Septuaginta.
Hebreus e protestantes não têm essa dupla numeração.
Para mais pormenores ver:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Salmos
- http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=paginas&action=read&id=6892Responder

Anônimo22 de novembro de 2015 15:31
Uma outra versão tem a ver com o Zoroastrianismo. Zoroastro profetizou que após mil anos viria um Salvador ou Messias; os "Reis Magos" não são reis, mas líderes religiosos do Zoroastrianismo, que, através das profecias, descobriram a proximidade do nascimento do Prometido e encontraram Jesus, tendo-Lhe prestado homenagem e reverência.Responder

Tese Selvagem15 de dezembro de 2015 09:16
Vejo nesse comentário e ilustração bem elaborada, uma visão diferenciada que abre uma nova perspectiva para o pensamento livre (uma semente germinando na minha cabeça).Responder

Acyr Júnior26 de dezembro de 2015 01:23
Mas em Salmos 71 10-11 não diz nada sobre eles, assim como vc citou no estudo.Responder
Respostas

Luis Dufaur26 de dezembro de 2015 09:41
É só clicar no link para ler. Os Salmos têm duas numerações aceitas dependendo da tradução.
A numeração da Bíblia Hebraica está uma unidade à frente da numeração seguida na Septuaginta e na Vulgata, que juntam: os Salmos 9 e 10 no Salmo 9 (da Septuaginta/Vulgata), e, os Salmos 114 e 115 no Salmo 113 (da Septuaginta/Vulgata); e dividem: o Salmo 116 nos Salmos 114 e 115 (da Septuaginta/Vulgata), e, o o Salmo 147 nos Salmos 146 e 148 (da Septuaginta/Vulgata).
Para mais informações veja https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Salmos, subtítulo "Variações entre as traduções".
Eu uso a Vulgata, na edição publicada pela Ave Maria. Basta clicar no link incluído no texto.
Na outra numeração deve bater no 72.
Responder

Anônimo31 de dezembro de 2015 16:14
Prezados Amigos, muitos anos atrás eu lia tudo que me caísse às mãos sobre o nascimento de Jesus, por isso lembro muito bem que um vidente, cujo nome não guardei, declarou que a ESTRELA DE BELÉM era o Espírito Santo. Na minha pobre iopinião, creio que só assim se pode explicar a trajetória da referida Estrela. Um abraço a todos, FredyResponder

Anônimo6 de janeiro de 2016 08:27
hello web tv brasil como vc não foi capaz de escrever ou falar sobre o assunto ,somente criticou né???acorda!!!!!Responder

Anônimo7 de janeiro de 2016 05:25
Já se perguntaram porque 3, já investigaram seu significado e simbologia? Analisemos Responder
Respostas

Viviane Rodrigues7 de janeiro de 2016 10:24
Concordo. 3 tá presente em toda a vida de Jesus. 3 reis magos, 12 dias que a estrela brilhou, 12 apostolos, 30 aos 33, tres pessoas na crucificacao, etc.
Responder
Carregar mais...
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.
Postagem mais recentePostagem mais antigaPágina inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Siena: 223 hóstias consagradas há mais de 276 anos estão em perfeito estado Luis Dufaur Na Basílica de São Francisco, em Sie...
Em coerência com essa visão, a exegese católica interpreta a chegada dos Reis Magos como o cumprimento da profecia de David:
“Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão presentes, os reis da Arábia e de Sabá oferecer-lhe-ão seus dons. 11. Todos os reis hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações”. (Sl. 71, 10-11) (P.S.: na numeração das traduções direto do hebraico, é o Sl. 72, 10-11).Alguns especularam que talvez pelo menos um deles veio da terra de Shir (não identificada nos mapas modernos), na antiga China.
Em livro – escrito a título pessoal, portanto não sendo documento do magistério eclesiástico – Joseph Ratzinger (S.S.Bento XVI) comenta que “a promessa contida nestes textos [N.R.: Salmo 72,10] estende a proveniência destes homens até ao extremo Ocidente (Tarsis, Tartessos em Espanha), mas a tradição desenvolveu posteriormente este anúncio da universalidade aos reinos de que eram soberanos, como reis dos três continentes então conhecidos: África, Ásia e Europa”, segundo informou “Religión Digital” de Espanha.
A amplidão do leque de possibilidades geográficas fica patente neste comentário.
Tarsis ou Tartessos ficaria na Andaluzia, Espanha, especificamente em “algum lugar compreendido entre Cádiz, Huelva e Sevilha”. Segundo o “ABC” de Madri, os sevilhanos acham que se Melquior, Gaspar e Baltasar fossem andaluzes teriam se manifestado mais alegremente, teriam cantado “sevilhanas” e levado pandeiros. A reação popular suscita um amável sorriso.
O que foi depois dos Reis Magos?
Reis Magos, Andrea Mantegna (1431-1506).
De acordo com uma tradição acolhida por São João Crisóstomo, Padre da Igreja, os três Reis Magos foram posteriormente batizados pelo Apóstolo São Tomé e trabalharam muito pela expansão da Fé (Patrologia Grega, LVI, 644).
A fama de santidade dos Reis Magos chega até os nossos dias.
Seus restos são venerados na nave central da Catedral de Colônia, Alemanha, em magnífica urna de ouro e de pedras preciosas que extasia os visitantes.
As relíquias deles foram descobertas na Pérsia pela imperatriz Santa Helena e levadas a Constantinopla, capital do Império Romano de Oriente.
Depois foram transferidas a outra capital imperial no Ocidente – Milão –, até que foram guardadas definitivamente na Catedral de Colônia em 1163 (Acta SS., I, 323).
Por que eram "Magos"?
O nome “mago” era sinônimo de “sábio”. O tratamento dado a eles como grandes eruditos, prudentes e judiciosos, provinha do fato de os sacerdotes da Caldeia serem muito voltados para a consideração dos astros com uma sabedoria que surpreende até hoje. A eles devemos o início da ciência astronômica.Sem dúvida, seu caráter de “magos”, reconhecido pelo Evangelho de São Mateus, aponta para a área da civilização caldeia (cujo epicentro foi no atual Iraque, mas incluiu diversos países vizinhos, entre eles o Irã).
Com a decadência moral, os “magos” caldeus viraram uma espécie de bruxos, divulgadores de toda espécie de superstições.
Os Três Reis Magos teriam sido os últimos sacerdotes honrados daquele mundo pagão que aspiravam sinceramente conhecer o Salvador.
Relicário dos Três Reis Magos, catedral de Colônia.
Foram "Reis"?
Discute-se também em que sentido podem ser chamados de “Reis”, pois não se lhes conhece a procedência e menos ainda a localização do reino.Porém, na Antiguidade, os patriarcas, ou chefes de grandes clãs, ou grupos étnico-culturais, governavam com poderes próprios de um rei, sem terem esse título ou equivalente. E seu reinado se concentrava sobre sua hoste, por vezes nômade.
São João Damasceno não recusava que eles fossem descendentes de Set, terceiro filho de Adão. E este pormenor nos leva de volta ao “apócrifo” do Vaticano.
A estrela que os guiou
O referido manuscrito estava na Biblioteca Vaticana havia pelo menos 250 anos, mas não se sabe mais nada de sua proveniência.Está escrito em siríaco, língua falada pelos primeiros cristãos da Síria e ainda hoje, bem como do Iraque e do Irã.
O Prof. Landau acredita que no apócrifo entra muita imaginação. Mas, há uma muito longa descrição das supostas práticas, culto e rituais dos Reis Magos.
Relicário dos Três Reis Magos, catedral de Colônia, Alemanha.
Prêmio a uma fidelidade de séculos
Gerações de Magos teriam aguardado durante milênios até a estrela aparecer, confiantes no aviso de Set.Mistérios da fidelidade! Milênios aguardando, gerações morrendo na esperança e transmitindo aos filhos o anúncio de um dia remoto em que o mundo receberia o Salvador!
Segundo o Prof. Landau, o apócrifo diz que a estrela no fim “transformou-se num pequeno ser luminoso de forma humana que foi Cristo, na gruta de Belém”.
A afirmação não é procedente se a interpretarmos ao pé da letra. Mas, levando em conta o estilo altamente poético do Oriente, poderíamos supor que o brilho da estrela de Belém convergiu no Menino Jesus e desapareceu.
E, de fato, depois de encontrar o Menino Deus, os Magos não mais viram a estrela. Alertados por um anjo, voltaram por outro caminho às suas terras, como ensina o Evangelho de São Mateus, que não mais menciona a estrela no retorno.
Anúncio dos profetas e juízo de Padres e Doutores da Igreja
Adoração dos Magos, Gentile da Fabriano (1370-1427). Galleria degli Uffizi, Florença
A festa se comemora no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, ou 2 domingos após o Natal, dependendo do calendário litúrgico usado.
“Andaram as gentes na tua luz e os reis no esplendor do teu nascimento”, profetizou Isaías (Is 60, 3).
E São Tomás de Aquino explica: ‘Os Magos foram as primícias dos gentios que acreditaram em Cristo. E neles se manifestou, como um presságio, a fé e a devoção das gentes que vieram a Cristo das mais remotas regiões’.Santo Agostinho sublinha que eles procuraram com fé mais ardente Àquele que punham de manifesto o clarão da estrela e a autoridade das profecias.
São João Crisóstomo completa dizendo: “porque buscavam um Rei celeste, embora nada descobrissem nele denotador da excelência real, contudo, contentes com o só testemunho da estrela, adoraram-no”.
Veja também: Dado essencial: houve o fenômeno astronômico denominado “estrela de Belém”
Astrônomo defende com computador a existência da estrela de Belém

Postado por Luis Dufaur às 01:00
Share |
Marcadores: astronomia, Belém, estrela, Natal, Reis Magos
55 comentários:

GdA18 de janeiro de 2012 12:12
Mutio bom. Parabéns pelo artigo e as informações!Responder
Respostas

WEB TV BRAZIL25 de dezembro de 2015 09:07
Esses artigos sao extremamente católicos.
Não existe na Bíblia nenhum lugar dizendo que eram reis e nem eram três e nem seus nomes. Nao me venham com crendices populares ou achismo !

oswaldo cunha31 de dezembro de 2015 11:13
Não sou católico, mas devo defender o autor nesse texto.
Em nenhum momento ele omitiu informações que nos levassem a crer que tudo o que está escrito é total verdade. Ele começa advertindo exatamente que a grande parte das informações são provenientes de tradições orais e culturais, bem como de escritos não canônicos.
Realmente a Bíblia não revela com precisão as respostas as quais o texto submete-se a responder, mas com certeza esses magos vieram de algum lugar, e eram mais de um, podendo ser 3, 6 ou 37. Precisar que eram 3 é impossivel, mas muito conveniente, haja visto o numero de presentes, o numero de etnias bases, e tradições orais de épocas mais próximas da nossa.
Enfim, bom trabalho de investigação do autor, legal mesmo
Deus abençõe!

Júlio5 de janeiro de 2016 15:33
E desde quando a Bíblia se propõe a ter todas as respostas e detalhes de todos os eventos lá descritos, WEB TV?

Anônimo5 de janeiro de 2016 23:32
Irmão, católicos acreditam na tradição da Igreja Católica.Se você não é católico, respeite a crença dos outros, ao menos.
A paz de Cristo.
Diego Mendes.
Responder

Anônimo23 de janeiro de 2012 18:41
Pax Christi!
Interessante o estudo dos apócrifos. Alguns confirmam a fé dos antigos cristãos na Virgindade Perpétua da Santíssima Mãe de Deus, Sua Gloriosíssima Assumpção etc.
Deste apócrifo: todos os homens somos descendentes de Set, exatamente porque todos somos descendentes de Noé, chamado na ladainha "segundo Adão". Todos os demais homens, sejam descendentes de Set, sejam de Caim ou de qualquer outro possível filho de Adão (excluindo Abel que fora assassinado antes da paternidade) padeceram no dilúvio, donde sermos todos descendentes de Noé e, consequentemente de Set.
Relato transmitido por Moisés, sob Inspiração Divina, no livro do Génesis, o qual coincide com a tradição oral de povos pagãos como os helênicos e os ameríndios (resguardadas as deturpações próprias dos povos gentios).
Vosso em Cristo,
sem. Rafael Martins (Rio de Janeiro)Responder
Respostas

Ronaldo Pereira Silva25 de dezembro de 2015 13:36
Querido irmao, paz! De acordo com 1 Cortintios 15.45 e 46, o segundo Adao e Jesus, e nao Noe.Embora o texto se inicie falando do "ultimo Adao", ele segue identificando CRisto como "segundo". Aprecio o estudo dos textos apocrifos, mas ainda tenho os canonicos como primazia.
Obrigado irmaos, ... Pastor Ronaldo Silva

Viviane Rodrigues7 de janeiro de 2016 10:15
Como Noé pode ser decendente só de Set? Na epoca de Adão, só tinha eles, os filhos dos filhos de Adão tinham que casar com as filhas dos irmãos deles. Dessa forma a descendência é bem misturada, não?
Responder
Guilherme Souza3 de fevereiro de 2012 09:53
Muito bom!
Parabéns pelo blog que é muito interessante e sábio!
Deus te abençoe!Responder
Respostas

Cintia Abreu4 de janeiro de 2014 20:42
isso mesmo

Anônimo16 de dezembro de 2014 16:13
mesmo isso
Responder

Anônimo2 de janeiro de 2013 09:44
Deve- se fazer uma correção: cita o Evangelho de Marcos mas o texto apresentado é de Mateus. No mais tudo maravulhoso.Responder
Respostas

Luis Dufaur2 de janeiro de 2013 10:48
Muito obrigado pela advertencia!
Já corrigimos o erro de digitação.
Por favor, nunca deixe de avisar em casos semelhantes, pois sempre passa alguma falha involuntária inadvertida.
Desejando que tenha passado um Santo Natal e que 2013 seja um ano cheio de graças para V. e sua família.
em Jesus e Maria
Responder

Maximino Feliciano6 de janeiro de 2013 14:36
obrigado pelos esclarecimentos,sempre quis saber mais sobre os magos.Que deus vos abençoe
Responder

GARÇON FRANÇA FESTAS E EVENTOS.19 de março de 2013 09:48
É OUTRO ARTIGO QUE TENHO PESQUISADO E ESTUDADO MUITO É OS MAGOS DO ORIENTES CHAMADOS DE REIS, QUE GUIADOS POR UMA ESTRELA, " JUNÇÃO DE TRÊS PLANETAS " DESCOBRIRAM UM REI SUPREMO, O ADORARAM E DERAM-LHES PRESENTES.
AMÉM.Responder
Respostas

Anônimo5 de janeiro de 2014 20:06
Como pode uma estrela ter parado sobre Belém, sendo que estrelas e planetas nuca param, como explicar isso, no mínimo estranho... será que não eram as tais famosas carruagens de fogo ou mais recentemente as tais bolas de fogo, vistas pelos pilotos da segunda grande guerra mundial???

Resistência Católica11 de dezembro de 2014 00:45
Cremos que seja assim pq assim é que ensinam a Biblia, o Magistério e a Tradição da Igreja. O católico não opina sobre esses assuntos. A Igreja ensina e nós cremos. Ponto final. Se quer fantasias, procure uma seita que atendas às suas expectativas. A Fé Católica não se adequa às pessoas, aos tempos, às opiniões.

Rogerio Lázaro2 de janeiro de 2015 14:18
Resistência Católica, na declaração acima o Anônimo tão somente questionou algo que ele não consegue compreender. Questionar não é pecado, apesar da tradição medieval ter implantado essa cultura entre os povos. Uma doutrina bem estruturada deve estar preparada para atender quaisquer questionamentos acerca do que ensina. Na incapacidade de esclarecer algum questionamento é necessário, pelo menos, humildade e sinceridade para admitir não haver resposta.
Lembrando sua própria declaração: "O católico não opina sobre esses assuntos. A Igreja ensina e nós cremos. Ponto final." ->ESTA É EXATAMENTE A PREMISSA DA IMENSA MAIORIA DAS SEITAS!

Anônimo5 de janeiro de 2016 23:35
Resistência Católica, gostei do título.E falastes bem, irmão.É isso aí, sejamos claros e diretos.Sejamos como espadas.
A paz de Cristo.
Diego Mendes.
Responder

Anônimo19 de setembro de 2013 00:28
o triste e as pessoas dar nomes aos maos, e tambem dizer que sao 3.A biblia deve ser a unica fonte de um cristao. O restante e achiologia.Responder
Respostas

Resistência Católica11 de dezembro de 2014 00:46
Os protestantes escolhem, na Bíblia, o que lhe interessa para uso próprio. Vade retro, Satana!
Responder

Anônimo16 de dezembro de 2013 11:45
Infelizmente não consegui sanar minhas duvidas,ou melhor,não me convenceu.Sou católica porem acredito somente nas verdades que estão escritas na BÍBLIA.lá não menciona se são reis, seus nomes e se são três. bem como também diz que encontraram Jesus numa casa não no estabulo.
Por favor me esclareçam melhor!Responder
Respostas

Resistência Católica11 de dezembro de 2014 00:51
Lamento, mas vc não é católica. Quem escolhe quais verdades e quais mandamento "prefere" não é católico, mas protestante. Além da Bíblia, a Igreja Católica tem o Magistério e principalmente a Tradição. Somente um mentecapto acreditaria que tudo o que Cristo disse em três anos de vida pública esteja contido na Bíblia. Não está, nem caberia. Seriam necessários mais cem livros. Cristo estabeleceu os Apóstolos e a eles entregou os detalhes da Revelação e tudo o que diz respeito à nossa salvação. E eles - a Tradição - transmitiram o depósito da Fé, de geração em geração. Hoje, a Igreja ensina exatamente o que ensinou Jesus. É ATO DE FÉ da Igreja: "Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas, realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. CREIO TUDO O MAIS QUE CRÊ E ENSINA A SANTA IGREJA CATÓLICA, APOSTÓLICA ROMANA, PORQUE DEUS, VERDADE INFALÍVEL, LHO REVELOU. E nesta crença quero viver e morrer". A Igreja não é casa da mãe-joana. O católico não opina, mas crê. Ou não, mas se não crê não pertence à Comunhão dos Santos: não é católico!

José Carlos2 de janeiro de 2015 10:38
Resistencia Católica: sua posição é correta, seus argumentos excelentes. A maneira como os expõe, no entanto, é desnecessariamente ofensiva. Não há necessidade de tanta agressividade. Um belo livro infanto-juvenil escrito por um Jesuita norte-americano, Padre Francis Finn, trás um capítulo chamado "Não é com vinagre que se apanha mosca", no qual o menino herói, Tom Playfair, muda de tática para converter um seu colega "mau carater": ao invés de contestá-lo e combatê-lo com agressividade, ele obtem autorização do diretor do colégio para que o personagem "mau carater" possa sair em passeio - a que estava proibido por seu comportamento - e assim o conquista e o converte. Nem todo católico que ignora alguma das posições da Igreja é protestante: pode ser somente mau informado. A mesma coisa, dita de uma maneira menos agressiva, tem mais chance de produzir bons efeitos... Salve Maria

Anônimo7 de janeiro de 2015 11:31
Nossa!! Fé é uma coisa e inteligência e curiosidade são outras. A igreja foi feita por homens e homens tb erram. Mas enfim.. Caro anônimo.. estudo a vida de Jesus há anos e independente de religiosidade.. se vc gosta de ler, sugiro q leia "Harpas Eternas". A coleção é muito boa.. são quatro livros longos e de leitura cansativa.. pq o primeiro é bem chato e histórico. Mas passe do primeiro.. são leituras únicas!! O segundo livro é mais tranquilo. Eu levei anos p ler tudo.. por causa da minha cabeça d católica foi sofrido rs. É muito esclarecedor. Vc vai aprender muito. A partir do nascimento de Jesus é tão emocionante q dá vontade d chorar. E p aqueles q tem um preconceito a respeito d leituras q n sejam a Bíblia.. os livros são estudos d uma carmelita. É lindo lindo lindo. Espero ter ajudado. Abraço.
Responder

REGINALDO SILVA RIBEIRO SILVA RIBEIRO24 de dezembro de 2013 20:12
MARAVILHOSO!!! ESTOU ENCANTADO COM A BELÍSSIMA HISTÓRIA DOS REIS MAGOS.Responder

Anônimo29 de dezembro de 2013 16:47
Tais divulgações nos mostram como devemos ter a Esperança de um Mundo melhor. Reportamo-nos nas palavras do próprio Cristo Se houve rum só justo-pouparei o mundo"...
Deus lhes pague. Foi legal para o meu trabalho .Responder

Anônimo23 de junho de 2014 23:03
Dúvidas sanadas. Obrigada por ser tão claro e sábio em ssuas palavras. Responder

Anônimo29 de setembro de 2014 19:59
Fiquei muito feliz ao ler estes textos que fortalecem minha esperança...certa vez ouvi que os magos não teriam existido, que seria apenas "uma forma literária" usada na época... eu não podia acreditar! Prefiro crer no Evangelho, puro e simples! Não importa se foram três, dois, dez ou sei lá: quantos forem ou se eram reis, o que importa é que os magos vieram e adoraram o Menino Jesus!!! Responder
Respostas

Resistência Católica11 de dezembro de 2014 00:53
Caro Anônimo, quem não crê no que a Biblia diz não é católico. Quem escolhe quais verdades e quais mandamentos prefere é protestante. Adão é Eva existiram, e nós descendamos deles, não são mitológicos, nem metafóricos. Não viemos dos macacos! Pelo menos, não eu! E se eles não existiram, pq Cristo morreu na Cruz?

Anônimo6 de janeiro de 2015 22:49
O Papa ja disse q Adao e Eva nunca existiram. E agora?

Anônimo26 de novembro de 2015 16:41
Chocada. Esse nome Resistência Católica já diz tudo. Na verdade todos nós, mas digo TODOS MESMO, temos dificuldades em entendermos tantas coisas que está na Bíblia. Nem tudo é tão claro assim como parece. E não importa se somos católicos, protestantes ou ateus..... As dúvidas vem do mesmo jeito.
Até os padres, pastores e líderes espirituais tem suas dúvidas, que talvez não são reveladas assim abertamente. Mas no fundo todos nós temos nossas crises, INCLUSIVE VOCÊ RESISTÊNCIA CATÓLICA.
Ninguém é perfeito. Nem VC. E essa atitude tua é uma VERGONHA para nós católicos.
Seja mais tolerante com seus irmãos. Se VC acredita que somos todos irmãos deve no mínimo COMPREENDER que as pessoas são diferente de VC .
Só o fato de ter vindo aqui ler sobre os reis Magos, é uma prova de que temos dúvidas, até VC pois não acredito que entrou aqui só para criticar as pessoas que queriam aprender um pouquinho mais.
PARABÉNS ao texto. Esclareceu bastante.
Responder

Anônimo30 de dezembro de 2014 10:34
Que belo texto. Mostra a poesia e a beleza. Revela ciência e sabedoria. Obrigado por partilha-lo conosco. Que o DEUS Menino os abençoe! Prof. Geraldinho de Paula Corrêa - BH/MGResponder

Anônimo2 de janeiro de 2015 21:19
A Bíblia não é um compêndio científico,mas trata da fé.Quem quiser explicações científicas não encontrará lá...De qualquer forma,sempre é bom estudar,fazer cursos bíblicos,acessar sites como o padrepauloricardo.org,etc.No mundo difícil em que estamos é bom meditar e até sonhar com a história dos reis magos...Obrigada ao site,mantenham sempre a tradição...Responder

Anônimo3 de janeiro de 2015 17:39
Sugiro ao site acrescentar a esta maravilhosa pesquisa alguns dados do livro Nossa Senhora dos Hereges de Alberto Maggi
o autor explora a visao judaica a respeito dos magos...nao dando a eles oportunidade de se aproximarem do messias. Jesus acolhe a todos e os fazem pessoas melhores ...propagadores da fé. Com alegria! Responder

Jorge Garcia de Sena6 de janeiro de 2015 07:35
Que esta excelente matéria seja publicada o quanto antes em forma de livro. Que a Petrus Editora tenha especial interesse por ela. Cordialmente Garcia de SenaResponder

Anônimo9 de janeiro de 2015 12:10
Parabéns pela excelente matéria! Adoraria apenas tecer algum comentário sobre o belo texto. Mas, sou Cristã de corpo, alma e dentro da minha humanidade em atitudes. Me entristece profundamente perceber a intolerância, que não procede de Deus ou dos ensinamentos de Jesus, por quem se diz Cristão, sob a bandeira da pseudo resistência católica. Muito sangue foi derramado e injustiças cometidas em nome de Deus. Quando o Deus se fez menino e se apresentou primeiro aos Reis Magos, nos ensinou a viver sem preconceito com outras raças ou credos. A resistência CRISTÃ se faz de fato quando seguimos o mandamento máximo de Jesus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Fiquem com Deus!Responder

Michael Fellipe3 de março de 2015 01:08
Ótimo ArtigoResponder

Hardinho4 de março de 2015 19:00
Aleluia Jesus.Responder

Anônimo12 de março de 2015 12:15
O cânon do Antigo e Novo Testamentos já haviam sido estabelecido bem antes da igreja católica existir "ver história da igreja". Os apócrifos foram livros rejeitados no cânon e depois acrescido pelo concílio da referida igreja.
Responder

Anônimo18 de abril de 2015 00:33
ESTOU ASSUSTADA COM TANTA GROSSERIA DE UM HOMEM QUE SE DIZ CRISTÃO INDEPENDENTE DE RELIGIÃO, NO SEU ATO DE TRATAR O OUTRO SEM RESPEITO , JESUS DISSE APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO , UMA PESSOA QUE SE NOMEIA COMO RESISTENCIA CATOLICA DEVERIA SABER SE EXPRESSAR COM MAIS EDUCAÇÃO. RESPEITO E AMOR A SEU PROXIMO . Responder

Anônimo5 de junho de 2015 15:09
Texto interessante, mas se eu não estiver enganado Baltazar tem origem babilônia e significa "Salve a vida do rei" ou "Salve a vida do senhor". Também pode ser entendido como " Salve a vida de Baal", a divindade Babilônia da época. Responder

Anônimo5 de junho de 2015 15:11
Texto interessante. Só que se eu não estiver enganado, Baltazar significa "Salve a vida de Baal" ou "Salve a vida do senhor".Responder

Alisson21 de julho de 2015 11:57
Só uma correção. A citação “Os reis de Társis e das ilhas lhe trarão presentes, os reis da Arábia e de Sabá oferecer-lhe-ão seus dons. 11. Todos os reis hão de adorá-lo, hão de servi-lo todas as nações”. Pertece ao Salmos 72: 10-11 e não ao Sl. 71, 10-11.
Interessante texto, minha curiosidade sobre os Magos vinha de longa data, mas foi instigada após ler um comentário do Dr Mário Veloso e um capitulo do Livro O desejado De Todas As Nações. Eu estou impressionado em como tantas pessoas esperavam esse acontecimento, mas Jerusalém praticamente dormia sobre o assunto (embora creia que muitos na cidade sabiam mas tinham medo por conta do rei que estava no poder) Responder

Miranda Lima31 de julho de 2015 11:04
GOSTO MUITO DE PESQUISAR SOBRE A VIDA DE CRISTO, ONDE MOROU, SEUS AMIGOS, COMO TRABALHAVA. ENFIM .ACHO ALUCINANTE ESSAS HISTÓRIAS. AS VEZES TENHO MUITO VONTADE DE DIVIDIR, OU MESMO SOMAR COM VOCÊS, MAS, APARECE TANTA GENTE GROSSA DANDO OPINIÕES, QUE SINCERAMENTE...PARECE QUE ENTRAM NOS COMENTÁRIOS SOMENTE PARA ESTRA VAZAR ALGUM TIPO DE FRUSTRAÇÃO EM CIMA DAS PESSOAS QUE NEM CONHECEM....GOSTEI MUITO DE ALGUNS ESCLARECIMENTOS.SEMPRE TIVE VONTADE DE SABER SOBRE OS MAGOS..NOSSA DESCENDÊNCIA , É DE ADÃO.. POIS , NOÉ É DESCENDENTE DE ADÃO..A PROPOSITO..SOU CRISTÃ. ESPERO QUE NÃO ME XINGUEM POR ISSO.INDEPENDENTE DA RELIGIÃO, SOMOS TODOS IRMÃOS, FILHOS DO MESMO PAI.. NOSSO PAI, JEOVÁ.
Responder

Anônimo11 de setembro de 2015 13:29
Bom. Mas o salmo referido está errado...seria samos 72 e não 71. Na PAZ de DEUS. Gilmar Alberto Daniel.Responder

Luis Dufaur14 de setembro de 2015 16:42
Na Bíblica católica, bom número de salmos têm dupla numeração, herdada da dupla numeração que tinha o Antigo Testamento no tempo de Nosso Senhor:
1) a da Bíblia em hebraico,
2) a da Bíblia em grego, feita pelos 70 sábios de Israel, ou Septuaginta.
Hebreus e protestantes não têm essa dupla numeração.
Para mais pormenores ver:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Salmos
- http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=paginas&action=read&id=6892Responder

Anônimo22 de novembro de 2015 15:31
Uma outra versão tem a ver com o Zoroastrianismo. Zoroastro profetizou que após mil anos viria um Salvador ou Messias; os "Reis Magos" não são reis, mas líderes religiosos do Zoroastrianismo, que, através das profecias, descobriram a proximidade do nascimento do Prometido e encontraram Jesus, tendo-Lhe prestado homenagem e reverência.Responder

Tese Selvagem15 de dezembro de 2015 09:16
Vejo nesse comentário e ilustração bem elaborada, uma visão diferenciada que abre uma nova perspectiva para o pensamento livre (uma semente germinando na minha cabeça).Responder

Acyr Júnior26 de dezembro de 2015 01:23
Mas em Salmos 71 10-11 não diz nada sobre eles, assim como vc citou no estudo.Responder
Respostas

Luis Dufaur26 de dezembro de 2015 09:41
É só clicar no link para ler. Os Salmos têm duas numerações aceitas dependendo da tradução.
A numeração da Bíblia Hebraica está uma unidade à frente da numeração seguida na Septuaginta e na Vulgata, que juntam: os Salmos 9 e 10 no Salmo 9 (da Septuaginta/Vulgata), e, os Salmos 114 e 115 no Salmo 113 (da Septuaginta/Vulgata); e dividem: o Salmo 116 nos Salmos 114 e 115 (da Septuaginta/Vulgata), e, o o Salmo 147 nos Salmos 146 e 148 (da Septuaginta/Vulgata).
Para mais informações veja https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Salmos, subtítulo "Variações entre as traduções".
Eu uso a Vulgata, na edição publicada pela Ave Maria. Basta clicar no link incluído no texto.
Na outra numeração deve bater no 72.
Responder

Anônimo31 de dezembro de 2015 16:14
Prezados Amigos, muitos anos atrás eu lia tudo que me caísse às mãos sobre o nascimento de Jesus, por isso lembro muito bem que um vidente, cujo nome não guardei, declarou que a ESTRELA DE BELÉM era o Espírito Santo. Na minha pobre iopinião, creio que só assim se pode explicar a trajetória da referida Estrela. Um abraço a todos, FredyResponder

Anônimo6 de janeiro de 2016 08:27
hello web tv brasil como vc não foi capaz de escrever ou falar sobre o assunto ,somente criticou né???acorda!!!!!Responder

Anônimo7 de janeiro de 2016 05:25
Já se perguntaram porque 3, já investigaram seu significado e simbologia? Analisemos Responder
Respostas

Viviane Rodrigues7 de janeiro de 2016 10:24
Concordo. 3 tá presente em toda a vida de Jesus. 3 reis magos, 12 dias que a estrela brilhou, 12 apostolos, 30 aos 33, tres pessoas na crucificacao, etc.
Responder
Carregar mais...
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.
Postagem mais recentePostagem mais antigaPágina inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
O milagre eucarístico de Siena
Siena: 223 hóstias consagradas há mais de 276 anos estão em perfeito estado Luis Dufaur Na Basílica de São Francisco, em Sie...
Outras formas de visualizar o blog:





Inscreva-se
RECEBA AS
ATUALIZAÇÕES
EM SEU E-MAIL
Digite seu email:
A ordem do universo postula a existência de Deus (em inglês)
Pesquisar este blog
Seguidores
SOBRE O SANTO SUDÁRIO
Mais sobre o SANTO SUDÁRIOSanto Sudário: as primeiras surpresas e constatações
Inscrição em aramaico no Santo Sudário seria anterior ao ano 70 d.C.
Probabilidade de o Santo Sudário ser falso: uma em 225 bilhões!
“Tudo coincide perfeitamente com os Evangelhos”
Santo Sudário: inexplicável imagem tridimensional― Inviabilizada a conjetura de falsificação
Engenheiro em nanotecnologia: o Santo Sudário é um testemunho mudo da Ressurreição
O enigma que desconcerta a ciência
Cientista incrédulo estudou 37 anos o Santo Sudário e hoje tem certeza: é autêntico!
O cientista descrente que se rendeu à evidência: não há nada como o Santo Sudário!
Professor faz Crucificado seguindo os dados do Santo Sudário
Cientistas desmontam artifício para “provar” que o Santo Sudário não é autêntico
No resgate do Santo Sudário, um milagre em meio às chamas
Fotos tridimensionais aumentam certeza de que o Santo Sudário envolveu a Nosso Senhor
O Santo Sudário em três dimensões
Para ciência de ponta é impossível reproduzir o Santo Sudário
Santo Sudário: as ciências diante do humanamente inexplicável
A Santa túnica de Argenteuil comparada por um cientista com o Santo Sudário
O Santo Sudário comparado com o Véu da Verônica
O Santo Sudário e o Véu da Verônica: falam os cientistas
As chagas impressas no Santo Sudário de Turim
Descobertas da botânica no Santo Sudário
Unguentos e polens no Santo Sudário falam de um enterro próprio a um rei
Flores no Santo Sudário só poderiam ter sido colhidas em Jerusalém na época da Crucifixão
Mais modernos testes concluem que o Santo Sudário é do tempo de Jesus Cristo
Cientistas querem teste sério de carbono 14
Mais modernos testes concluem que o Santo Sudário
é do tempo de Jesus Cristo
Sobre o contestado teste do carbono 14
A polêmica em torno do Carbono 14 (continuação)
Novos livros confirmam a impropriedade dos testes de Carbono 14
Ultimos comentários
Muito bom! - 17/01/2016 - Rogério Rodrigo de Oliveira
Muito bom! - 17/01/2016 - Rogério Rodrigo de Oliveira
claro que não é falso, porém, mudaria algo sim. Se... - 16/01/2016 - Anonymous
Estranho! Se a cidade foi destruída por um meteoro... - 15/01/2016 - Anonymous
Se for a fundo se converte! - 15/01/2016 - Zinho de Moraes
NAS CATEDRAIS MEDIEVAIS

(Plinio Corrêa de Oliveira, 13/10/79, sem revisão do autor)
TODAS AS 18 APARIÇÕES DE LOURDES
1ª aparição: Nossa Senhora aparece na Gruta2ª aparição: Santa Bernadette quer tirar a dúvida.
3ª aparição: Nossa Senhora fala pela primeira vez.
4ª aparição: Início da "quinzena".
5ª aparição: Nossa Senhora dá uma oração especial para Santa Bernadette.
6ª aparição: Nossa Senhora pede rezar pelos pecadores.
7ª aparição: Nossa Senhora dá três segredos.
8ª aparição: “Penitência, penitência, penitência!”
9ª aparição: Nossa Senhora manda se lavar na fonte e comer grama.
10ª aparição: Santa Bernadette manda os presentes imitarem seus atos de piedade.
11ª aparição: os presentes voltam a imitar os atos de piedade da santa.
12ª aparição: única assistida por um sacerdote.
13ª aparição: Nossa Senhora pede uma capela e a procissão.
14ª aparição: pároco zomba dos pedidos.
15ª aparição: última da "quinzena".
16ª aparição: "Eu sou a Imaculada Conceição".
17ª aparição: O “milagre do círio”.
18ª e última aparição.
Verde: a cor nova do comunismo
“Profecias” catastroficamente erradas não desanimam catastrofismo verde! –1
Alerta vermelho pela poluição na China. COP21 deu de ombros e socialismo comemorou o achatamento da população
Feliz Natal 2015 e bom Ano Novo 2016!
Show desvenda fundo oculto do ambientalismo
COP21: o insucesso histórico de Paris
Inscreva-se
RECEBA AS
ATUALIZAÇÕES
EM SEU E-MAIL
Digite seu email:
Santa Bernadette conta as aparições de Lourdes

Santa Bernadette conta as aparições de Lourdes
Links
Nobility and Analogous Traditional Elites
Pius XII: Allocution of January 19, 1944
Há 28 minutos
GPS do Agronegócio
A Petrossauro, Dilma, China e o seu dinheiro...
Há 8 horas
Flagelo russo
Teria Putin feito detonar o voo Metrojet 9268 matando 224 russos? Ex-agente da KGB diz que simHá 22 horas
Idade Média * Glória da Idade Média
Fidelidade ao senhor feudal, fidelidade a Deus
Há 22 horas
Orações e milagres medievais
Festa da Adoração da Cruz e da batalha de São Fernando contra os mouros na EspanhaHá 22 horas
Verde: a cor nova do comunismo
“Profecias” catastroficamente erradas não desanimam catastrofismo verde! –1Há 22 horas
Blog da Família
A fé católica não é ofendida só com a heresiaHá 3 dias
Valores inegociáveis
Natal 2015: entrou o Islã e o Presépio foi banido na Europa até por bispos e prefeitosHá 4 dias
Lourdes e suas aparições
Santa Bernadette em Nevers: “Eu só tenho medo dos maus católicos” (1870)Há 4 dias
Luz de Cristo x trevas da irracionalidade
Natal 2015: entrou o Islã e o Presépio foi banido na Europa até por bispos e prefeitosHá 4 dias
A Aparição de La Salette e suas Profecias
Incêndio devora tudo, salvo imagens de Nossa Senhora
Há 5 dias
Idade Média
À procura do Paraíso: as almas dos construtores da Idade Média
Há 5 dias
Pesadelo chinês
China não desistiu do controle totalitário dos nascimentosHá 5 dias
Luzes de Esperança
Boa faxineira de museu vê “obra de arte contemporânea” e “faz limpeza”Há 6 dias
As Cruzadas
O que é o islamismo e o Islã? Ensinado por São João Bosco
Há 6 dias
Contos e lendas da Era Medieval
A fada do castelo de Gratot
Há uma semana
O que está acontecendo na América Latina?
Feliz Natal e bom Ano Novo!Há 3 semanas
Heróis medievais
Feliz Natal e Ano Novo!Há 3 semanas
A cidade medieval
Votos de um Santo Natal e um feliz Ano Novo !Há 3 semanas
Jóias e símbolos medievais
Santo Natal 2015 e Feliz Ano Novo 2016!Há 3 semanas
Gloria de la Edad Media
Santa Navidad y feliz Año Nuevo 2016!Há 3 semanas
Catedrais Medievais
Feliz Natal e bom Ano Novo!Há 3 semanas
Castelos medievais
Feliz Natal 2015 e bom Ano Novo 2016!Há 3 semanas
Radar da mídia
Impeachment e implosão da Lava-JatoHá um mês
Sou conservador sim, e daí?
Ideologia de Gênero na prática: saia para homensHá 4 meses
Devotos de la Santísima Virgen de El Buen Suceso
Comentarios a las invocaciones de las letanías al Sagrado Corazón de JesúsHá 7 meses
Arquivo do blog
► 2016 (1)
► 2015 (29)
► 2014 (25)
▼ 2013 (33)
► Dezembro (4)
► Novembro (2)
► Outubro (3)
► Setembro (4)
► Agosto (2)
► Julho (2)
► Junho (2)
► Maio (2)
► Abril (3)
► Março (2)
► Fevereiro (2)
▼ Janeiro (5)
O mistério decifrado do labirinto das catedrais. V...
20 de janeiro 1842: aparição de Nossa Senhora do M...
O milagre eucarístico de Siena
“Ciência confirma a Igreja”: uma mensagem do webma...
Quem foram os Reis Magos?
► 2012 (31)
► 2011 (36)
► 2010 (23)
► 2009 (11)
► 2008 (9)
► 2007 (8)
Páginas
Início
VIDEOS
SANTO SUDÁRIO
CORPOS INCORRUPTOS
Mais vistos em 30 dias
Quem foram os Reis Magos?
'A viagem dos Magos' (1894), Jacques-Joseph Tissot (1836-1902), pintor francês. Luis Dufaur Um antigo documento conse...
O que diz a ciência sobre a Torre de Babel? Existiu? Sobrou algo? Onde? Por que ruiu?
Torre de Babel, representação artística O episódio da Torre de Babel e dispersão da humanidade é um dos assuntos mais presentes na mem...
O milagre eucarístico de Lanciano
segundo o cientista que comprovou sua autenticidade
Lanciano: carne de Cristo em custódia de prata Luis Dufaur O doutor Edoardo Linoli afirma que portou em suas mãos um verdade...
O corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous segundo os médicos que fizeram as exumações
Rosto de Santa Bernadette em Nevers Luis Dufaur A incorruptibilidade do corpo de Santa Bernadette Soubirous é um dos casos ma...
Brasil: duas imagens de Nossa Senhora
ficam intocadas por voraz incêndio
Materiais ao redor das imagens foram destruídos, diz sargento Durval Dutra do Corpo de Bombeiros (Foto Reprodução-TV Tapajós) Luis D...
Médica ateia confere 1.400 milagres e diz: “eles existem”
A professora Jacalyn Duffin dando aula de História da Medicina A hematologista canadense Jacalyn Duffin estava observando no microscópi...
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”
A emocionante descoberta dos ossos de São Pedro no Vaticano – 1
Cristo entrega as chaves a São Pedro e o institui fundamento único da Igreja “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja...
Prêmio Nobel de Medicina: não há explicação
para os milagres de Lourdes
Dr. Luc Montagnier, do Instituto Pasteur de Paris Prêmio Nobel de Medicina em 2008 Luis Dufaur Um dos pontos em que se pre...
Indícios arqueológicos e testes científicos
da luta de Davi contra Golias
Davi combate contra Golias, Breviário de Martim de Aragão, Bibliotèque Nationale de France. Luis Dufaur Arqueólogos de Jeru...
O inimaginável no olhar da Virgem de Guadalupe
desafios às ciências modernas
A imagem aqueropita (não pintada por mão humana) de Nossa Senhora de Guadalupe, no seu santuário, Cidade do México No dia 9 de dezembr...
Marcadores
2012 (2)
Abraão (2)
Adão (3)
Akita (6)
Amazônia (2)
anjos (9)
Antigo Testamento (9)
Anunciação (2)
Apocalipse (4)
apócrifo (1)
aqueropita (1)
Argenteuil (1)
Armênia (1)
arqueologia (26)
Arquimedes (1)
astrofísica (3)
astronomia (15)
ateísmo (4)
Babilônia (3)
Beata Ana Maria Taigi (1)
Beato Pio IX (1)
Belém (5)
Bíblia (16)
Big Bang (2)
bodas de Caná (1)
Brasil (3)
Cain (1)
Carbono 14 (4)
cárcere (2)
Carlos Magno (1)
Cartago (1)
castigo de Deus (1)
catedral (3)
Cenáculo (1)
Chartres (1)
cidades abandonadas (1)
ciência (5)
código genético (1)
Coliseu (1)
computação (1)
conversão (1)
Coromoto (1)
Corpos incorruptos (3)
Corpus Christi (1)
Criação (13)
Darwin (7)
Davi (5)
dilúvio (4)
Diplomática (1)
Divina Providência (1)
ecologismo (1)
Egito (3)
engenharia genêtica (4)
escada milagrosa (1)
espaço (1)
Espanha (2)
essenios (2)
estrela (3)
Eucaristia (3)
eugenismo (4)
Evangelho de Judas (2)
evangelização (1)
evolucionismo (6)
existência de Deus (1)
Fátima (10)
fé (1)
fim do mundo (2)
Frale (1)
França (4)
Galileia (1)
Galileo Galilei (1)
Gênesis (2)
Golias (2)
Gomorra (3)
governo (2)
Grécia (1)
Guadalupe (6)
Herodes (3)
Herodium (3)
história (1)
hologramas (1)
homossexualismo (2)
hospital (2)
Idade Média (4)
igreja (5)
Igreja Católica (2)
invenções (1)
Israel (5)
Japão (8)
Jeremias (1)
Jerusalém (10)
Jesus Cristo (25)
Joplin (1)
Juan Diego (2)
Juízes (1)
La Salette (3)
Labirinto (1)
laje (1)
Lanciano (1)
Loreto (3)
Lot (2)
Lourdes (5)
Lutero (1)
Manoppello (2)
Mar Morto (5)
Mar Negro (1)
Mar Vermelho (2)
Maria Madalena (1)
mártires (3)
Medalha Milagrosa (2)
medicina (3)
Megido (1)
Meroe (1)
milagre eucarístico (3)
milagres (11)
mistério (5)
Moisés (2)
Moreux (3)
NASA (2)
Natal (10)
Nazaré (2)
nazismo (4)
Nínive (1)
Noé (2)
Nossa Senhora (14)
Nossa Senhora das Graças (2)
Nosso Senhor (11)
Notre Dame de Paris (1)
Novo Testamento (5)
oração (1)
paganismo (2)
Paixão (8)
Papa (3)
papiro (1)
Paris (1)
Pilatos (1)
pirâmides (6)
pólen (1)
Poncio Pilatos (1)
Porta de Abraão (1)
profecias (1)
profeta Daniel (1)
pseudo-urna de Jesus (1)
Purgatório (3)
Quéfren (3)
Qumran (1)
Ratisbonne (2)
Reis Magos (5)
relíquias (10)
Ressurreição (4)
Roma (11)
Rue du Bac (1)
Sabana Santa (5)
Sábana Santa (6)
Salomão (2)
Sansão (1)
Santa Bernadette Soubirous (3)
Santa Catarina Labouré (1)
Santa Ceia (2)
Santa Fé (1)
Santa Helena (1)
Santa Maria Madalena (1)
Santíssimo Sacramento (2)
Santo Sudário (38)
Santo Tomás (2)
Santos Inocentes (2)
São Bernardo (1)
São Gabriel (1)
São João Batista (1)
São João Evangelista (1)
São José (1)
São Luiz de Paraitinga (1)
São Martinho (1)
São Paulo (7)
São Pedro (11)
Saul (1)
Semana Santa (2)
símbolos religiosos (1)
sino (1)
Sodoma (4)
Stephen Hawking (3)
STURP (3)
Sudário de Oviedo (1)
técnica (1)
templarios (2)
templários (1)
tornado (1)
Torre de Babel (4)
Turim (13)
Vaticano (9)
Venezuela (1)
Véu da Verônica (2)
Via Sacra (2)
vida (2)
Zodíaco (1)
Receba em seu email
RECEBA AS
ATUALIZAÇÕES
EM SEU E-MAIL
Digite seu email:
Mais lidos em todos os tempos
Cientista incrédulo estudou 37 anos o Santo Sudário
e hoje tem certeza: é autêntico!
Barrie Schwortz: o descrente especialista em fotografia que se rendeu à evidência: o Santo Sudário é autêntico! Luis Dufaur ...
O corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous segundo os médicos que fizeram as exumações
Rosto de Santa Bernadette em Nevers Luis Dufaur A incorruptibilidade do corpo de Santa Bernadette Soubirous é um dos casos ma...
O milagre eucarístico de Lanciano
segundo o cientista que comprovou sua autenticidade
Lanciano: carne de Cristo em custódia de prata Luis Dufaur O doutor Edoardo Linoli afirma que portou em suas mãos um verdade...
O que diz a ciência sobre a Torre de Babel? Existiu? Sobrou algo? Onde? Por que ruiu?
Torre de Babel, representação artística O episódio da Torre de Babel e dispersão da humanidade é um dos assuntos mais presentes na mem...
Quem foram os Reis Magos?
'A viagem dos Magos' (1894), Jacques-Joseph Tissot (1836-1902), pintor francês. Luis Dufaur Um antigo documento conse...
Sodoma e Gomorra foram destruídas por um asteroide?
Tabuleta de argila achada no século XIX, mas só agora foi decifrada. British Museum. Luis Dufaur Os cientistas britânicos Al...
Amazônia: estonteante dependência do Saara criada por Deus
Poeira fertilizante do Saara todo ano passa por cima do Atlântico e sustenta a vida na Amazônia e no Caribe Luis Dufaur A Ama...
“Pedro está aqui”
A emocionante descoberta dos ossos de São Pedro no Vaticano – 2
"Muro dos grafitti" continuação do post anterior Mas as surpresas apenas começavam: o exame da parede azul revelou que ela e...
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”
A emocionante descoberta dos ossos de São Pedro no Vaticano – 1
Cristo entrega as chaves a São Pedro e o institui fundamento único da Igreja “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja...
Corpos incorruptos: diferença entre milagrosos e naturais
Beata Ana Maria Taigi, urna na igreja de de São Crisógono, Roma Luis Dufaur Um dos fenômenos que mais chamam a atenção é a p...















.jpg)










Nenhum comentário:
Postar um comentário